Informe RC

INDAGAÇÃO INOCENTE

Não é segredo a nacionais esclarecidos, de órgãos do governo federal serem patrulhados politicamente. Ministros usam os cargos e agem com naturalidade a favor de políticos da base aliada do governo no Congresso Nacional com ações na Justiça e condenados pela opinião pública como corruptos, como é o caso do dep. federal Paulo Maluf “PP-SP”, que responde processo como réu na Justiça dos Estados Unidos, acusado de evasão de divisas e tratado como foragido, com nome na lista de procurados pela Interpol, para ser preso. Mês passado, o ministro da Justiça, filiado ao PT paulista, propiciou caso inexistente nos anais de seu ministério. Enviou comunicado ao governo americano perguntando a possibilidade do parlamentar ser ouvido no Brasil, por um Juiz brasileiro, onde tem residência fixa e tido como “homem de bem”. A Justiça americana negou o pedido. Se a indagação “inocente” fosse feita por advogados do acusado, ainda vá lá que pudesse juridicamente ser correta, mas partir de um ministro da Justiça, que tem a obrigação de ser isento, é o fim da picada.

DIREITOS FUNDAMENTAIS

Vida, Saúde, Segurança, Educação, Dignidade, entre outros, são direitos fundamentais assegurados pelo artigo 5º da Constituição Federal. Para que amanhã o município não venha a ser acionado na Justiça, acusado de Desídia, com pedidos de indenizações por familiares das vitimas em acidentes de trânsito no trecho da av. Cuiabá “BR/163”, do Viaduto à Serra do Piquiatuba, cortando mais de 10 bairros periféricos de responsabilidade do Ministério dos Transportes, mas situado na área urbana da cidade, o prefeito Alexandre Von, devia esquecer as promessas do DNIT, que não saem do papel, como alargamento, pavimentação, calçada para pedestres, ciclovia e iluminação da rodovia, que começariam do inicio do Cais do Porto até às proximidades da Colônia Cipoal (20km), ainda no imaginário, e atender com recursos da prefeitura, ou mesmo do estado, os reclames de seus munícipes revoltados, residentes no trecho acima (7km) que se encontra esburacado, lombadas extensas formadas no desgastar do asfalto, poças d’água e escuridão. Pela parte da noite, assaltantes e gangues que matam e roubam, a partir das 9 tomam conta do pedaço, impedindo o direito de ir e vir dos moradores com medo de serem vítimas dos bandidos.

TEMPLO DE SALOMÃO

Considerado uma das grandes fortunas do Brasil, o bispo Edir Macedo, criador do partido político PRB e proprietário do grupo Record (rádios e TVs), da Igreja Universal do Reino de Deus, e outras dezenas de empresas rentáveis ligadas à fé, o religioso, hoje, pode ser apontado como uma das pessoas mais influentes do país. Na quarta (30/07), com a presença da companheira Dilma, do governador e do prefeito de São Paulo, o bispo inaugurou a um preço de 685 milhões de reais, com muita pompa, luxo e ostentação, uma das mais ricas igrejas do planeta, o Templo de Salomão, com 35 mil metros quadrados de construção, duas vezes maior que o Complexo da Basílica de Aparecida (18 mil), e área de estacionamento de 100 mil metros quadrados (10 campos de futebol). Segundo o bispo, uma réplica fiel do existente em Jerusalém, construído no sec. XI. As cadeiras vieram da Espanha, pedrarias e pés de oliveira, de Israel. Três dias antes, numa das periferias da cidade do Rio de Janeiro, o polêmico pastor, Silas Malafaia, manda-chuva da Assembleia de Deus Vitória Em Cristo, inaugurou a sua, a mais importante de seu ministério, com investimentos de 30 milhões de reais, 23 vezes menor que a da Universal. Diferença entre o bispo e o pastor: o 1º, que indicou o ministro da Pesca, é paparicado pela presidente, que quer o voto dos evangélicos de seu reino. O 2º, que não reza na cartilha do bispo, está sendo investigado pela Receita Federal. O que a corrida pelo voto não faz?

TRANSPORTE PÚBLICO

O grande mestre do direito e profundo conhecedor de reações humanas, o Procurador Jurídico do Município, parece não estar levando a sério a advertência da Justiça que, através do Juiz da 8ª Vara Cível da Comarca local, determinou à prefeitura iniciar em 60 dias e terminar no último de dezembro, procedimento licitatório para concessões do serviço público de transporte coletivo urbano (ônibus). O procurador, no primeiro contato com este jornal, após o aperto do Juiz, baseado em lei, confessou ter outros planos para a cidade, como conservar as mesmas frotas que exploram o serviço e, com o tempo, se adaptar às exigências da lei, assim como temer da licitação redundar em fracasso, espantando empresários, devido ao estado das ruas, maioria esburacada e sem asfalto. Neste início de mês, o procurador declarou estar estudando e analisando o processo procurando uma fórmula para ver como vai proceder diante da exigência do Juiz. Que o Procurador Jurídico do Município não entenda de licitação, tudo bem, mas procurar fórmula para atender uma determinação da Justiça, não tem sentido. Passa a ser enrolação inútil.

DEUSA DA SABEDORIA

Diante das pessoas, só sorrisos e delicadezas, dando a entender ser a Deusa da Sabedoria, quando não é. No interior do imóvel, onde desempenha sua “árdua” missão, bem remunerada, as coisas mudam. Como quem vê cara não vê coração, vamos lá: o prefeito Alexandre Von devia procurar saber qual funcionária do alto escalão de sua administração que trata colegas de trabalho com falta de urbanidade, e de sua boca, tida como porca pelos ofendidos e testemunhas, saírem palavreados chulos, além de apresentar pouco serviço, 10 vezes abaixo do salário percebido. De quando em vez, em Santarém, estão administrando cursos de boas maneiras para educar pessoas às regras do bem viver e se comportarem com respeito diante de seus subordinados. Comportamento desse tipo prejudica a administração.

CANDIDATOS DE MENTIRINHA

Na última semana de julho, a Procuradoria Regional Eleitoral e procuradores dos Ministérios Públicos, federal e estadual, que exercem a função junto ao TRE do Pará, afirmaram estar à caça de servidores públicos que de 2 em 2 anos concorrem às eleições como candidatos, não com a finalidade de ganharem mandatos, e sim pelos 3 meses de “férias” remuneradas para fazerem “campanhas”. Dias depois, a Procuradoria divulgou a imprensa ter identificado acima de 80 nomes de concorrentes de mentirinha, ou seja, de fachada, como estão sendo denominados, baseado nos que concorreram nas municipais de 2012 em Belém e nos municípios do interior do estado. Caso peneirem bem, vão encontrar mais. Em Santarém tem alguns. Como cada caso é um caso, depois de devidamente comprovada a má intenção, logo após as eleições de outubro vão prestar contas à Justiça, alguns à do estado, outros à federal.

FACA DE DOIS GUMES

Falam políticos experientes, que o feio em eleições é perder, principalmente quando se tem poder, caneta e as chaves do cofre na mão. A companheira Dilma, candidata à reeleição “PT”, que se orgulha ter sobrevivido a torturas nos porões da Ditadura Militar, se encontra nessa situação no momento em que economistas e analistas políticos trazem à mídia um quadro preocupante de seu governo, com eleições de 2º turno e a possibilidade de derrota, fica entre a cruz e a espada, se usa ou não as armas que tem em mãos. A presidente, para escapar dos tropeços neste vale-tudo contra a oposição, e voltar a sonhar com a reeleição, está sendo estimulada a conceder, embora imoral, anistia a milhões de famílias companheiras ligadas ao PT (eleitoras), inscritas no Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF), inadimplentes em bilhões de reais junto a bancos oficiais. O presente pode ser válido, mas é faca de dois gumes, podendo a presidente ser responsabilizada pelo calote no dinheiro do contribuinte. Poucos acreditam disso não vir a acontecer. Bom seria, se o perdão chegasse aos aposentados e pensionistas da Previdência Social que vivem penhorados nas financeiras, vítimas do famigerado empréstimo consignado. Iria espantar os concorrentes.

NÃO SAI DO LUGAR

O ex-ministro da Saúde, candidato do PT por indicação pessoal do ex-presidente Lula ao governo de São Paulo, médico Alexandre Padilha, que possui fortes ligações com Santarém, onde residiu e passou longa temporada presidindo a Fundação Nacional do Índio (FUNASA) na região, sendo ex-eleitor do município e proprietário, se ainda não vendeu, de confortável casa próxima à Vila de Alter do Chão, continua sendo fortemente castigado nas pesquisas de opinião. Em 60 dias de intensa movimentação política na capital e no interior, conseguiu subir de 3 para 5%, conforme a última divulgada pelo IBOPE, enquanto o primeiro ultrapassou a casa de 52%. Não deve ser confortável ver um santareno de coração em situação de aflição, principalmente quando teve como padrinho da candidatura o companheiro Lula da Silva, político com fama de eleger postes, como o atual prefeito paulista Fernando Haddad que, pela sua péssima administração, está sendo apontado como culpado da posição vexatória de Padilha. E os outros?

ATÉ QUANDO?

As eleições do 1º domingo de outubro estão sendo apontadas pelos comentaristas políticos, de colunas bem lidas, como as mais bem disputadas e com maior número de candidatos dos anos 50 pra cá, devido a quantidade de partidos e ao grande número de nomes impugnados para serem julgados pelo TSE e STF. A previsão é da presidencial e de governadores, da maioria dos estados, sejam decididas no segundo turno. Aqueles que tiveram o registro impugnado no TRE com recursos ao TSE, e posteriormente ao Supremo, com julgamentos posteriores ao término da contagem dos votos, é difícil prever quando serão julgados em última instância, como pode acontecer, para exemplificar entre dezenas de casos, o de José Roberto Arruda “PR”, tido como imbatível ao governo do Distrito Federal, e do dep. federal, postulante à 3ª reeleição, Paulo Maluf, em São Paulo, enquadrados na Lei da Ficha Limpa. Tem vencedores de eleições para o Senado Federal, como o ex-governador do Tocantins, em 2010, que até hoje não assumiram. O mesmo pode acontecer agora.

PODE SER QUE SAIA

A prefeita de Itaituba, Eliane Nunes “PSD”, continua na vice liderança de um grupo de mais de 20 prefeitos do Oeste paraense tidos como de pior desempenho, fica atrás do de Alenquer, Flávio Marreiro “PSC”. Ninguém, na região do Tapajós, desconhece do dep. federal Dudimar Paxiuba “PROS” ser um guerreiro em favor dos municípios que atua politicamente, desde quando militava no PSDB e obedecia as ordens do governador Simão Jatene. Da prefeita, é desconhecida qualquer interferência que resultasse em obras a seu município. As que têm, ou estão em andamento, como o Hospital Regional, têm as digitais do federal Dudimar e dos estaduais Hilton e Nélio Aguiar. Semana passada, numa reunião em Brasília com a presença da gestora, o ministro dos Transportes declarou estar repassando, a pedido do dep. Dudimar, próximo a 7 milhões de reais para a recuperação, a começar neste início de mês, do perímetro urbano que fica na rodovia Transamazônica, do Aeroporto ao centro comercial da cidade. Vamos torcer para que saia e que não seja promessa de eleição. Aí é mentir demais ao povo.

COMO VAI O BRASIL DEPOIS DA COPA?

1º- A advertência foi feita em 2010. Os lixões ao ar livre, levando mau cheiro conforme o vento, existentes em todas as cidades brasileiras, que deviam acabar desde o dia 2 de agosto, em obediência à Política Nacional de Resíduos Sólidos, implantado pela companheira Dilma, vão continuar funcionando, alimentando catadores de lixo, ratos e urubus. As prefeituras não têm dinheiro para construírem aterros sanitários. 2º- Enquanto a Polícia do Rio de Janeiro abre procedimentos para apurar quem financia grupos de Black Blocs, que agem com violência em manifestações de protestos, roubando e destruindo propriedades públicas e privadas, maioria das Santa Casas, onde o pobre ainda bate às portas para sobreviver, ameaçam fechar. Recebem do SUS os mesmos valores pagos 10 anos atrás. Desumanidade. 3º- Declaração de um ministro do Tribunal de Contas da União: no Brasil de hoje, quem atira pedra é herói, quem defende as vidraças, é bandido. 4º- Israel chama o Brasil de anão diplomático.

CRUELDADE

1º- Na rua principal da cidade de Floresta do Araguaia, no sul do Pará, um homem foi apanhado roubando. Foi torturado até a morte, ainda tendo o corpo queimado. 2º- Em Belém, rodoviário de 28 anos (cobrador de ônibus) foi morto com 2 tiros na cabeça após entregar o dinheiro da renda e objetos pessoais dos passageiros ao bandido. Também em Belém, no distrito de Icoaraci, doméstica casada, que às vezes fazia o papel de patroa do rufião, conhecido no pedaço, aposentado de 73 anos da Marinha de Guerra, viúvo e pai de filho único, deficiente físico e mental, matou o idoso para dar o golpe do baú. Segundo a Polícia, colocou chumbinho (veneno para matar rato) numa jarra na qual diariamente tomava açaí. 3º- Idosos de 76 e 78 anos, residentes na comunidade de Melgaço, na região do Marajó, foram presos acusados de estuprar cuiantã de 12 anos, escolada na estrada da vida. Há bastante tempo, com autorização dos pais, acompanhava os idosos 2 dias no mês quando iam à cidade receber a aposentadoria. Nas horas de folga, durante a viagem, brincava de sexo com a dupla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *