Atleta de Santa Catarina vence Triathlon Tapajós em 2014

José Ribamar foi o grande vencedor
José Ribamar foi o grande vencedor

Um estreante acabou levando a melhor no Triathlon Tapajós 2014. José Ribamar Arruda, atleta de Santa Catarina, foi o grande campeão da categoria principal da competição, realizada no sábado (13), pela orla de Santarém, Oeste do Pará. Em seu primeiro ano, o triatleta venceu a prova com o tempo de 1 hora e 5 minutos. João Pereira de Oliveira e José Diego Soares, ambos de Manaus, fecharam o pódio.
– Foi uma prova muito dura, difícil. Eu sempre lado no mar e em uma região fria, então ir pro rio e suportar esse calor foi complicado demais, superação total. Mas foi muito legal, a organização trabalhou da melhor maneira possível, todo mundo está de parabéns. Precisamos de mais provas como essa. Fiz um tempo muito bom, em um percurso truncado como esse, é muito bom. A pedalada foi muito forte e consegui esse resultado – comemora José Ribamar.
Os competidores fizeram um trajeto de quase 26 km dividido nas três categorias: foram 750 metros de natação no Rio Tapajós, 20 km com a bicicleta e 5 km de corrida para encerrar. Além da principal, os atletas masters também percorreram essa distância. João Pereira de Oliveira fez o tempo de 1 hora e 6 minutos e foi o grande campeão entre os mais experientes – o participante competiu pelas duas categorias, algo permitido pelo regulamento. Os santarenos Orioni Jean Costa e Francinaldo Lira foram o segundo e o terceiro colocados, respectivamente.
Mas além do triathlon, a competição também apresentou outra modalidade: o aquathlon, com as provas de natação e corrida. Essa categoria foi destinada a atletas mais jovens, com idade entre 13 e 16 anos, e teve como campeão Ronan Jesus Faria, que fez o tempo de 39 minutos e 24 segundos. Cleodison da Silva Sardinha foi o segundo colocado, completando o percurso em 43 minutos e 1 segundo. Os dois competidores representaram a vila de Alter do Chão na competição.
– Esse é o terceiro ano que participo dessa prova e meu segundo título consecutivo. Na hora da natação, me afoguei duas vezes, mas consegui completar a prova. Na corrida foi melhor, mas ainda falta um pouco de treino para mim, meu peito estava doendo muito. Agora vou continuar treinando para a próxima edição – afirma Ronan Jesus Faria, campeão do aquathlon.
– A competição foi meio difícil, me superei bastante. Tive problemas na natação, sai atrás mas consegui fazer um bom tempo. Agora é se preparar para 2015 – ressalta o vice-campeão Cleodison Sardinha.
Ao final das provas, os participantes e o público presente ainda acompanharam uma apresentação de dança, antes da premiação dos melhores colocados. O Triathlon Tapajós 2014 foi organizado pelo Sistema Tapajós de Comunicação e encerra o calendário esportivo da emissora.
– O 16º Triathlon Tapajós foi um sucesso total. Tivemos recorde no número de participantes e uma grande participação do público, tudo foi muito bom – conclui Vera Pereira, diretora administrativa do STC..
Fonte: RG 15/O Impacto e G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *