Operação Sorriso Brasil realiza os primeiros atendimentos em Santarém

A ação estima realizar mais de 60 cirurgias
A ação estima realizar mais de 60 cirurgias

Lucas Siqueira, de 11 anos, da comunidade Ilha Grande, localizada no Município de Óbidos, no Oeste paraense, foi um dos primeiros pacientes atendidos na segunda-feira (11), na abertura dos trabalhos da Operação Sorriso Brasil (OSB) em Santarém. A ação, que estima realizar mais de 60 cirurgias, é promovida pela ONG Sorriso Brasil, em parceria com Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

Valdilene Siqueira, pescadora, mãe de Lucas, conta que sempre fica emocionada ao falar do caso do filho, que já fez a primeira cirurgia no ano passado. Segundo ela, a melhora foi em várias questões, principalmente relacionado ao aspecto emocional, pois a criança sofria muito preconceito entre os colegas da turma.

“Na escola, sempre o tratavam mal por ter a fissura. Depois da cirurgia, ele melhorou nos estudos, na alimentação e sempre me agradece por ter feito a cirurgia. Eu fico emocionada”, disse a pescadora.

Lucas passará por nova avaliação para nova cirurgia. Assim como ele, os demais pacientes passarão por avaliações de pediatras, otorrinos, odontólogos e fonoaudiólogos. Na manhã desta segunda-feira, as crianças também contaram com a ação promovida pela escovódromo, quando os pacientes receberam kits e orientações sobre a higiene bucal.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *