Conselho de Odontologia flagra boliviana atuando ilegalmente

Dr. Roberto Pires no momento em flagra Cynthia Cardena (detalhe) no consultório
Dr. Roberto Pires no momento em flagra Cynthia Cardena (detalhe) no consultório

Em inspeção realizada no último final de semana, filiados do Conselho Regional de Odontologia do Pará (CRO/PA) flagraram uma boliviana atendendo pacientes de forma ilegal em uma clínica dentária na Cidade de Monte Alegre, Oeste do Pará. A inspeção foi desencadeada após denúncias recebidas pelo CRO/PA de que havia uma boliviana atendendo em uma clínica em Monte Alegre.

Depois de ter sido acionada para averiguar os fatos, por volta de 10h, do dia 29 de maio último, uma equipe de profissionais de odontologia formada pelo presidente do CRO/PA, Roberto Pires; o secretário geral do CRO/PA, Armando Fuji e; o representante do CRO/PA, Ricardo Prata; com apoio da Polícia Militar de Monte Alegre, ao chegar a Clínica ‘’Sempre Sorrindo’’, constatou que a senhora Cynthia Cespedes Cardena, boliviana, tinha acabado de atender uma adolescente sem o seu referido responsável.

A clínica, segundo o representante do CRO/PA, Ricardo Prata, tinha como responsável técnica, a senhora Kamila Machado e funcionava no bairro Cidade Alta, em Monte Alegre.

“Conforme ocorrido o fato, a odontóloga ilegal foi encaminhada para a Delegacia de Monte Alegre, na qual não apresentou nenhuma documentação”, relata Dr. Ricardo Prata.

Em depoimento na Delegacia de Monte Alegre, Cynthia Cespedes afirmou que já estava atendendo na referida clínica realizando procedimentos odontológicos desde o mês passado e, que está passando pelo processo de revalida, que está em trâmite. Cyntiha disse, ainda, que atuava na Bolívia como dentista e nunca atendeu em outro lugar do Brasil, sendo esse um fato isolado.

O Conselho Regional de Odontologia do Pará averiguou outras irregularidades além da suposta dentista desta clínica. O Conselho citou como exemplo, a propaganda veiculada por panfletos e anúncios feitos pela rádio local, o que está totalmente fora das normas e da ética odontológica.

“Os profissionais da clínica que estavam sabendo da situação responderão eticamente perante o Conselho, porque isso se caracteriza como acobertamento do exercício ilegal da profissão. As vítimas (os pacientes) deverão procurar os seus direitos”, ressaltou Dr. Ricardo Prata.

ALERTA DO CRO: O representante do CRO/PA, Dr. Ricardo Prata, alerta a população da seguinte forma: “Peça para o dentista apresentar a carteira do CRO/PA. É o seu direito. Verifique na placa da clínica ou do consultório o número do CRO/PA, precavendo-se dessa forma de um atendimento por ilegais chamados ‘práticos’, que podem causar danos irreparáveis para sua saúde, como transmissão da hepatite, vírus do HIV, vírus do HPV que também se encontra na cavidade oral e causa câncer oral, entre outras doenças”, declarou.

Dr. Ricardo Prata ressalta que técnicos em prótese não podem realizar procedimentos na cavidade oral, ou seja, não podem tocar no paciente. “O Técnico em Saúde Bucal (TSB) só pode realizar alguns procedimentos como profilaxia (limpeza), somente na presença do Cirurgião-Dentista”, diz.

Quem se deparar com qualquer irregularidade deve denunciar ao CRO/PA através dos telefones: 091 3205-1600 / 091 9144-4543, ou pelo e-mail: cropa@cropa.org.com.br, além do site: www.cropa.org.br.

Por: Manoel Cardoso

Um comentário em “Conselho de Odontologia flagra boliviana atuando ilegalmente

  • 7 de junho de 2014 em 12:10
    Permalink

    é masi ninguém fiscaliza um protético conhecido como Eurico descendo a radio rural ele realiza procedimentos sem luvas e procedimentos que só dentista e cirurgião realiza.
    vão ver as condições de higiene ,horrível!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *