Corpo de Bombeiros encerra Operação Verão 2014

Operação Verão 2014
Operação Verão 2014

A “Operação Verão 2014”, nos municípios de Santarém e Belterra, região Oeste do Estado, encerrou no domingo, 03, sob comando do tenente coronel Luís Cláudio Rêgo dos Santos, comandante do 4º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM). No último final de semana, um grande público de banhistas esteve presente nas principais praias do município, o que exigiu a atenção redobrada dos guarda-vidas, a fim de evitar afogamentos e acidentes com embarcações, para que a Operação se encerrasse dentro da normalidade.

A principal problemática encontrada nas praias, segundo o comandante Luis Cláudio, foi à má utilização de coletes salva-vidas por parte do público que utilizava embarcações, caiaques e motos aquáticas, pois, a todo o momento havia intervenção dos guarda-vidas, ressaltando a importância do uso do equipamento de segurança individual para a manutenção da vida dos condutores, caso ocorresse algum acidente durante as manobras destes meios de transportes aquático.

Ele explica que um fator que também auxiliou bastante a segurança dos banhistas foi à delimitação da área de banho destinada a eles, através de bóias de sinalização, fazendo com que as embarcações respeitassem esse limite, fato este inclusive elogiado pelos próprios motos nautas e pilotos de embarcações.

Para o Comandante do 4º GBM, Luís Cláudio, o sucesso da Operação se concretizou devido às ações preventivas tomadas a todo tempo pelos militares que montaram o serviço de guarda-vidas. “Para alguns banhistas foi difícil inserir no contexto do seu momento de lazer na praia, que este lazer deveria ser feito dentro das normas de segurança. Problemas como excesso na ingestão de bebida alcóolica prejudicou bastante a compreensão por parte de alguns banhistas, no momento em que nós abordávamos e orientávamos a tomarem algumas medidas tais como: não ficarem pulando de árvores, não nadarem para distante da praia, crianças nadando distante de seus pais, a utilização incorreta do colete salva-vidas, dentre outros. Mais, os banhistas problemáticos, acabavam aceitando nossas orientações e realmente absorveram a mensagem de que a prevenção é a melhor solução, para que o seu lazer fosse feito de forma segura”, afirmou o tenente coronel Cláudio.

Além das praias de Alter-do-Chão e Maracanã em Santarém, e Pindobal, Aramanaí e Cajutuba em Belterra, o serviço de Guarda-Vidas também foi estendido à Praia de Ponta Pedras com efetivo de reforço, haja vista que o balneário é bastante procurado no período de julho.

Fonte: RG 15/O Impacto  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *