Olavo Pimentel é o novo titular da Polícia Federal em Santarém

Delegado Olavo Pimentel
Delegado Olavo Pimentel

Depois de assumir a chefia da Delegacia de Polícia Federal de Santarém, o delegado Olavo Augusto Athayde Pimentel informou que vai aumentar a base de atuação procurando cumprir seu papel em todas as áreas, onde recentemente está ampliando os trabalhos preventivos, por meio do Grupo de Prevenção às Drogas (GPRED). A finalidade é atuar na prevenção de crimes relacionados ao tráfico e uso de drogas.

Para isso a Delegacia conta com Agente de Polícia Federal especialmente treinado para proferir palestras, o que tem sido feito em diversas entidades educacionais de Santarém e também de outros municípios da região. Desde o início deste trabalho, já foram realizadas aproximadamente 140 palestras.

O Chefe da Delegacia, Olavo Augusto Athayde Pimentel, esclarece que, a entidade que desejar ser atendida por palestras deve encaminhar um ofício solicitando o serviço para determinada data, e após verificação de disponibilidades, o Agente responsável pelo setor entra em contato confirmando a palestra.

Segundo o Delegado Olavo Pimentel, o nível superior dos policiais facilita o trabalho desempenhado em todas as áreas de atribuição da Polícia Federal, não somente no caso das palestras.

A experiência tem demonstrado que o trabalho repressivo não é suficiente para combater o tráfico e o uso de drogas, sendo claro que o órgão policial, por mais que se esforce para efetuar apreensões de drogas e prisões de traficantes, muitas vezes não consegue diminuir a quantidade de droga comercializada e consumida. É grande a dificuldade de combater um crime que tem apoio de uma parcela da população que deseja usar drogas, e são estes que acabam por incentivar e financiar o tráfico de drogas.

MANIFESTAÇÕES: Em relação às recentes manifestações por parte de policiais federais que buscam melhorias na carreira, o Delegado Olavo Pimentel garante que apóia e reconhece a necessidade de uma maior valorização dos servidores policiais e administrativos. No caso dos policiais federais, o Delegado afirma que todos são profissionais de nível superior, altamente capacitados para o desempenho de suas funções, sendo justo que os Agentes, Escrivães e Papiloscopistas tenham maiores chances de crescimento na carreira, e que esse crescimento seja acompanhado por uma remuneração compatível com o nível de excelência dos serviços prestados. No caso dos servidores administrativos, da mesma forma são profissionais capacitados que precisam de uma reestruturação na carreira, de forma a possibilitar que ocupem posições de maior responsabilidade dentro das áreas administrativas do órgão.

CARREIRA: O Delegado Olavo Augusto Athayde Pimentel é o atual Chefe da Delegacia de Polícia Federal de Santarém/PA, tendo assumido a nova função em abril de 2014. Foi nesta mesma Delegacia que o Delegado Olavo Pimentel iniciou sua carreira na Polícia Federal em janeiro de 2003, como Agente de Polícia Federal, possuindo formação superior em Administração de Empresas.

Após se formar também em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), foi aprovado no concurso para Delegado, tendo tomado posse no novo cargo em julho de 2006, também na Delegacia de Santarém, onde permaneceu até julho de 2009, data em que partiu para o estado do Rio Grande no Norte em buscas de novas experiências profissionais.

ATIVIDADES: A respeito das atividades desempenhadas pela Delegacia de Santarém, o Delegado Olavo Pimentel esclarece que a Polícia Federal divide suas atividades em pelo menos quatro blocos: Polícia Judiciária; Polícia Administrativa; Polícia Preventiva; e Serviços Administrativos.

A Polícia Judiciária é aquela responsável pelas investigações policiais, através do inquérito policial, instrumento pelo qual se busca identificar o autor do crime juntamente com os indícios ou provas materiais de que ele de fato cometeu o crime. A Polícia Judiciária é conhecida também como polícia repressiva, uma vez que atua após a ocorrência criminosa, sendo a investigação formalizada por meio do inquérito policial, sob a responsabilidade dos Delegados de Polícia Federal, contando ainda com os serviços especializados dos Peritos, Agentes, Escrivães e Papiloscopistas, todos profissionais de nível superior.

POLÍCIA ADMINISTRATIVA: No caso da Polícia Administrativa, esta é composta por serviços de relevância à sociedade, mas não vinculados diretamente a ocorrências criminosas. Nesse sentido, a Polícia Federal desenvolve as seguintes administrativas: atividades expedição de passaportes; controle de entrada e saída de pessoas do país; controle de permanência de estrangeiros no país; controle de produtos químicos de uso restrito; controle de segurança das instituições financeiras e empresas de segurança privada; controle de expedição de registro e portes de armas. Além dos servidores policiais, esse setor conta com a participação de servidores administrativos.

POLÍCIA PREVENTIVA: Já Polícia Preventiva é responsável por ações policiais que impedem ou dificultam a ocorrência de crime. A atuação preventiva pode ser de natureza ostensiva, no caso de fiscalizações em postos de fronteiras, patrulhas marítimas e fluviais ou fiscalização em bases avançadas, por exemplo. Também são vistos com grande relevância a atuação preventiva educativa, que pode ocorrer por meio de informes, palestras e outros meios de alertar a sociedade sobre alguns crimes que podem ser evitados a depender do comportamento e atitude de cada cidadão.

Os Serviços Administrativos são desempenhados por servidores administrativos que têm a missão de proporcionar os meios necessários para o sucesso da atividade fim do órgão. Não seria possível desempenhar qualquer das atividades policiais sem a necessária e competente atuação dos servidores administrativos, que se dividem em carreiras de nível superior e de nível médio.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *