Agricultoras de Itaituba atendidas pela Emater participam de premiação nacional

Na Feira da Mulher Rural de Itaituba
Na Feira da Mulher Rural de Itaituba

Quinze mulheres agricultoras, residentes na comunidade Monte Mariá, no município de Itaituba, no oeste paraense, desenvolveram o projeto “Feira da Mulher Rural de Itaituba”, que leva produtos agrícolas in natura e beneficiados para a Praça do Congresso, área central da cidade, toda primeira sexta-feira do mês. A experiência foi relatada em um artigo e inscrita, no último dia 5, em edital do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para concorrer ao prêmio de R$ 3 mil. A escolha dos vencedores será em dezembro. O trabalho das agricultoras conta, há quatro anos, com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

Concorrendo ao prêmio “Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero – mulheres e agroecologia”, na linha Relato de Experiências, as integrantes do grupo “Maria vem com as outras” se tornaram referência. Segundo a técnica social da Emater, Ana Maima, o trabalho realizado com elas já passou por diversas fases, desde treinamento em boas práticas, como higienização e embalagens dos produtos beneficiados, como organização e comercialização dos produtos.

Na Feira da Mulher Rural de Itaituba o grupo comercializa milho, feijão, inhame, citros e banana, além de produtos derivados do cacau – muito produzido na região –, como geleia, doces, bombons, chocolates e licores. “A feira já faz parte da rotina da cidade. ‘As Marias’ já têm público certo. Nós precisávamos contar essa história”, informou a técnica da Emater.

Caso as agricultoras sejam vitoriosas, o valor do prêmio de R$ 3 mil será repassado ao grupo pela Emater. O objetivo é incentivá-las na especialização dos serviços prestados na feira. “Como elas servem desde o café da manhã, e permanecem na praça até o meio da tarde, queremos que elas possam comprar uniformes, utensílios novos de cozinha e oferecer uma melhoria no espaço físico. Elas merecem”, destacou Ana Maima.

Em dezembro deste ano serão conhecidos os vencedores do prêmio. Além da categoria Relatos de Experiências, o concurso selecionará os melhores trabalhos sobre o tema Mulheres e Agroecologia, nas linhas Ensaio Inédito e Memórias.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *