Mais de 10 mil pescadores serão beneficiados com o Centro Integrado de Pesca Artesanal

Centro Integrado de Pesca Artesanal - CIPAR
Centro Integrado de Pesca Artesanal – CIPAR

Os pescadores artesanais de Santarém, associados à Colônia Z-20, poderão contar a partir do primeiro semestre de 2015 com o Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR). A estrutura, localizada na Rua Elinaldo Barbosa no bairro de Santana, está sendo erguida através de convênio firmado entre a Prefeitura e o Ministério da Pesca no valor de R$ 2.498.700,00 e será de grande importância para o armazenamento e beneficiamento do pescado. A expectativa é que depois pronto, o CIPAR beneficie 14 mil pescadores, associados à Colônia de Pescadores Z-20.

O prefeito Alexandre Von, que visitou as instalações do CIPAR na manhã desta quarta-feira (03), lembrou que o projeto iniciou por meio de uma ação institucional capitaneada pela Z-20 junto ao Ministério da Pesca. “O recurso já estava disponibilizado para esse projeto há alguns anos [desde 2008] e por falta de terreno, falta de atendimento de exigências por parte do Ministério da Pesca e Caixa Econômica essa obra não pôde se realizada antes. Porém ela iniciou há 40 dias e ao longo do primeiro semestre de 2015 Santarém vai contar com um Centro Integrado de Pesca Artesanal que será gerenciado pela Z-20. É uma estrutura fantástica que será utilizada em benefício do pescador artesanal, para permitir que ele agregue renda ao seu produto e seja melhor remunerado”, explicou o prefeito.

O CIPAR é composto por dois blocos. Um administrativo e outro operacional. O administrativo é composto por refeitório, sala de aula, auditório e telecentro. Componentes que ajudarão na capacitação do pescador. O bloco operacional é composto por silo de gelo, com capacidade de produção para 14 toneladas, área de classificação do pescado, uma câmara fria, com capacidade para 20 toneladas de armazenamento, uma câmara de espera, com capacidade para duas toneladas de pescado, e uma área de higienização.

Para o diretor da Colônia de Pescadores Z-20, Jaderilson Rêgo, o CIPAR será de grande importância não apenas no armazenamento, mas, também, no beneficiamento e escoamento do pescado. “O ano de 2014 foi difícil para a categoria. Tivemos muitos pescadores que perderam seus peixes por falta de comprador. Apesar da população santarena gostar muito de consumir o peixe, não temos a demanda necessária para escoar. Nós esperamos que a obra entre em funcionamento o mais rápido possível, para beneficiar o pescado, vendendo ele com mais qualidade, podendo até exportá-lo e que nosso pescador possa receber um preço justo, contribuindo para aumentar a renda”, observou Jaderilson.

As obras estão sendo executadas pela empresa MultiSul Engenharia LTDA, de Belém, vencedora do processo licitatório do tipo Concorrência Pública, e tem previsão inicial para ser finalizada em fevereiro de 2015.

SEMTUR E SETUR APRESENTAM OS INDICADORES DO TURISMO 2014

A Secretaria de Estado de Turismo – SETUR e a Secretaria Municipal de Turismo de Santarém – SEMTUR realizarão em Santarém o “Seminário para Apresentação dos Indicadores (Hotelaria e Economia do Turismo) do Pará, Santarém e Vila de Alter do Chão”. O seminário é direcionado aos estudantes e profissionais de turismo, gestores/proprietários de meios de hospedagem, bem como a todos os interessados em conhecer as atividades desenvolvidas para aumentar a competitividade turística do Pará e Santarém.

PROGRAMAÇÃO

04/12/2014 – Quinta-Feira

09h – Câmara Municipal de Vereadores – Apresentação dos Indicadores (Hotelaria e Economia do Turismo) do Pará, Santarém e Vila de Alter do Chão – Admilson Alcântara – SETUR e Roberto Sena – DIEESE/PA

16h as 18:00h – Alter do Chão – Apresentação dos Indicadores (Hotelaria e Economia do Turismo) do Pará, Santarém e Vila de Alter do Chão – Admilson Alcântara – SETUR e Roberto Sena – DIEESE/PA

Local: Auditório do Hotel Mirante da Ilha

05/12/2014 – Sexta-Feira

10h – 12h – Santarém – Apresentação dos Indicadores (Hotelaria e Economia do Turismo) do Pará, Santarém e Vila de Alter do Chão – Admilson Alcântara – SETUR e Roberto Sena – DIEESE/PA

Local: Auditório do SEBRAE – Av. Rui Barbosa – Centro

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO SERÁ CELEBRADO COM SERVIÇOS EM SAÚDE

Para marcar o Dia Internacional do Voluntariado, celebrado na próxima sexta-feira, dia 5 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), levará a Caravana Multiprofissional à Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Amália, Bairro Mapiri, que promoverá serviços em saúde de 8h às 12h.

Dentre os atendimentos que serão ofertados, estão: avaliação auditiva, orientações à saúde do trabalhador, vacinação, atendimentos em beleza e estética, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, verificação de peso e medida, testes rápidos às DSTS (HIV, Sífilis e Hepatites B e C), inscrição no CAD Único, além da expedição do Cartão SUS, CPF e Passe Livre (Idosos e Deficientes).

I SEMINÁRIO DE IMPLANTAÇÃO DA MESA DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE DO SUS

Com o intuito de discutir políticas públicas para a valorização dos profissionais da Saúde, além de sensibilizar gestores e trabalhadores para a Implantação da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS em Santarém-PA, ocorre nos dias 04 e 05 deste mês, entre 8h e 18h, o I Seminário da Mesa de Negociação Permanente do SUS. O evento será realizado no Auditório do Campus Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), situado na Avenida Mendonça Furtado, entre as Travessas Prof. Carvalho e Frei Ambrósio.  Confira a programação:

DIA 04 DE DEZEMBRO DE 2014

– 8h às 10h – Credenciamento

– 9h às 9h:30 – Mesa de abertura (Prefeito, Secretária de Saúde, CMS, 1 representante do GT, Câmara, Conselho Estadual, Ministério Público e DIEESE).

– 9h:30 – DIEESE –  Mesa Permanente de Negociação como processo de consolidação do trabalho no SUS. Coordenador – Olney Vasconcelos. Secretário – Rosana Paixão

– 12h – Almoço

– 14h – Orientações para trabalhos de grupos.

– 14h30 – 16h – Trabalho de grupo

– 16h às 18h – Apresentação e sistematização dos trabalhos de grupos

– 18h – Lanche

– Encerramento

DIA 05 DE DEZEMBRO DE 2014

– 8h às 10h – Mesa de debate – Papel da Previdência Social e MPE junto aos trabalhadores de Saúde do SUS. Coordenadora – Rosana Paixão. Secretário – Augusto Cesar.
– 10h às 11h – Comissão do PCCR – Apresentação dos avanços do processo de elaboração do PCCR do município de Santarém. Coordenador – Junio
Aguiar. Secretária – Irlaine Figueira.

– 11h – Encaminhamentos – (Conceição Menezes e todos os Membros do GT).

– 12h – Almoço de encerramento.

ATIVIDADES DO ECO-NATAL E SESSÃO DE FILME NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Nesta quarta-feira (03/12) 15 alunos do Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF), participaram da oficina Eco Natal que ensinou: a reutilizar garrafa pet e aplicar detalhes em EVA, a confeccionar porta-treco e ponta de lápis. No próximo encontro, sexta-feira (05/12) a equipe vai aprender a reutilizar será CD para confeccionar adereços de árvore de natal. As atividades são desenvolvidas no espaço funcional da Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos, administrada  pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) e fazem parte das atividades  do “Natal na Biblioteca”.

Durante a tarde, a partir das 15 horas, são exibidos filmes com temas natalinos.  O encerramento desta ação será no dia 12 de dezembro, no “Bate-papo com o Papai Noel” junto aos estudantes  do 1º ano da Escola Mun. de Ens. Fund. Fluminense. Mais informações com o administrador da Biblioteca, Walteci Nogueira (93) 99162-5246.

Programação
*Oficina de Eco-Natal (apenas na 2ª, 4ª e 6ª)

  Horário: 9 horas

*Filmes com temas de natal

  Horário: 15 horas

III RECITAL DE PIANO NO THEATRO VICTÓRIA

No palco da Sala Cultural do Theatro Victória 22 pianistas apresentam um repertório de músicas clássicas. O espetáculo musical é produzido pelo Centro de Artes da Amazônia. A apresentação será realizada nesta quinta feira (04/12), às 19h30, com entrada franca.

I COPA DA JUVENTUDE DE VÔLEI PROSSEGUE COM JOGOS NA NOVA REPÚBLICA E MAPIRI

Após a pausa do fim de semana, a I Copa da Juventude de Voleibol, realizada pela SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer) continua nesta quarta feira (03/12), com dois jogos na quadra da UIPP, a partir das 19h30. O primeiro jogo da noite será entre as equipes: Racco Cosméticos x Fazenda. Em seguida, jogam C&D Presentes x Arena Assescon.

Tabela de Jogos

04/12 – 19h30 – Quadra UIPP da Nova República

Auto Esporte Lins x Racco Cosméticos

Unisport x Massamix

05/12 – 19h30 – Quadra UIPP da Nova República

Sampra Volei x C&D Presentes

Arena Assescon x Racco Cosméticos

07/12 – 09h00 – Ginásio da Cidadania

Massamix x Fazenda

Racco Cosméticos x C&D Presentes

08/12 – 09h00 – Ginásio da Cidadania

Unisport x Sampra Volei

Auto Posto Lins x Arena Assescon

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *