E AGORA SANTARÉM? E BRASIL?

Após o encerramento do período eleitoral, com a realização do segundo turno de 2014, houve vencedores e vencidos. No caso do Pará, na região do Baixo Amazonas, no município que quer ser o líder da região, saiu derrotado. Ainda temos um vice-governador, meio apático até agora, com mandato até o dia 31 de dezembro. Não teremos mais deputado estadual e nem federal, legítimos de Santarém.

Então, só houve um vencedor com isso. O senador Jáder Barbalho, “porque era sabido em todos os cantos políticos do estado do Pará, há mais de quinze anos, que ele gostaria de “aprontar’ uma com o Lira Maia (como aprontou com Ronaldo Campos) e até que enfim conseguiu, e ainda levou consigo o PT e atrasou, pelo menos, trinta anos, o processo do estado do Tapajós, sem lideranças, estadual, federal e as pífias lideranças locais.

Aí sim, tem que se fazer uma reengenharia nesse trabalho, nesse Instituto com nível de Secretaria Municipal, para provar e mostrar que o povo de Santarém quer mesmo o Estado, porque em Belém, o comitê do contra foi instalado durante o segundo turno e ficará, permanentemente instalado. Eis aí a vitória do senador. Agora só resta juntar os cacos de uma derrota nas urnas e ver o que poderá fazer para e por Santarém.

E a nível nacional? Quase 49 por cento dos eleitores disseram não ao que está aí. Isto tem muito o que mostrar! Isto significa muito. São quarenta e nove por cento dos eleitores brasileiros que não concordaram o projeto da continuidade paternalista, entre outras falcatruas. No dizer do jurista e professor Luiz Flávio Gomes, in artigo de 29.10.2014. “O Brasil saiu rachado da eleição? Sim, mas o Brasil sempre foi dividido (pelo apartheid socioeconômico) de qualquer modo, a oposição ficou mais forte…”. A prova foi a recente derrota da presidente, na primeira sessão da Câmara Federal pós eleição, na tentativa de aproveitar a distração dos políticos brasileiros e votar o tal dos conselhos, para acabar com o Legislativo. E a tentativa de desviar a atenção da população com o plebiscito da reforma política. Não colou!

Uma marca deste segundo turno foi a falta de transportes em quase todo o Brasil que foi uma das causas do grande abstinência, (em Belém foi a chegada do Paissandu, e a grande carreata e passeata, do aeroporto ao centro da Cidade). Daí eu me lembrei de uma conversa que ouvi, quando adolescente de um político daqui da região líder da década de 60 e 70:….quando não havia estradas, os eleitores, que vinham por canoa para a zona de votação e se o igarapé ou o braço do rio era estreito e ali se concentravam a maioria dos eleitores adversários. Mandava os cabos eleitorais, derrubarem árvores e colocarem qualquer tipo de obstáculos, para que não chegassem à sessão eleitoral… Portanto, não tinha perigo de perder aqueles votos”. Este ano usou-se o expediente de retirar os ônibus de circulação o que prejudicou uma grande quantidade de eleitores. Aí vem-se com aquela conversa manjada “vamos apurar e punir”. Ora, se durante os dias em que os ônibus fazem “pegas”, não cumprem o itinerário, fazem a rota pela metade, diariamente há inúmeras reclamações pela população, ainda não tomaram nenhuma postura punitiva, vão tomar agora! Me engana que eu gosto!.

=========================

UMA PROMESSA DE CAMPANHA DO ATUAL PREFEITO DE SANTARÉM AINDA NÃO CUMPRIDA: O ASFALTAMENTO DA TURIANO MEIRA, NO PERÍMETRO DA MUIRAQUITÃ A MOAÇARA, SERÁ EM 2014, DISSE ELE QUANDO PASSOU EM CARRETA PELO CONJUNTO DA COHAB, JOGANDO POEIRA NA NOSSA CARA.. SERÁ? ALIADA A ESSA PROMESSA TEM A DA TRAVESSA DOM FREDRICO COSTA,COM A PROMESSA DE CHEGAR A JAADERLÂNDIA E AS RUAS DO ENTORNO DA FEIRA DO AEROPORTO VELHO. E AÍ?

=========================

E HOJE TEM SEXTA DA SAUDADE NO FLUMINENSE, COM A BANDA ESTAÇÃO PONTO COM, COM O COMANDO DE AMARILDO. A PARTIR DAS 23 HORAS, IMPERDÍVEL!

Um comentário em “E AGORA SANTARÉM? E BRASIL?

  • 31 de outubro de 2014 em 15:07
    Permalink

    É Professor … eu diria que foram a maioria se somamos os que votaram e os que se abstiveram de votar, só aí nos teríamos mais de 70% de pessoas que discordam desse governo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *