Itaituba ganha núcleo do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós

Padre Sidney Canto comandou instalação do IHGP
Padre Sidney Canto comandou instalação do IHGP

Dentre os presentes mais valiosos e significativos por ocasião dos 158 de fundação de Itaituba transcorrido dia 15 último, foi a implantação de um núcleo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, em solenidade ocorrida na sala verde anexa a SEMAP. A reunião foi coordenada pelo presidente do Instituto em Santarém padre Sidney Canto e pelo geólogo Jubal Filho, que em Itaituba com o Bispo Dom Vilmar representam o Instituto, que passará também a contar com outras pessoas de Itaituba.
Antes de abrir espaço para o debate chamado Roda de Conversa, Padre Sidney Canto leu trechos da Revista que foi lançada e distribuída gratuitamente aos presentes, um livro de memória e documentos sobre vida e obra do Coronel Raimundo Pereira Brasil e seu livro os Sertões do Rio Tapajós, numa singela homenagem a um grande vulto histórico de Itaituba. Raymundo Pereira Brasil era maranhense, mas que adotou o Pará e mais especificamente Itaituba como sua terra.
Padre Sidney elogiou o esforço e empenho de todos os presentes, considerado em bom número já que o Instituto tem por missão a preservação da memória e da história da região pelo resgate oral e documental. Para o Padre Sidney Canto, Itaituba teve e tem grande papel na história Tapajônica, tanto quanto Santarém. E isso precisa ser fortalecido principalmente os patrimônios históricos que estão sendo destruídos pela ação do tempo e que precisam ser salvos pela ação dos historiadores, das pessoas que amam essa terra.

Membros que fazem parte do Instituto Histórico e Geográfico de Itaituba
Membros que fazem parte do Instituto Histórico e Geográfico de Itaituba

Após a leitura da Revista foram feitas várias perguntas sobre o papel do Instituto que agora ganha representação em Itaituba, como vai desenvolver suas atividades. Regina Lucirene Macedo falou sobre o achado arqueológico da preguiça gigante que precisa retornar para Itaituba. Padre Sidney enfatizou a importância da implantação do núcleo em Itaituba, Estiveram presentes Nayá Fonseca, procuradoria da prefeitura; secretário de meio Ambiente, advogado Emanuel Bentes; Liz Carmem (IFPA), Norton Sussuarana, escritor Nazareno Santos, presidente da ACI Fabrício Schubert, Antonieta Lima etc…
Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *