Sairé – Ritual dos mastros acontece neste sábado em Alter do Chão

O ritual dos mastros é um momento que antecede a grande festa
O ritual dos mastros é um momento que antecede a grande festa

Considerada a maior manifestação cultural do Pará, a Festa do Sairé, que acontece todos os nãos, no mês de setembro, no balneário de Alter do Chão, o “Caribe Brasileiro”, em Santarém, está em fase final dos preparativos do evento deste ano. Neste sábado, 06 de setembro, começa o ritual dos mastros, onde homens e mulheres irão até a mata, nos arredores do Lago Verde, à procura de árvores das espécies murrão e murta, e as deixam na Praia do Cajueiro.

Durante o ritual, os participantes enfeitam as canoas e catraias, onde turistas participam da manifestação que mistura elementos religiosos e profanos. Grupos como ‘Espanta Cão’ cantam musicas típicas. Na quinta-feira, 11, os mastros serão levados até a Praça do Sairé, onde serão enfeitados com frutas e flores pelos moradores. A Festa será realizada no período de 11 a 15 de setembro.

O ritual dos mastros é um momento que antecede a grande festa na vila de Alter do chão, onde os moradores entram na mata e retiram dois troncos de árvores das espécies murrão e murta. Nessa ocasião, surgem personagens como a Juíza, os Mordomos, grupo musical como “Espanta Cão”, visitantes, comunitários e a Saraipora. Esta ultima tem a responsabilidade de conduzir o símbolo religioso do Sairé, que representa a Santíssima Trindade.

Após os mastros serem retirados, eles são levados à Praia da Gurita, conhecida como Praia do Cajueiro, na vila balneária. Neste domingo, 7, serão realizadas atividades culturais e esportivas na vila de Alter do Chão.

O ritual do levantamento dos mastros se repete novamente no dia, 11, de setembro na vila de Alter do chão. Os dois mastros serão conduzidos por um Juiz e uma Juíza, personagens da festa onde são levados da Praia do Cajueiro para a Praça do Sairé, onde ambos serão ornamentados com flores, frutas e garrafas de bebidas.

O ritual ocorre sob os olhares da Saraipora, Mordomos, Alferes, Promotores, Capitão e Rezadeiras. O grupo ‘Espanta Cão’, um dos ícones da festa, canta músicas antigas. Comunitários, autoridades políticas e dezenas de turistas acompanham a procissão. A vila de Alter do Chão tem aproximadamente cinco mil habitantes, deve receber, até o dia 15 deste mês, cerca de 100 mil visitantes, segundo estima a coordenação do Sairé. Nos dias da festa todas as tardes, rituais religiosos ocorrerão na praça. No último dia, acontece a tradicional “Varrição da festa”, seguida da disputada derrubada dos mastros, que encerrará a Festa do Sairé.

Por: Sabrine Dalazen (Repórter Estagiária)

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Sairé – Ritual dos mastros acontece neste sábado em Alter do Chão

  • 3 de setembro de 2014 em 02:20
    Permalink

    O Gremio Recreativo e Bloco Carnavalesco Embaixada do Jacaré, com sede no estado do Rio de Janeiro, na cidade Rio de Janeiro, enviará um banner como Samba Enredo de 2014, tendo ao fundo a Ilha do Amor. Esta será a homenagem prestada, em nome do povo do Rio de Janeiro, à todos que se envolvem nesta extraordinária expressão cultural do povo do Pará. Durante o Carnaval de 2014, nosso Samba Enredo \” Çairé, Um Encontro no Tapajós\”, levou das ruas do Rio de Janeiro, para o mundo, através das mídias existentes, esta manifestação de cunho religioso, cultural e profano. Parabéns à todos os participantes e organizadores, neste encontro no Tapajós. Çairé! Zé Pimenta(Ala de Compositores do G.R.B.C. Embaixada do Jacaré).

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *