PESCA PREDATÓRIA EM CURUÁ DIZIMA LAGO DO CUMACAXI

Pesca predatória está sendo efetuada a céu aberto no lago do Cumacaxi
Pesca predatória está sendo efetuada a céu aberto no lago do Cumacaxi

Em detrimento do abundante lago do Cumacaxi encontra-se raso, devido o fenômeno da seca, oportuniza os predadores a dizimarem as espécies de peixes e quelônios que se encontram acuados no referido santuário ecológico. Partindo dessa premissa, alertamos as autoridades e em especial o secretário de Meio Ambiente, no sentido de coibir essa cultura ou hábito perverso de arrastão, considerado por lei como crime ambiental. Até porque, de forma acintosa, a céu aberto e à luz do dia, está acontecendo essa violência sem precedente que choca as pessoas que presenciam tal prática de cunho desrespeitoso, o qual evidentemente deveria ser combatido, principalmente por tratar-se de pesca ilegal.

Infelizmente esse tipo de abusividade é atribuído por mero descuido das instituições inerentes a questão, ou por razões alheias, que não nos dizem respeito. A dura realidade é que há muito tempo está faltando educação e consciência ambiental no concerne à preservação das espécies, para o presente e futura geração. Dessa forma, é importante frisar que devido o lago supramencionado geograficamente ser posicionado próximo à sede do Município, fica vulnerável, a ação da ilegalidade. Já que, como não existe fiscalização eficaz, facilita de sobre maneira a captura do pescado.

Ademais, segundo informações de pescadores artesanais e preservacionistas, o famigerado arrastão acontece sem absolutamente nem respeito a quem que seja. Dentro desse contexto, de uma vez por todas, deve existe uma imperiosa necessidade de tomada de atitude pelas autoridades. Onde a mesma seja determinante, incisiva, sustentável e administrativa por quem de direito. Principalmente no sentido de incumbir-se de buscar alternativas que possam prevenir danos maiores e preservar as espécies ameaçadas de extinção.

Afinal, independente do período do defeso, os órgãos que cuidam do meio ambiente devem estar pautados nos princípios do bom senso, conscientizando-se de que captura que contrariam as leis, os infratores devem responder criminalmente. Mesmo porque, geralmente quem pratica arrastão são: contumaz e reincidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *