Ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa é preso no Rio

Ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto
Ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa foi novamente preso preventivamente na tarde desta quarta-feira. A decisão foi proferida pelo Juiz Federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, com base em novas provas trazidas pelo Ministério Público Federal (MPF) de que o ex-diretor da estatal tem milhões de dólares em contas no exterior, bem como pelas razões que já haviam determinado a anterior prisão dele. As novas informações foram obtidas mediante cooperação internacional entre o MPF e o Ministério Público da Suíça. No final da tarde, o advogado de Paulo Roberto Costa, Nélio Machado, afirmou que estava tomando conhecimento das alegações para a prisão do seu cliente.

A Justiça do Paraná confirmou hoje o bloqueio, feito pela Suíça, de US$ 23 milhões em contas que seriam movimentadas no exterior por Paulo Roberto Costa. Além disso, foram bloqueados mais US$ 5 milhões, em contas que estariam em nome de familiares de Costa e também do doleiro Alberto Yousseff. O GLOBO ainda não localizou o advogado de Costa, que já negou que o ex-diretor da estatal mantenha contas no exterior.

O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Federal no Rio de Janeiro. O preso foi levado para a superintendência do órgão na cidade e será encaminhado novamente à carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, hoje ou amanhã, onde poderá acompanhar as ações penais contra si em andamento nessa cidade.

A Justiça do Paraná começou a despachar hoje os processos que foram devolvidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com exceção dos autos referentes ao deputado petista André Vargas, que tem foro privilegiado.

Segundo a Justiça paranaense, o bloqueio das contas no exterior foi feito no início dessa semana, de acordo com documentos enviados pelo Ministério Público da Confederação da Suiça. Segundo as investigação, tais contas seriam alimentadas com recursos desviados durante as obras de construção da refinaria Abreu Lima.

Costa, que ficou preso na superintendência da Polícia Federal por conta da Operação Lava Jato, foi solto no último dia 19, beneficiado por uma decisão do ministro do STF, Teori Zavascki. Yousseff também foi beneficiado com a decisão do ministro, que voltou atrás e manteve em liberdade apenas o ex-diretor da Petrobras.

Fonte: O Globo

2 comentários em “Ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa é preso no Rio

  • 14 de junho de 2014 em 07:08
    Permalink

    Logo, logo, estará solto. A ilustre Presidente mandou soltar o Juiz Lalau, para encabeçar a fila de indultados do mensalão. Querem apostar?. Quem viver, verá.

    Resposta
  • 12 de junho de 2014 em 08:31
    Permalink

    a Petrobrás já foi uma empresa nacional séria , mas hoje é um antro de corruptos que se alojaram nela nos últimos tempos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *