SUPERVISORES PEDAGÓGICOS DE PLACAS PLANEJAM EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Supervisores pedagógicos planejam educação
Supervisores pedagógicos planejam educação

O encontro aconteceu na Câmara Municipal na manhã do dia 28 de outubro e foi presidido pela Secretária Adjunta de Ensino, Daiusa Marques, que iniciou o mesmo com uma mensagem de incentivo, o que provocou a participação de todos discorrendo sobre o tema elencado na mensagem inicial que tratava da “união ou trabalho em grupo”. Na sequência os participantes foram divididos em grupos com temas atípicos para discussão e apresentação das propostas. Cada grupo foi desafiado a apresentar uma solução para sua temática que se concretizava em uma problemática típica das escolas hodiernas.

O grupo (01), composto por Antônio Valdivino, Edilene Avellar, Edineide Pelisson, Claudiana Landim, abordou o tema ensino/aprendizagem/avaliação. O grupo trouxe uma experiência já aplicada em escolas urbanas onde a metodologia diferenciada através da inserção de músicas, de lúdicos, de visita às famílias de alunos com deficiência pedagógica entre outros, assim como a decida do docente do pedestal de “ser superior” que se pendura através da história educacional do país, conseguiu resultados satisfatórios na dilatação da frequência e do aproveitamento demonstrado através do diagnóstico obtido pela planilha pedagógica final da escola. O grupo fez uma ampla e aplausível discussão pedagógica sobre suas experiências pedagógicas na solução do problema lhes apresentado que alargou muito a ótica dos presentes sobre a mazela pedagógica da sua pauta. A experiência requintada com resultados altamente positivos na retenção do ensino, da aprendizagem e da avaliação deficitária pode ser acessada através do Sr. Antônio Valdivino (supervisor pedagógico da Escola Irani de Andrade).

Já o grupo (02) formado por Cleuza Faleiro, Eliete Francisco, Ely Cavalcante, Edina Silva, Janete Vieira, Valquíria Goergem, debateu o tema indisciplina/faltas/baixo desempenho. O grupo apresentou soluções para a indisciplina na escola efetuando visita aos pais ou chamando os mesmos para reunião na escola efetuada por turma ou série onde acontecem palestras motivacionais e técnicas. Na questão “baixo rendimento de aluno” o grupo apresentou a solução no dialogo entre professor/aluno/supervisão escolar fazendo mais consciente o discente de sua situação no requisito notas para que o mesmo passasse atuar mais neste controle, feito entre ele o docente, o que dilatou o interesse dos discentes pelas disciplinas em deficiência. O grupo citou que as faltas, a indisciplina, assim como o baixo desempenho foi abrandado a partir do momento em que a equipe pedagógica passou a acompanhar especificamente cada caso, fazendo assim um atendimento personalizado e mais eficaz.

O grupo (03) Selma Ribeiro, Emerson Luís, Iris Regina, Marlucia Matos, Tânia Rogrigues discutiram o tema: “agressão física e verbal entre discentes nas instituições de ensino” e apontou a solução do problema no dialogo entre os agentes das agressões e em casos mais graves entre os agressores/responsáveis/pedagogo. A supervisão pedagógica tem que inibir de forma aniquiladora os casos de agressões para que tal fato não se consolide bullyng o que poderá causar uma situação embaraçadora que envolvera a instituição de ensino e a justiça comum. O grupo gerou um debate verbal entre os presentes que levou a discussão do problema tema do mesmo que hoje é realidade rotineira da maioria das instituições de ensino. O grupo enfatizou o diálogo com agente alfa na solução dos problemas surgidos nas escolas no decorrer do ano letivo e citou a Escola Tancredo Neves (urbana) como o palco onde se colocou a prova a concretização e eficácia da teoria do dialogo apresentada pelo mesmo.

Após discussões e considerações, os presentes detectaram algumas mazelas que deverão ser corrigidas futuramente para a eficácia total da educação municipal, na oportunidade foi elaborado propostas que deveram ser executadas e com isso solucionar as problemáticas existentes.

SEBRAE OFERECE CURSO EM PARCERIA COM PREFEITURA E ASSOCIAÇÃO COMERCIAL

Alunos do Curso de Atendimento ao Cliente com Consultoria
Alunos do Curso de Atendimento ao Cliente com Consultoria

O SEBRAE/PA em parceria com a Prefeitura Municipal de Placas, Associação dos Comerciantes com organização e apoio da Sala do Empreendedor, através do Agente de Desenvolvimento Local, está realizando um Curso de Atendimento ao Cliente com Consultoria, que tem com foco as Microempresas e as Empresas de Pequeno Porte, que visa o desenvolvimento do comércio local como público alvo, os interessados visam melhorar suas práticas em atendimento ao cliente.

O curso terá carga horária de 20 horas e está sendo ministrado pela consultora do SEBRAE/PA senhora Leda Maria Correia de Cerqueira. No decorrer do curso serão abordados os temas: tratar bem ou atender bem, superando as expectativas do cliente, como lidar com situações e clientes difíceis, a escala da lealdade e diretrizes pata tratamento das reclamações.

Pelo menos onze empresas estão participando do curso com representatividade de mais de 20 colaboradores das empresas. A meta é transmitir o conhecimento necessário no que diz respeito ao bom atendimento ao cliente. O que se espera é melhorar o atendimento comercial e consequentemente a renda per capta do comércio e o crescimento.

Prefeito Leonir Hermes incentiva qualificação de profissionais
Prefeito Leonir Hermes incentiva qualificação de profissionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *