Festival de Vídeo FIT 2.0 encerra inscrições

Roteirista e diretor de cinema Luiz Arnaldo Campos
Roteirista e diretor de cinema Luiz Arnaldo Campos

O Festival de Vídeo FIT 2.0 é uma iniciativa dos cursos de Jornalismo & Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas do Tapajós e parceiros.

Sua importância para o desenvolvimento do setor é agir como um aglutinador de imagens em movimento e fotografias para geração de conteúdos que falem de modos de olhar o mundo nas plataformas midiáticas. O que inclui os mundos da web, cinema, jornalismo, publicidade e mercados. A participação de estudantes, em geral, profissionais, amantes e consumidores de mídias sociais é o motor desse evento.

O prazo de encerramento das inscrições é dia 05 de outubro. O evento inscreve vídeos nas seguintes categorias: publicitária e jornalística profissional e não profissional; categoria livre com clipe e ficção/experimental. Este ano, uma das novidades foi a Categoria Temática “Festas Tradicionais e Outras Lendas”, voltada exclusivamente para o mercado de profissionais do jornalismo e da publicidade.

Os oito melhores trabalhos inscritos em cada categoria e subcategoria concorrerão ao Prêmio Aguapé, nas Mostras Competitivas que acontecerão nos dias 11, 12 e 13 de novembro na Praça do Mirante. “Exibir em praça é ocupar espaços públicos com o propósito de socializar a produção e a exibição de pequenas produções e que falam o cotidiano das pessoas. Assim, envolveremos os vizinhos, as escolas e quem ganha com isso é a cultura local. Em especial, o público poderá votar no vídeo que mais gostou, revelando o Melhor Vídeo eleito pelo Júri Popular”, contou a professora e integrante da coordenação do evento Thais Helena Medeiros.

As inscrições para o Prêmio de Fotografia também encerram na mesma data, 05 de outubro. O prêmio é a segunda e grande novidade da Edição 2.0 do Festival de Vídeo FIT. Podem ser inscritas fotografias em duas categorias: Selfie e Natureza. Para este prêmio, serão selecionadas 40 fotografias, 20 em cada categoria. A exposição será no terminal Fluvial Turístico de Santarém (TFT). Dia 09 de novembro ocorrerá a vernissage de abertura da exposição que se estenderá até o dia 20 de novembro. As premiações, tanto dos vídeos vencedores como das fotografias vencedoras, serão no dia 14 de novembro no Theatro Victória. É muito importante a leitura detalhada dos regulamentos disponíveis no site www.festivaldevideo.fit.br.

HOMENAGEADO – Este ano, o Festival de Vídeo FIT 2.0 terá a participação especial do roteirista e diretor de cinema Luiz Arnaldo Campos. O homenageado começou a estudar cinema em 1974, depois de ter descoberto sua paixão pelo cinema nos livros. Na época, a única escola que oferecia o curso no Brasil era o Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF/ RJ), onde foi aluno. Depois de formado, o cineasta roteirizou e dirigiu filmes de curta-metragem ainda no Rio de Janeiro.

No início de década de 90, Luiz Arnaldo mudou-se para o Norte e, desde então, se dedicou a produzir cinema com personagens e histórias da região. “Cheguei a Belém em 1996 e submergi nas águas do Norte. Aqui reencontrei a atriz Célia Maracajá, que me fascinava desde que a vi no longa-metragem Ladrões de Cinema de Fernando Campos, e estamos juntos desde então. Sou um contador de histórias – ofício que aprendi com meu avô materno – embriagado pelas cores, os sons, os sabores, os ritmos da vida e os povos que transitam nesta terra equatorial muito distinta dos outros Brasis. Nesses anos todos, tenho me embrenhado nestes mundos, comandados pelos rios, seguindo rotas que depois os filmes transformam em cartas de navegação”, relata o cineasta. Dedica-se a produzir seus filmes e roteiros nas periferias de Belém e Macapá. Entre várias produções cinematográficas de Luiz Arnaldo, destacam-se os filmes: Chama Verequete, A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados, O Vento das Palavras. Luiz Arnaldo Campos exibirá uma de suas produções no Festival de Vídeo FIT 2.0, assim como também participará da banca de jurados do evento.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/FIT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *