Equipe do Ibama acusada de terrorismo em Cachoeira da Serra

 

Caminhões incandiados
Caminhões incendiados durante ação dos fiscais do Ibama

Na última terça-feira, dia 21/05/2014, uma equipe do IBAMA comandada por Roberto Cabral Borges, conhecido na região como “Rambo do IBAMA”, apreendeu 03 caminhões e 01 trator no distrito de Cachoeira da Serra, em Altamira – Pará.
Segundo relato dos proprietários e motoristas que estavam no local, todos assinaram as notificações para comparecerem na sede do IBAMA em Novo Progresso. E após as notificações, os motoristas foram obrigados, diante de ameaças de arma de fogo, a retirar todo o óleo lubrificante do carter dos caminhões e trator e deram partida até travar os motores.
Foram escoltados até saírem em uma vicinal e receberam a ordem para começarem a andar sem olhar para traz. Cerca de 02 km de distância avistaram fumaça e fogo nos caminhões.

População ficou revoltada com atitude dos funcionários do Ibama
População ficou revoltada com atitude dos funcionários do Ibama

Diante do abuso de autoridade por parte dos fiscais do IBAMA, a população se revoltou e em carreata se dirigiu até o distrito de Castelo de Sonhos, para pedir explicações para a equipe do IBAMA e para o comparecimento do responsável pela operação que incendiaram os caminhões.
Populares ficaram exaltados e a Polícia acuada por centenas de moradores. Houve princípio de desentendimento, mas após muitas negociações a população recebeu promessa que Roberto Cabral Borges, o “RAMBO”, voltará com toda equipe do IBAMA à Cachoeira da Serra para dar as devidas explicações sobre o ocorrido.

Polícia Militar foi acionada para conter fúria da população
Polícia Militar foi acionada para conter fúria da população

Caso o “RAMBO” não compareça e não for penalizado pelos seus atos de vandalismo, a população irá trancar a BR 163 até que apareçam os responsáveis pela operação.

Fonte: RG 15/O Impacto, com informações e fotos de dominik93fm

19 comentários em “Equipe do Ibama acusada de terrorismo em Cachoeira da Serra

  • 8 de julho de 2015 em 11:11
    Permalink

    Apoiamos o IBAMA e suas ações contra os crimes ambientais. É importante que as pessoas saibam que equipamentos utilizados para exploração ilegal em áreas de proteção e da união serão destruídos e que continuar investindo nisso é perder dinheiro.
    Desta forma fica a sugestão de mudarem de ramo de atividade mesmo porque destruir a floresta é crime e não deve ser considerado como meio de subsistência.
    Vocês madeireiros não tem a mínima noção das riquezas da biodiversidade e que a extração de madeira e depredação do meio ambiente nos empobrece a todos! Isso sim é terrorismo, aprendam outro coisa, façam diferente, ensinem seu filhos outro forma de sobreviverem, procurem se educar e educar seus filhos.

    Resposta
  • 7 de abril de 2015 em 15:38
    Permalink

    não adianta prender e depois soltar o veiculo ou outra coisa como motosserra e demais instrumentos utilizados na infração. sendo que depois voltaram a cometer novamente o crime ambiental. a única forma é destruir e com certeza vai mexer no bolço do infrator e não conseguirar tao cedo um novo veiculo.

    Resposta
  • 31 de maio de 2014 em 10:15
    Permalink

    deviamos se susto pois oque menos desmatou estao pagando conta sozinho.. e que mais desmatou nem c comentao vamos refloresta o mundo com esta mesma lei ambiental que estao empregando mato grosso , para , rondonia , amazonas , acre poque parece que so nasceu arvores neste estados

    Resposta
  • 31 de maio de 2014 em 10:09
    Permalink

    estavo precisando deste rambo ,la na favela do rio de janeiro para combater trficante, a mais la nao nenhum pai de familia trabalhando ,desasmado .la no rio janeiro este rambo e uma galinha …….

    Resposta
  • 30 de maio de 2014 em 00:55
    Permalink

    não concordo do ibama queimar os caminhões,mas tbm não concordo em vcs tirar madeira sem manejo florestal.vcs que tiram madeira sem manejo arrebenta com quem trabalha com madeira manejada igual nos.por vcs não terem o custo do manejo e impostos a madeira de vcs chega mais barata no mercado e a nossa fica sem conseguir vender por ter impostos e custos a mais.lamento o acontecido.

    Resposta
  • 28 de maio de 2014 em 18:15
    Permalink

    Isso é consequência da traição que o próprio governo fez em 1970, quando conclamou que o povo fosse investir nessa região da Amazônia,e oferecendo toda assistencia e infra estrutura, que infelizmente até hoje não aconteceu. Pelo contrário, mais parece expulsarem o povo da região, que já não tem pra onde ir, do que resolver a situação, e causam essa truculencia desumana, criando Flonas depois de mais de 40 anos, isso foi a maior injustiça e que deverá ser revertida. Pois isso só se resolverá após a saída desse desgoverno chamado PT.

    Resposta
  • 27 de maio de 2014 em 12:22
    Permalink

    TUDO Q ACONTECEU EM CACHOEIRA DA SERRA FOI ABUSO DE AUTORIDADE AS MADEIRAS Ñ ESTÃO EM RESERVA INDIGENA TUDO PODE SER CONFIRMADO NO LOCAL Q ACONTECEU ANTES CERCA DE 20 KM DA RESERVA E AQ NÃO EXISTE ACESSO PARA CAMINHÕES CHEGAR ATÉ A RESERVA.

    Resposta
  • 27 de maio de 2014 em 12:17
    Permalink

    ACONTECE Q O POVO DO PARA ESTA ESPERANDO DOCOMENTOS DE SUAS AREAS HA 40 ANOS TODOS GOSTARIÃO DE TRABALHAR LEGAL FORMAREM SUAS TERRS DENTRO DA LEI MAS NO GOVERNO EXISTE UM TAL DE INCRA Q É UM ORGÃO Q Ñ FUNÇIONA ENQUANTO O IBAMA TEM CAMIONETE ZERA E ELICOPROS O INCRA TEM L200 DAS PRIMEIRAS Q SAIU O Q O POVO QUER É DOCOMENTOS PARA SUAS AREAS MUITOS Q AQ CHEGARAM NA DECADA DE 70 JA MORRERAM ESPERANDO ESTE DOCOMENTO.

    Resposta
  • 26 de maio de 2014 em 21:26
    Permalink

    Boa noite, será que onde se extraia a madeira as terras já tem dcmetos, pois se é possivel fazer manejo , ninguém trabalha ilegal, acho bom ver onde está o princípio da ilegalidade depois julgar, e queimar maquinarios nao é responsabilidade de ninguém, para isto tem lei. Seus bandos de vagabundos,se põe no lugar de um pai de familia, idiotas vcs tem salario q vem dos nossos impostos,como gostaria q muitos de vcs morressem de fome, para os demais de seus companheiros da mesma atitude aprendessem a lição…sinto muito

    Resposta
  • 26 de maio de 2014 em 20:49
    Permalink

    Ae claudio, vai estudar legislação ambiental pra ti interar do assunto, e além do mas, desde 2006 que não se utiliza ATPF, foi extinta!!!!!!!1

    Resposta
  • 26 de maio de 2014 em 10:39
    Permalink

    Os caras entram em área da União para roubar madeira e ainda veem dar uma de vítimas? Tenham santa paciência. Queimem tudo Ibama e prendam esses bandidos.

    Resposta
  • 25 de maio de 2014 em 20:23
    Permalink

    só que nãoé assim que se resolve o problema seu Claudio IDIOTA

    Resposta
  • 25 de maio de 2014 em 19:56
    Permalink

    Tem que queimar essa porra mesmo.

    Resposta
    • 27 de maio de 2014 em 19:05
      Permalink

      vem aqui queimar então seu otário… vc só é macho atrás de um teclado pra fala merda do do assunto que nem entende seu lixo. nem vc e e nem esse bandidos ladrões do ibama, pq o ibama hoje é uma quadrilha organizada em extorquir os madeireiros. mas esse tal de ranbo nao é homem de da o peito aberto sem arma na mao, e vir da uma de doido aqui não. não vai demorar muito, vai começar morrer agente de ibama federal em estacionamentos, entrando ou saindo de casa, pois é assim que vai ser equilibrada as coisas. agora vc \”claudio\” seu merda, lixo. é bom calar a boca ai.

      Resposta
    • 31 de maio de 2014 em 10:11
      Permalink

      vc nao tem nada na vida deve ser um desocupado mesmo estao nao faz diferenca …seu pao nu cu

      Resposta
  • 25 de maio de 2014 em 19:55
    Permalink

    Rosilda Pereira, e quem será responsabilizado pelas arvores, e animais que são queimados e mortos pelos extratores de madeira? Que extraem madeira sem autorização e contrabandeiam. Que utilizam a mesma ATPF diversas vezes.

    Resposta
    • 27 de maio de 2014 em 14:52
      Permalink

      claudio tudo q eles querem é projeto de extrativismo legal mas o governo não libera
      é não existe mais ATPF procure se informar antes de comentar coisas q vc não sabe
      é por traz de tudo isso existem famílias q depende da madeira estamos falando de 60% da população do PARÁ q ficaria na miséria. quem seria responsável por isso? NÃO SOMOS BANDIDOS QUEREMOS PROJETO ….

      Resposta
  • 24 de maio de 2014 em 14:23
    Permalink

    amigo eles não fizeram a apreensão dos maquinários muito pelo contrario eles atearam fogo o resto da matéria esta correto obrigada pela divulgação

    Resposta
    • 27 de maio de 2014 em 00:10
      Permalink

      engraçado como é facil mandar alguém(um bando de covarde) tacar fogo no que não é da pessoa eu queria ver se fosse seu um camihão desses se vc estaria agindo dessa maneira…vc estar um hipocrita e desumano.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *