Fazendeiro é multado por desmatamento e extração ilegal de madeira

Desmatamento ilegal e extração irregular de madeira nativa sem autorização ambiental do órgão competente
Desmatamento ilegal e extração irregular de madeira nativa sem autorização ambiental do órgão competente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), multou na quinta-feira (02/10), um fazendeiro, por ocasionar desmatamento ilegal e extração irregular de madeira nativa sem autorização ambiental do órgão competente. A destruição aconteceu numa fazenda denominada “Fazenda Dois Amigos”, localizada na PA 370, Km 93, Comunidade Corta Corda, Santarém, no Pará. Além da multa no valor de R$ 34.413,00 (Trinta e quatro mil e quatrocentos e treze reais), o infrator teve a área embargada.

De acordo com o fiscal Arlen Lemos, a ação foi baseada na Lei Federal de Crimes ambientais 9.605/98. “Chegamos até essa propriedade, após receber denúncia do IMAZON (Instituto do Homem e do Meio Ambiente), que nos passou as coordenadas geográficas, e ao identificar os pontos fizemos uma vistoria via terrestre, onde constamos a exploração de madeira de espécies diversas, como: cupiuba, maçaranduba, angelim e outras”, explicou.

A ação foi realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Batalhão Policia Ambiental de Belém (BPA-PA) e Polícia Militar de Santarém.

O infrator poderá responder por crime ambiental. O prazo para apresentar defesa junto a SEMMA é de 20 dias.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *