Denúncia – Sede da Assibama se transforma em reduto de assaltantes

Sede da Assibama vira reduto de bandidos
Sede da Assibama vira reduto de bandidos

Cansados de cobrar atenção das autoridades com relação ao grande número de assaltos que ocorrem com freqüência no bairro do Laguinho, localizado às margens do rio Tapajós, em Santarém, os moradores denunciam o descaso com a segurança pública. Os comunitários cobram providências imediatas por parte dos órgãos de segurança de Santarém.
Eles afirmam que os problemas aumentaram depois que o rio Tapajós começou a subir, onde as atividades esportivas realizadas pela Associação de Moradores do Bairro do Laguinho (Ambal) foram suspensas na área da antiga Assibama.
Após a suspensão das atividades, aumentaram os assaltos na área, facilitando aos bandidos a ação até mesmo durante o dia. Inúmeros moradores denunciaram que foram vítimas de assalto na área da Assibama.
O presidente da Ambal, Jurandir Azevedo, solicita uma ação conjunta dos órgãos de segurança para inibir os assaltos que ocorrem diariamente na área. “Nos últimos dias estão acontecendo muitos assaltos no bairro, principalmente naquela área do campo do Assibama. Isso porque o campo está inundado e não podemos fazer nenhuma atividade esportiva agora. Daí os bandidos aproveitam esse momento para atacar as pessoas que vão à feira do Mercadão 2000 fazer suas compras. Então, estamos pedindo a presença da Polícia Militar naquela área para evitar esses assaltos”, reivindica o líder comunitário.
AÇÃO: A Polícia está preocupada com os freqüentes assaltos e arrombamentos ocorridos em Santarém, nas últimas semanas. A população cobra providências. Na madrugada de segunda-feira, vários objetos foram furtados da Escola Rio Tapajós, durante a ação de bandidos.
A freqüência com que vem acontecendo esse tipo de crime na cidade tem preocupado a Polícia. Nos primeiros meses desse ano, o número de roubos tem sido grande. Em alguns assaltos, as vítimas são ameaçadas de morte. De acordo com a Polícia, muitos assaltantes observam primeiro as vítimas.
EXPANSÃO URBANA E PERIFERIZAÇÃO: Santarém é uma cidade média que tem servido como importante apoio para a intensificação da ocupação do Oeste do Pará. Localizada estrategicamente, na confluência dos rios Tapajós com o Amazonas, entre Belém e Manaus, acabou desenvolvendo funções que se solidificaram historicamente, como a de entreposto comercial. Outros fatores contribuíram para que se tornasse importante centro urbano, como as rodovias, o porto, os garimpos do Tapajós, e mais recentemente, a soja, atraindo grandes fluxos migratórios. Sua área de influência atinge mais de 20 municípios do Pará e Amazonas, possuindo extensa área urbana, caracterizada pela periferização, que tem se intensificado nas últimas duas décadas.
A organização de seu espaço apresenta precário planejamento urbano, pois dos seus 50 bairros, somente 22 são oficializados. Pretende-se analisar as características do processo de urbanização dos últimos trinta anos em Santarém, para se compreender de que maneira a “ilegalidade” dos bairros periféricos tem sido acompanhada pelo planejamento urbano nesta cidade e contribuído para o aumento da violência.
DICAS PARA EVITAR ASSALTOS: Acostume-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos; Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa, nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída. Os roubos a residências têm grande incidência nos horários das 07 às 09 horas ou das 18 às 20 horas; Não admita o ingresso de estranhos em sua casa; Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente. Se residirem fora do emprego, faça uma verificação de endereço antes de empregá-los. Em caso de dúvida, consulte a Polícia; Mantenha sempre à mão os telefones de emergência da Polícia. Se, nada obstante, você vier a se defrontar com delinqüentes, antes de tudo procure manter-se calmo. Não tente dialogar ou discutir com eles. Não os encare diretamente, mas procure memorizar suas características pessoais, maneirismos, trajes, etc. Sobretudo, não reaja, sua vida não tem preço.
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *