Hospital Regional faz campanha de educação no trânsito

Campanha de educação no trânsito pelo HRBA
Campanha de educação no trânsito pelo HRBA

Por meio de uma “blitz educativa” profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) realizaram na semana passada, o projeto “HRBA: Saúde e Educação no Trânsito”. O projeto teve por objetivo sensibilizar os colaboradores e usuários do HRBA, além da população em geral, sobre o alto índice de acidentes de trânsito e a necessidade do respeito à sinalização e a redução da velocidade nas proximidades de Unidades de Saúde e Educandários, como prevê a legislação do trânsito.
A programação iniciou às 17h30min na área externa do HRBA, na Avenida Sérgio Henn, uma das principais vias de acesso de Santarém, que embora seja bem sinalizada e tenha boas condições de trafegabilidade, ainda é a campeã em estatísticas de acidentes com vitimas no trânsito. “O que nós estamos acompanhando nos últimos anos é que apesar de existirem sinais de transito e faixas de pedestres, a Avenida Sergio Henn é a via onde ocorre muitos acidentes devido à falta de atenção dos condutores e o desrespeito à sinalização e o nosso propósito nesta primeira campanha de Saúde e Educação no Trânsito se refere ao alto índice de acidentes na cidade”, declarou Hudson Rodrigo, Técnico em Segurança do Trabalho do HRBA.

Profissionais do HRBA na campanha de educação no trânsito
Profissionais do HRBA na campanha de educação no trânsito

De acordo com a Pedagoga da Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA, (DEP), Claudiléia Pereira Galvão, a sensibilização ainda é a melhor saída, e a medida deve ser adotada por todos. “É preciso sensibilizar as pessoas sobre a importância da redução da velocidade próximo a hospitais e escolas para minimizar os altos índices de acidentes que temos em Santarém, o HRBA tem essa preocupação. Essa é uma parceria do Hospital Regional com a SMT para sensibilizar e preservar a vida de quem está no trânsito”, falou a pedagoga.
Para a acadêmica de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) que também participou da ação, a integração Hospital e Comunidade trazem bons resultados. “É de extrema importância o Hospital Regional levar essa integração para a comunidade, e eles estão mostrando que a saúde vai além do aspecto curativo e está diretamente ligada a prevenção e a promoção da saúde. A prevenção é o melhor caminho”, disse Vanessa Vinente, Acadêmica do Curso de Enfermagem da UEPA.
Segundo pesquisas, uma das maiores causas de morte no Brasil está diretamente ligada a imprudência e a imperícia no trânsito. Em Santarém, apesar de não ser tão difundido, os custos da Saúde com procedimentos de baixa complexidade nos últimos anos cresceu consideravelmente, e consequentemente as filas de espera por atendimento cirúrgico também. “Os acidentes de trânsito se tornaram um caso de saúde pública e uma das principais causas de mortes em jovens no Brasil. Em nossa região não é diferente. Nossos hospitais estão lotados de pacientes vítimas de trânsito. Isso encarece e sobrecarrega todo o sistema de saúde. Não basta apenas construir hospitais. Temos que investir na fiscalização e na conscientização sobre a necessidade do comportamento adequado no trânsito. Por isso, estamos investimento intensamente nessa campanha”, concluiu Hebert Moreschi, Diretor Geral do HRBA.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

Um comentário em “Hospital Regional faz campanha de educação no trânsito

  • 3 de julho de 2014 em 00:05
    Permalink

    Realmente e necessário uma campanha e mais do que isso, faz-se necessário fiscalização no trânsito em Santarém. Vejo diariamente veículos estacionados na contra-mão e em locais proibidos, ultrapassagens perigosas, desrespeito as sinalizações, falta de educação dos motoristas, tudo feito em frente dos agentes de trânsito, que nada fazem.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *