MILTON CORRÊA

INTERNET: PODEMOS OU NÃO VIVER SEM ELA?

A rede mundial de computadores interligados – internet – é uma maneira muito eficiente de se ter acesso a um grande número de informações de forma simultânea, dando oportunidade de se interagir com outras pessoas e se debater sobre assuntos relevantes.

Diante da modernidade do mundo em que vivemos, é praticamente impossível não usufruir da tecnologia e não gostar dela, pois é ela que nos trás informação com rapidez sobre o que acontece no mundo todo, entretenimento, comodidade e muitas outras melhorias.

É muito provável, que sem a internet a vida se tornaria difícil e não poderíamos desfrutar da facilidade que temos hoje. Mas tais benefícios podem sim ser excluídos da vida humana, sem que nossa existência seja ameaçada. Especialistas no assunto recomendam que, mesmo com essas vantagens, ela não pode e não deve substituir o diálogo pessoal, face a face.

A internet é uma ferramenta maravilhosa, porém nem sempre é usada corretamente e acaba trazendo consequências desagradáveis quando utilizada por pessoas inescrupulosas ou mal intencionadas que provocam grandes estragos em empresas e na vida de seres humanos.

O que realmente importa, é termos clareza para qual função utilizamos a internet? Se for usada para originar conflitos, ela pode ser devastadora e nos trazer prejuízos incomparáveis. Mas se for para fomentar a paz e melhoria em nossos ambientes, torna-se uma ferramenta eficaz.

Por isso, é preciso que se tenha responsabilidade para manipular uma ferramenta tão importante nos dias de hoje.

Nossa dependência da internet deve ser quando usamos para o trabalho, comunicação com pessoas distante e para estarmos sempre ligados nas noticias. Assim, é quase impossível viver sem internet.

Mas se não for esses motivos, que seja apenas uma distração o seu uso. E que cada dia mais, possamos estar aprendendo a usar de forma adequada deste meio de comunicação tão rápido e informativo.

Portanto, antes de dizermos que não conseguimos viver sem tal tecnologia, precisamos rever a tamanha importância que damos a ela, já que não se faz necessário, coloca-la à frente de todas as coisas.

MAS AFINAL O QUE É INTERNET

De acordo com o site www.significados.com.br Internet é um conjunto de redes mundial, e o nome tem origem inglesa, Inter vem de internacional e net significa rede, ou seja, rede de computadores mundial. A internet, que pode ser escrita com a primeira letra em maiúscula, ou minúscula, é uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo.

A internet surgiu mesmo em 1993, onde deixou de ser utilizada apenas por governos e de natureza acadêmica, e passou a estar presente nos diversos segmentos de empresas, residências, e etc. As conexões para acessar a internet também evoluíram muito com o passar dos anos, tornando-a cada vez mais rápidas e práticas.

A internet é composta por milhões de redes particulares, formada por residências, empresas, universidades, órgãos do governo, e etc., e tornou-se um fenômeno, pois é através dela que as pessoas têm a possibilidade de coletar informações sobre qualquer assunto do seu interesse, em qualquer lugar no mundo.

A internet permite o acesso a informações de todos os tipos e de muitas transferências de dados, além de uma grande variedade de recursos e serviços, como e-mails, serviços de comunicação instantânea, compartilhamento de arquivos como músicas e fotos, redes sociais, e uma infinidade de outros temas.

O QUE É WEB?

É do mesmo site o significado de Web é uma palavra inglesa que significa teia ou rede. O significado de web ganhou outro sentido com o aparecimento da internet. A web passou a designar a rede que conecta computadores por todo mundo, a World Wide Web (WWW). Web pode ser uma teia de aranha ou um tecido e também se utiliza para designar uma trama ou intriga.

A web significa um sistema de informações ligadas através de hipermídia (hiperligações em forma de texto, vídeo, som e outras animações digitais) que permitem ao usuário acessar uma infinidade de conteúdos através da internet. Para tal é necessário ligação à internet e um navegador (browser) onde são visualizados os conteúdos disponíveis. São exemplos de navegadores: Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Opera, etc.

O QUE É HTTP?

O site já citado vai mais longe e explica o que é HTTP é sigla de HyperText Transfer Protocol que em português significa “Protocolo de Transferência de Hipertexto”. É um protocolo de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na World Wide Web (Internet).

O HTTP é o protocolo utilizado para transferência de páginas HTML do computador para a Internet. Por isso, os endereços dos websites (URL) utilizam no início a expressão “http://”, definindo o protocolo usado. Esta informação é necessária para estabelecer a comunicação entre a URL e o servidor Web que armazena os dados, enviando então a página HTML solicitada pelo usuário.

Para que a transferência de dados na Internet seja realizada, o protocolo HTTP necessita estar agregados a outros dois protocolos de rede: TCP (Transmission Control Protocol) e IP (Internet Protocol). Esses dois últimos protocolos formam o modelo TCP/IP, necessário para a conexão entre computadores clientes-servidores.

O QUE É WWW?

O site www.significados.com.br,conclui o assunto esclarecendo o que significa WWW é a sigla para World Wide Web, que significa rede de alcance mundial, em português. O www é um sistema em hipermídia, que é a reunião de várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação e executadas na Internet, onde é possível acessar qualquer site para consulta na Internet. A tradução literal de world wide web é “teia em todo o mundo” ou “teia do tamanho do mundo”, e indica a potencialidade da internet, capaz de conectar o mundo, como se fosse uma teia.

A Web funciona através de três parâmetros: a URL, que especifica o endereço único que cada página vai receber, e é como ela vai ser encontrada quando os usuários digitarem; HTTP, que é um protocolo de comunicação que permite a transferência de informação entre redes; e HTML, que é um método de codificar a informação da internet, para ser exibida de diversas maneiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *