Helenilson Pontes recebe apoio do ‘inimigo nº 01’ do Estado do Tapajós

Zenaldo Coutinho vai apoiar Helenilson ao Senado
Zenaldo Coutinho vai apoiar Helenilson ao Senado

Considerado o ‘inimigo número 1’ do Estado do Tapajós, o atual prefeito de Belém do Pará, Zenaldo Coutinho (PSDB), anunciou que vai apoiar a candidatura do vice-governador Helenilson Pontes (PSD) para o Senado Federal, nas eleições do dia 05 de outubro próximo.

O apoio de Zenaldo Coutinho a Helenilson Pontes foi divulgado em reportagem publicada no último final de semana, na imprensa de Belém.

Em Santarém, a noticia não foi recebida em bom tom pela cúpula do Projeto de Criação do Estado do Tapajós. Acusado de ‘trair’ o Estado do Tapajós, por membros de comitês da divisão territorial do Pará, no plebiscito do dia 11 de dezembro de 2011, Helenilson Pontes, após receber o apoio de Zenaldo Coutinho, segundo analistas políticos de Santarém, poderá ficar entre os candidatos menos votados, nas eleições deste ano, na região Oeste do Pará.

De acordo com analistas políticos, a aliança com políticos que se colocaram contrários à criação do Estado do Tapajós está levando Helenilson Pontes a cair nas pesquisas sobre intenção de votos da população do Oeste do Pará.

PESQUISA IBOPE: Uma pesquisa encomendada pelas Ordenações Rômulo Maiorana (ORM) e realizada pelo Ibope sobre a intenção de votos dos eleitores para os candidatos ao Senado Federal revelou que Helenilson Pontes ocupa a modesta 6ª colocação em todo o Pará. O tucano Mário Couto e o petista Paulo Rocha lideram a corrida pela vaga no Senado, empatados com 16% das intenções de voto, segundo a pesquisa Ibope/TV Liberal. Logo em seguida aparecem tecnicamente empatados Duciomar Costa (PTB) e Jefferson Lima (PP), com percentuais de 14% e 13%, respectivamente. Mais abaixo estão Professor Simão (PV), com 5%, Helenilson Pontes (PSD), com 4%, e Ângela Azevedo (PSTU), com 3%.

O percentual de eleitores que declararam intenção de votar em branco ou nulo é de 9%, enquanto 16% não sabem ou preferem não opinar. Mário Couto e Paulo Rocha também empatam na pesquisa espontânea, com 8% das indicações dos entrevistados. Já Jefferson Lima desponta em terceiro com 7%, seguido por Duciomar Costa, com 5%, Helenilson Pontes, com 2%, e Ângela Azevedo, com 1%. Os demais candidatos somam 4% das intenções de voto. O total de indecisos é de 54% e a margem dos que responderam votar branco ou nulo é de 10%.

Apesar de aparecerem na pesquisa, dois nomes estão concorrendo ao Senado com as suas candidaturas impugnadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará. (TRE-PA) por se enquadrarem na Lei Complementar nº 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa. É o caso de Paulo Rocha, que teve a candidatura contestada por ter renunciado ao mandato de deputado federal em 2005, à época do escândalo do mensalão, e o ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa, por ter condenação no TRE-PA. Mesmo enquadrados como fichas sujas, eles continuam na disputa eleitoral porque recorreram da decisão do TRE-PA no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto não houver deliberação da Justiça Eleitoral, os candidatos impugnados continuam com os mesmos direitos daqueles que estão com a situação totalmente regularizada. A situação só muda na hora da contabilização dos votos.

Os candidatos podem continuar sua campanha sob sua conta e risco. No entanto, os votos deles são separados e ficam esperando até a Justiça liberar o registro.

Fonte: RG 15/O Impacto

9 comentários em “Helenilson Pontes recebe apoio do ‘inimigo nº 01’ do Estado do Tapajós

  • 20 de agosto de 2014 em 20:01
    Permalink

    Povo do futuro Estado do Tapajós e Estado do Carajás, nossos votos pesam na balança.Enquanto nossos governantes não se concietizarem do que queremos,de sermos um Estado independente.Eles ganharão a 1ª eleição, mas não se reeleijerão, caso eles venha ser contra o nosso desenvolvimento econômico. Vejam só. Se o Estado do Tapajós, que é um sonho antigo de se tornar uma província independente, tivesse sido criado há 200 anos, nossa situação econômica seria outra, e nos dias atuais, continuamos elegendso políticos que não fazem nada por esssas regiões, e que apenas fazem promessas eleitoreiras. Ai está uma obra, que até hoje não foi inaugurada, a estrada Cuiabá-Santarém, há 40 ano. A ampliação do porto de Santarém, educação, saúde, segurança , saneamento básico, tudo deixa a desejar. Portanto, nossos votos serão de protesto contra esse governo Jatene e vice governo traira, que está sendo candidato ao senado Helenilson Pontes. Vamos dar o troco a eles. Não queremos trairagem. Vamos votar no Candidato Helder Barbalho e Lira Maia, pra arrasar com Jatene e sua cambada.

    Resposta
  • 19 de agosto de 2014 em 08:35
    Permalink

    Mas como pode um povo votar numa pessoa que foi contra o progresso da região? como pode, uma pessoa querer votar em alguém que é traiodr, só por causa de poder?

    Resposta
  • 19 de agosto de 2014 em 08:18
    Permalink

    O mensalão foi bom enquanto durou!

    Acabou pra ti Helenilson, tu já robou muito, tu tá rico, agora quer poder é?

    Passa sábado, 8 hs da tarde!

    Resposta
  • 19 de agosto de 2014 em 08:16
    Permalink

    Pense numa lavagaem que esse Helenilson Pontes vai pegar…
    Vai ser muito feia a votação dele, só dos pais, do irmão e da esposa, e olhe, olhe,…
    ahhhhhh talvez do amante da mulheeeer…. do amigo dele.

    Resposta
  • 19 de agosto de 2014 em 08:14
    Permalink

    O ÚNICO QUE PODERIA APOIAR MESMO, PQ NINGUÉM É DOIDO DE SE ESTRAGAR NA POLÍTICA POR CAUSA DE UMA PESSOA QUE NÃO QUER SABER DA NOSSA REGIÃO…

    ACHO QUE ESSE ZENALDO COUTINHO PENSOU: \” MAS UM PEIDO PRA QUEM TÁ CAGADO…!\”

    Resposta
  • 19 de agosto de 2014 em 08:05
    Permalink

    PQP AI É PRA AFUNDAR MESMO, SE ESSA FOR MELHOR OPÇÃO, MELHOR COMER %$%#*(&*$#

    Resposta
  • 18 de agosto de 2014 em 21:37
    Permalink

    Kkkkkkkkkkk o melhor? Sabe nada inocente.

    Resposta
  • 18 de agosto de 2014 em 17:24
    Permalink

    DESSA TURMA A MELHOR OPÇÃO E HELENILSON PONTES.

    Resposta
    • 18 de agosto de 2014 em 20:59
      Permalink

      Marcela é melhor não é traíra.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *