Reunião na Câmara Municipal debate ampliação do Porto da Cargill
Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 12, na Câmara Municipal de Santarém, debateu a ampliação do Porto da Cargill. Durante a reunião houve a apresentação do projeto de ampliação do Terminal da Cargill, localizado na área da antiga Praia da Vera Paz, na orla de Santarém.
A previsão é de que as obras de ampliação Terminal Graneleiro da Cargill iniciem neste mês de maio. Para o projeto de expansão, que contará com investimento de R$ 240 milhões, serão usadas as áreas 4A e 4B, pertencentes à Companhia Docas do Pará (CDP) e concessionadas à Cargill desde a licitação pública ocorrida em 1999. As obras terão duração de cerca de 15 meses.
O Terminal da Cargill em Santarém tem capacidade para embarcar dois milhões de toneladas de grãos ao ano. Com a ampliação, haverá um aumento da capacidade de embarque anual para cinco milhões de toneladas. Essa ampliação trará a oportunidade de novos negócios para a região e a geração de novos empregos.
Em agosto de 2012, a Cargill recebeu da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (SEMA) a licença de operação de seu terminal portuário em Santarém, no Pará, e também licença de instalação para realizar a expansão do terminal.
O licenciamento formalizou o parecer técnico da SEMA sobre a viabilidade do empreendimento e permitiu à empresa a realização de novos investimentos no terminal.
Com o licenciamento, a Cargill vai aumentar a capacidade de armazenagem do terminal, que passará a ter potencial para receber 90 mil toneladas de grãos. Segundo a empresa, também serão realizadas melhorias logísticas para recebimento, estocagem e embarque de grãos.
“Os investimentos reiteram a atuação e o compromisso da Cargill em Santarém e contribuem para desenvolvimento do agronegócio brasileiro”, explica Giovani Menoci, gerente do projeto de Expansão da Cargill. Participaram da audiência na Câmara Municipal de Santarém, Adriano Miranda – Gerente Operacional; Giovani Menoci – Gerente do Projeto de Expansão, Katiane de Jesus – Assuntos Corporativos e Adelane Raposo – Meio Ambiente.
Fonte: RG 15/O Impacto