Infraero informa sobre o vírus ebola

Em Belém, a orientação sobre o vírus Ebola já está sendo realizada há cerca de uma semana
Em Belém, a orientação sobre o vírus Ebola já está sendo realizada há cerca de uma semana

Já está no ar, via sistema de som, no Aeroporto Internacional de Belém, uma mensagem de alerta sobre o vírus Ebola. Apesar de o Governo Federal determinar aos aeroportos brasileiros a veiculação das mensagens a partir do último dia 16, em Belém, a orientação já está sendo realizada há cerca de uma semana.

A ação integra um pacote de medidas adotado pelo Governo Federal horas depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a epidemia da doença na África Ocidental uma emergência de saúde internacional. Até agora, foram registrados 1.711 casos e 932 mortes pela infecção em Serra Leoa, Libéria, Guiné e Nigéria.

Se contraído, o Ebola é uma das doenças mais mortais que existem. É um vírus altamente infeccioso que pode matar cerca de 90% das pessoas que o contraem. Apesar da improbabilidade de surto no Brasil, o governo brasileiro quer monitorar pessoas com possíveis sintomas do vírus. No aeroporto de Belém, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) prepararam uma gravação transmitida de uma em uma hora, a qual orienta os passageiros que regressam de viagens internacionais com sintomas como diarreia, vômito, sangramento, febre, dor muscular e fraqueza a procurarem o posto da Anvisa.

INFORMAÇÃO

O passageiro nestas condições deve informar sobre o estado de saúde e a origem da viagem para que os funcionários da saúde tomem as devidas providências.

A recomendação que o Ministério da Saúde enviou essa semana aos estados é a de que o paciente infectado permaneça em isolamento, em um hospital de referência. Os testes serão encaminhados para o Instituto Evandro Chagas (IEC), o único no país com condições de fazer a identificação do vírus com segurança.

Fonte: Diário do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *