Alcoa entrega mais dois compromissos da Agenda Positiva

Empresa concede imóvel à Prefeitura de Juruti para instalação de Casa da Cultura e Biblioteca
Empresa concede imóvel à Prefeitura de Juruti para instalação de Casa da Cultura e Biblioteca

Como parte do compromisso voluntário estabelecido com o município de Juruti, no oeste do Pará, a Alcoa – presente na região com uma unidade de mineração de bauxita – entregou nesta segunda-feira (12) à Prefeitura Municipal, por meio de um convênio, o imóvel onde deverá ser instalada a Casa da Cultura de Juruti e uma Biblioteca. Os itens fazem parte da Agenda Positiva, que é um pacote de ações voluntárias da Companhia, acordadas com a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e a comunidade local.

“Através de parcerias como esta, o município de Juruti tem alcançado o desenvolvimento, não apenas na área de infraestrutura, mas também nos meios econômicos e culturais”, declara Marco Aurélio Dolzane do Couto, Prefeito de Juruti. “O termo de cessão do prédio para instalação da Casa da Cultura e da Biblioteca é mais um compromisso cumprido da Agenda Positiva e uma importante conquista para a população. Daqui para frente faremos as adaptações necessárias para que o prédio funcione perfeitamente ao que foi destinado”, acrescenta o prefeito.

Com investimento de R$ 69 milhões até o momento, a Agenda Positiva é composta por 54 ações, das quais 48 já foram concluídas, duas estão em andamento e quatro estão por iniciar. As obras visam a promover a melhoria da qualidade de vida da população local a partir do apoio e incentivo à execução de obras de infraestrutura rural e urbana, além de ações de fortalecimento da saúde, educação, cultura, meio ambiente, assistência social, segurança pública e justiça.

Prefeito Marco Aurélio recebe chaves de imóvel para instalação de mais dois itens da Agenda Positiva
Prefeito Marco Aurélio recebe chaves de imóvel para instalação de mais dois itens da Agenda Positiva

De acordo com a Prefeitura, inicialmente, o prédio funcionará como escola para os alunos de Educação Infantil da rede municipal. “Após a transferência da escola para outra instalação, o prédio será revitalizado e adequado para receber a Casa de Cultura e a Biblioteca”, explica Régia Pinheiro, Secretaria Municipal de Educação de Juruti. “Os dois itens são fundamentais para resgatar e preservar a história do município. Com isso, pessoas de todas as idades passarão a ter um ponto de referência, um lugar especial para ver a nossa história retratada”, completa a Secretária. Até março de 2015 a Prefeitura deverá instalar a Casa de Cultura e a Biblioteca no prédio cedido pela Alcoa.

A Agenda Positiva de Juruti tem sido conduzida com base no diálogo com o Poder Público para garantir a atualização das necessidades e prioridades da comunidade. “Nós acreditamos que por meio do diálogo e da atuação parceira com a Prefeitura e a Câmara Municipal é possível desenvolver iniciativas sustentáveis, que beneficiem as comunidades locais em longo prazo. Com a entrega de mais estes itens da Agenda Positiva, a Alcoa reafirma o compromisso com a população que vive nas localidades onde atuamos, preservando a história e valorizando a cultura e a educação para o futuro”, conclui Rogério Ribas, Gerente de Recursos Humanos da Alcoa Juruti.

 Fonte: RG 15/O Impacto e Juliana Gatto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *