Informe RC

COPA DO MEDO

Pesquisas com fins eleitorais, que medem índice de popularidade, mostram semanalmente da companheira Dilma “PT”, candidata à reeleição, estar descendo ladeira abaixo, colocando distante o sonho do projeto de poder, e não de governo, de seu partido, que conta nos seus planos de mando duradouro com a ajuda paga, com cargos e sinecuras endinheiradas, as legendas coadjuvantes e políticos aliados. Com o início da Copa do Mundo, onde a FIFA por mais de 1 mês vai ser a dona da casa, não se pode prever o que vai acontecer pelo país até o término do torneio internacional. Pelo ocorrido ano anterior nos mesmos meses, junho e julho, o temor é de que os fatos se repitam causando danos e tirando vidas, e o Brasil, que vive um momento delicado, pode se tornar ingovernável, o que não é bom para as instituições da República. Que a companheira presidente desça a ladeira à vontade, ainda vá lá, o que não pode é o desrespeito às leis e às decisões de tribunais superiores, como está acontecendo, onde a liberdade do povo, no seu direito de ir e vir e de trabalhar, é que está sendo julgada, como aconteceu em São Paulo quando os metroviários deixaram por 5 dias cinco milhões de nacionais sem transporte, numa greve política com apoio externo que, por unanimidade, o Tribunal Regional do Trabalho julgou abusivo. Que a companheira Dilma, para a tranquilidade da nação, realize a maior de todas as Copas sem greves fabricadas sem motivação e sem ativistas profissionais mascarados (black blocs), é o desejo dos brasileiros. Caso contrário, o Titanic afunda levando junto o PT.

ASSIM COMO ESTÁ, NÃO DÁ

Início do mês, diante do quadro estarrecedor do aumento da criminalidade mostrado em canais de TV para todo o país, secretários de Segurança Pública de 4 estados do Sudeste, juntos, estiveram em Brasília, pediram e fizeram por escrito dezenas de propostas aos presidentes da Câmara e Senado para a criação de leis endurecendo as punições aos criminosos envolvidos em roubo, latrocínios e a todo tipo de crime, assim como a homicídios praticados por agentes do Estado (juízes, promotores e policiais) e de menores de 14 anos e maiores de 60. Segundo os secretários, o que está acontecendo, e do jeito que está, torna-se difícil para a Polícia combater a bandidagem, que tem alta participação de menores protegidos por entidades representativas do governo, da sociedade e por um Estatuto da Criança e do Adolescente que protege os delinquentes mirins e não fala na situação familiar das vítimas, quando a legislação brasileira favorece a impunidade, tanto quanto as facilidades da progressão de pena, onde condenados, cumprindo 1/6 do castigo, ganham as ruas. Maioria volta, ficando tudo no mesmo. A situação dramática pintada pelos secretários de Segurança Pública às autoridades de Brasília é a mesma vivida noutros estados. Nesta guerra interna, polícia versus bandidos, onde muitas vidas preciosas têm sido cortadas, as Forças de Segurança estaduais e a Nacional do Ministério da Justiça do governo da companheira Dilma, estão perdendo de zero. Basta comprovar pelo que acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro, divulgados diariamente na mídia.

SEXO POR XAMPU

Pesquisa feita em maio por pesquisadores da Universidade Federal do Pará, encomendada e financiada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, chegou à conclusão de várias etnias indígenas que habitam as cercanias da construção da Hidroelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, município de Altamira, com 25 mil operários, não lutam somente por compensações ambientais, devidas ou não, pela empresa Norte Energia, encarregada da obra. Segundo relatório dos pesquisadores, os índios chefes, que sabem contar dinheiro, estão colocando as cuiantãs para “trabalhar”, fazendo sexo com os trabalhadores e tripulantes de embarcações a troco de xampu, quando não disponibilizam aldeias para a exploração sexual das índias ao preço de 30 mil reais/mês que seria a quantia estipulada pela encarregada da obra, como maneira de segurar os operários nos serviços e o pagamento seria através de troca. Onde fica a FUNAI nessa história? Será verdade?

AINDA BEM

Polos administrativos do Ministério Público do Pará, de Belém, Santarém, Marabá, Tucuruí, Abaetetuba, Castanhal e Capanema receberam na terceira seleção pública para estágios de nível superior no órgão, 1992 candidatos, sendo 1745 da capital a disputarem vagas em 14 cursos aos interessados a estagiarem no MP. As provas simultâneas, nessas cidades, foram feitas domingo (8), e o curso mais concorrido com 802 pretendentes foi o de Direito. Ainda bem que as normas legais para a entrada de estagiários no Ministério Público foram revestidas de legalidade. Parabéns. Nesta quarta, num consultório médico, advogado afirmava do colega José Olivar ainda estar inconformado do presidente do TCE nomear para manusear processos de prestações de contas, em Santarém, de uma ex-funcionária afastada de um órgão do estado respondendo ação na Justiça suspeita de maracutaias com o dinheiro público e com bens bloqueados. Assim o crime compensa. Né, doutor Olivar?

VIDA CARA

Há bastante tempo, brasileiros consumidores de energia tida como a mais elevada do mundo, vêm sendo enganados pelo governo, assim como a companheira presidente Dilma afirma da inflação estar sob controle, quando não está, pelo menos no Pará esse tipo de milagre ainda não foi localizado. Frequentadores de supermercados e mercados públicos verificam o contrário. As maiores vítimas nas mexidas nos bolsos são famílias cadastradas no Bolsa Família, que, com uma merreca de pouco mais de 100 reais/mês, segundo o governo, subiram na escalada social. De mentirinha saíram da pobreza que ainda existe aos montões. Semana passada, foi anunciado que os preços dos derivados de petróleo e as contas de luz devem aumentar. Para a energia, uma taxa aproximada de 11,5%. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico (DIEESE-Pa), que mede os preços nos estados, divulgou dos reajustes acumulados na cesta básica, nos primeiros 5 meses do ano, atingiu 7%, ou seja, o dobro da inflação oficial camarada e estimada pelo governo. Isso se prende somente à energia elétrica e alimentos, imagine nos itens que não são avaliados, em quanto chegaria?

A POLÍCIA PRENDE. A JUSTIÇA SOLTA

A tendência, pelo andar da carruagem, com a entrada do Ministério Público, é do imbróglio que redundou em prisão, demorar um pouco. Como endinheirados, patrocinados por advogados famosos, com uma alegação qualquer, ganham a liberdade pela prisão ser descabida, como sempre afirmam em seus petitórios, na segunda (2), foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal, Brasília, depois de demoradas investigações, o ex-senador, ex-vice- governador de Brasília, Paulo Otávio “PP”, rico empresário do ramo imobiliário acusado “escutas telefônicas”, autorizadas pela Justiça, de participar de um esquema criminoso de corrupção para a liberação de alvarás de construções irregulares, comandado pelo administrador (uma espécie de prefeito) de Taguatinga, a mais importante cidade satélite do DF. Paulo Otávio, casado com uma neta de Juscelino Kubistchek, também envolvido no mensalão do DEM, estava hospedado numa das dependências da Polícia Militar, e, na quinta (5), teve pedido de habeas-corpus elaborado por juristas influentes e negado por Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Mas na sexta, por decisão monocrática de um ministro do Superior Tribunal de Justiça, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Distrito Federal revogada até apreciação do mérito pelo Pleno do TJDF. A polícia prende o rico e a Justiça Solta. Se fosse um pobre ou uma mãe solteira, desconhecidos pelos vizinhos, já tinham sido sentenciados.

MAL AVALIADO

As queixas são generalizadas e chegam a todos os municípios do estado. Vamos ao nosso. Apesar de pessimamente avaliado no Oeste paraense, onde de quando em vez sua direção e alguns funcionários são surpreendidos pela Justiça e Polícia Federal praticando atos pouco republicanos, capitulados no Código Penal como crime, difícil o presidente do IBAMA fechar a gerência do órgão na região sediada em Santarém. Em abril, o Juiz Federal da 1ª Vara, em Santarém, expediu mandado de busca e apreensão cumprida por agentes da Polícia Federal buscando documentos que teriam desaparecido de verdade do interior do órgão, retirados de dezenas de processos de Auto de Infração Ambiental. Em maio, o senador Flecha Ribeiro “PSDB”, da tribuna do Senado Federal, denunciou de fiscais em comportamento aloprado terem incendiado 3 carretas vazias e um trator, documentado com fotos e vídeos, na região de Castelo dos Sonhos, suspeitos de retirar madeira de reserva indígena. O terrorismo dos eficientes fiscais está sendo apurado, garantiu o presidente do IBAMA. Daqui a 40 anos se sabe o resultado.

ELEIÇÕES LIMPAS. COMO?

Atualmente, fazer eleições limpas no Brasil sem corrupção com as leis e as dezenas de interpretações que existem, como deseja a OAB Nacional, o Conselho Nacional de Bispos do Brasil e outras entidades bem intencionadas, alheias ao jogo político profissional, não deve ser missão fácil com a tão propalada Lei da Ficha Limpa, que coloca fora da disputa eleitoral somente os candidatos que não tenham sido condenados em última instância, ou seja, pelo Supremo. Condenados por Tribunais de Contas, de Justiça e Ministérios Públicos, por mais culpados que sejam, recorrendo da condenação em 1ª instância, não podem ser enquadrados na lei. Continuam limpos. Sendo assim, candidatos como José Roberto Arruda, ex-governador cassado de Brasília, inventor do mensalão do DEM, filmado e mostrado ao país colocando dinheiro nos bolsos, o famoso Paulo Maluf, caçado em 180 países pela INTERPOL para ser preso, acusado de roubo, e outros colegas de crime com mandatos armazenados no Supremo, gozando de foro privilegiado, ainda vão ficar impunes.

DILEMA

De todos os candidatos às eleições majoritárias do 1º domingo de outubro, no Pará, por mais que a companheira Dilma “PT” venha naufragar na sonhada reeleição, a situação mais cômoda é a do ex-federal Paulo Rocha “PT” ao Senado Federal na coligação de partidos a ser formada pelo PMDB, que tem no candidato a governador Helder Barbalho uma vitória ainda duvidosa. Mas como em política tudo é possível, pode acontecer, principalmente se o postulante à reeleição, Simão Jatene, e as legendas aliadas concorrerem com dois nomes ao Senado, o do atual senador Mário Couto “PSDB” e do vice-governador Helenilson Ponte “PSD”. Se Mário Couto, desgastado politicamente, desistisse e fosse a deputado federal, Helenilson tinha chances. Caso não aconteça, vão morrer abraçados distantes da beira do rio. Quanto à vaga no Senado, os tucanos no Estado vivem um dilema: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

O VERÃO ESTÁ CHEGANDO

Caminhamos a passos largos para o início do verão, que começa a dar os primeiros sinais, as águas estão baixando. Nos municípios que dispõem de praias, os setores competentes, impulsionados pelo prefeito, começam a anunciar suas maravilhas na mídia ou com distribuição de folders em portarias de hotéis, de vendas de artesanatos, agências de turismos, com intuito de atrair turistas. Talvez o único a estar de braços cruzados é Santarém que, abençoado pela natureza, entre muitos atrativos, da beleza cantada em prosa e verso, de Alter do Chão e do Lago Verde, com uma vantagem, fica a menos de 40 km do centro da cidades e dispõe de uma rodovia pavimentada. Acorde, secretária de Turismo, enquanto é tempo, faça o prefeito abrir a mão. Quem não se comunica, se trumbica, dizia o famoso humorista Chacrinha.

PROBLEMA SÉRIO

Para entendidos no assunto, o responsável pelo alto índice de acidentes com carros na cidade, parte com vítimas, não se prende só ao trânsito desordenado e nem à falta de sinalização em locais movimentados, e sim à existência de milhares de motos com condutores exercendo indevidamente as atividades de mototaxista, o que ocorre em todos os recantos do país, sem noticia de em algum lugar ter sido extirpado. Na última semana de maio, o Juiz da 8ª Vara Cível colocou para andar uma ação datada de 2009, em que o Sindicato dos Condutores do Município pede à Justiça o afastamento dos clandestinos. A magistrada colheu o pleito dos permissionários do serviço público, pouco mais de 800, determinando à Prefeitura o afastamento das ruas dos que atuam na ilegalidade, sobre pena de pagar multas de 1000 reais diários. De 2009 pra cá, 5 anos, a realidade é outra. A cidade e a população cresceram, assim como o número de motos, permitindo a duplicação dos permissionários. O problema é sério e de difícil solução.

COMO VAI O PAÍS DA COPA?

1ª- O PIB brasileiro cresceu 0,2% no primeiro trimestre do ano. É a 119ª colocação entre 152 países em desenvolvimento. O ministro da Fazenda justifica o fracasso da economia o combate à inflação. Tá. 2ª- Atualmente, 45 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos espalhados pelo país. Nem todos são órfãos, mas acabam retiradas das famílias por ordem da Justiça, e a maioria, quando sai, já é adulta. 3ª- Juíza, em Goiás, manda soltar menores infratores por falta de vagas para internação, no meio deles um acusado de cometer 8 estupros. A magistrada acusa o governo do estado de não cumprir acordo para ampliar as vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *