Luciano Huck e Ronaldo Fenômeno visitam projeto apoiado pela ong Saúde & Alegria

As duas personalidades vieram ao Município para gravar uma matéria sobre os índios da etnia Zoé
As duas personalidades vieram ao Município para gravar uma matéria sobre os índios da etnia Zoé

O apresentador da TV Globo, Luciano Huck e ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno, com destaque internacional e campeão mundial pela Seleção Brasileira, estiveram em Santarém, no Oeste do Pará. As duas personalidades vieram ao Município para gravar uma matéria sobre os índios da etnia Zoé, bem como a vida dos ribeirinhos de nossa região. Os dois aproveitaram para fazer uma visita ao projeto desenvolvido pela ONG Saúde & Alegria, denominado de “Copa Floresta Ativa” que está sendo realizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns.

Luciano Huck e Ronaldo Fenômeno almoçaram com os irmãos Eugênio e Caetano Scanavino, diretores da Ong, na terça-feira (27), ocasião em que colocaram os assuntos em dias.

COPA FLORESTA ATIVA: Através do Programa Floresta Ativa, o Projeto Saúde & Alegria (PSA) tem apoiado as comunidades da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns em diversas ações que ajudem na renda, na alimentação e na conservação do meio ambiente – viveiros para reposição florestal e sistemas agro-florestais; extração de óleos; ecoturismo de base comunitária; artesanatos e Centro Experimental de Permacultura.

Em parceria com o ICMBio e a Tapajoara (Federação das comunidades da Resex), o desafio é promover inclusão social a partir da produção sustentável – um passo seguinte e que vai além de programas como o Bolsa-Família.

São oportunidades de empreendimentos que se abrem, em articulação com projetos pedagógicos voltados para os direitos das crianças e adolescentes; e também pelo encontro de gerações, em que lideranças antigas preparam as novas na condução do futuro da Reserva Extrativista.

E aproveitando o ano esportivo, organizamos em 2014 a Copa Floresta Ativa, envolvendo as 74 localidades da Resex. São duas competições simultâneas e integradas: uma é o torneio de futebol (masculino e feminino), e a outra é o “Festival de Artes, Cultura, Educação e Comunidades”, com modalidades que incluem teatro, música, paródia, cartaz, mascote, foto, vídeo e reportagem, inspiradas no lema “Juventude e Comunidades juntas pela Floresta Ativa!”

Entre abril e maio, ocorre a “Fase de Grupos”. São 4 eventos sub-regionais, um em cada comunidade-sede, onde participam as localidades do entorno que compõem o Grupo. Sempre nos finais de semana, com seminários e oficinas nas sextas, avaliando as ações do Floresta Ativa, planejando os próximos passos, debatendo o território, a luta dos povos tradicionais e caminhos para fortalecer suas Organizações.

Os sábados são reservados para as competições, com cobertura feita pelos repórteres da Rede Mocoronga. No inicio da noite tem o Gran Circo do Saúde & Alegria, com as premiações dos classificados do Grupo. Uma grande festa, animada pelas bandas comunitárias, encerra a programação pela madrugada adentro.

Fase de Grupos:
– Sede Anumã: 4-5/Abril
– Sede Surucuá: 25-26/Abril
– Sede São Pedro: 9-10/Maio
– Sede Boim: 30-31/Maio

Os classificados nas modalidades esportivas e educativas durante estes 4 eventos sub-regionais, além de troféus e medalhas, ganham o passaporte para a grande final, prevista para agosto, durante o Encontro Geral de todas as comunidades de Resex.

Copas que misturam esporte com educação é uma tradição do PSA. Esta é a quinta Copa que organizamos, sempre com um tema central em cada edição. Desta vez, uma grande mobilização das comunidades pela floresta em pé!

Fonte: RG 15/O Impacto e Rede Mocoronga

Um comentário em “Luciano Huck e Ronaldo Fenômeno visitam projeto apoiado pela ong Saúde & Alegria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *