Belterra e Hospital Sírio Libanês lançam campanha para detecção e combate ao câncer colorretal

Campanha “Quem procura, cura”
Campanha “Quem procura, cura”

Empresas e instituições da área da saúde do Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belterra, lançam na próxima quarta-feira (29/10), na Casa de Shows Recanto Paradise, na Estrada Um, bairro Jurubeba, a Campanha “Quem procura, cura” para rastreamento de casos de câncer de colorretal (CCR), o terceiro tipo de tumor mais comum em homens e mulheres no Brasil na faixa etária de 50 a 70 anos.

A Campanha promoverá o atendimento gratuito a mais de 2,1 mil homens e mulheres com idades entre 50 e 70 anos do município de Belterra (PA) e será realizado de maneira conjunta pelo Hospital Sírio-Libanês, responsável pelo apoio científico ao projeto, e das empresas Boston Scientific e Gastrocom, que fornecerão os equipamentos e acessórios necessários para a realização dos exames. Também terá a participação da Diagnósticos da América (DASA), no fornecimento de insumos e medicações.

Com dois anos de duração, o projeto será desenvolvido em sistema de mutirões, para realização de exames parasitológicos, de sangue oculto nas fezes, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, biópsia e polipectomias e análises anátomo-patológicas. Além do atendimento à população, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento de equipes regionais que possam se especializar e continuar com o atendimento posteriormente.

“Queremos fazer uma conscientização sobre a importância da realização de exames preventivos e de acompanhamento regular, para diminuir o preconceito que parte da população tem com relação a esses exames”, afirma Marcelo Averbach, coloproctologista do Hospital Sírio-Libanês e um dos integrantes da equipe medica à frente do projeto.

Para a Prefeita de Belterra, Dilma Serrão, o projeto será um marco histórico, não só para Belterra, mas para o Pará “este projeto é muito importante para a nossa população, que precisa muito de ações como essa para a melhoria de sua qualidade de vida, o Governo Juntos Queremos Mais, por meio da Secretaria de Saúde está dando todo o aparato logístico, através das nossas Unidades de Saúde, Hospital Municipal e Unidade de Saúde Fluvial Abaré, para esta campanha possa marcar um novo momento histórico, na vida da nossa população” destacou Dilma.

O projeto ainda conta com o apoio das autoridades e instituições locais, o Hospital Regional de Santarém, além da importante participação do Dr Fabio Tozzi e Dr Marcos Fortes, cirurgiões do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém. Ao todo, a iniciativa envolverá 54 agentes comunitários de saúde e oito enfermeiros, que terão o apoio da tecnologia e de um corpo clínico de alta especialidade.

NOVO PROTOCOLO PARA DIAGNÓSTICO DO CÂNCER COLORRETAL

No campo científico, o projeto busca desenvolver um modelo para o rastreamento de câncer colorretal em populações de pequeno e médio porte. Atualmente, o protocolo determina a realização de exames de sangue oculto nas fezes e a análise do histórico familiar como etapas iniciais para o diagnóstico.

Com o trabalho realizado em Belterra, em paralelo ao atendimento à população, será realizada uma análise de custo-efetividade para o rastreamento primário da doença por meio de colonoscopia, considerada mais eficaz. “Quando a detecção deste tipo de câncer é feita na fase inicial da doença, as chances de sobrevida, superior a cinco anos, é de mais de 80%. Daí a importância de buscarmos formas para diagnosticar os casos o mais cedo possível e comparar esta análise com a prática atual”, esclarece Ângelo Ferrari, gastroenterologista e endoscopista da Unifesp.

Distante mais de mil quilômetros de Belém, capital do Estado, a cidade de Belterra foi escolhida para o projeto por ter uma população de 16 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, a adesão e o interesse da Secretaria de Saúde local pela iniciativa e a necessidade de desenvolvimento da especialidade de endoscopia foram determinantes para que a cidade integrasse o projeto.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, neste ano, o Brasil registre cerca de 15 mil novos casos de câncer de cólon e reto em homens e 17.530 em mulheres.

Fonte: RG 15/O Impacto e Tadeu Pinho 

Um comentário em “Belterra e Hospital Sírio Libanês lançam campanha para detecção e combate ao câncer colorretal

  • 18 de outubro de 2016 em 13:31
    Permalink

    Tem tratamento para próstata?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *