Acadêmicos promovem ‘apitaço’ na Ufopa

Membros do Consun da UFOPA
Membros do Consun da UFOPA

Em protesto à falta de homologação do resultado da eleição do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), da Universidade Federal do oeste do Pará (Ufopa), estudantes promoveram um ‘apitaço’ na noite de quarta-feira, 17, em frente ao campus Amazônia Boulevard, na Avenida Mendonça Furtado, em Santarém.

Portando faixas cartazes e com auxilio de apitos, os universitários cobraram transparência na posse dos novos membros dos Conselhos Superiores.

Os membros do Consun da UFOPA homologaram na última terça-feira, 16, durante reunião do Consun, os resultados das eleições para a direção de seis unidades acadêmicas da Universidade: IBEF, ISCO, ICTA, ICS, IEG e ICED. O Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) não teve o resultado das suas eleições homologado.

Os conselheiros optaram por instituir uma comissão, composta por cinco membros do Consun, para analisar, à luz da norma eleitoral do CFI, a documentação de um recurso interposto por uma das chapas candidatas. Enquanto não houver homologação do resultado, mantém-se a atual direção da unidade. No dia 30 de janeiro de 2015, o Conselho se reunirá novamente para analisar o parecer da comissão.

Os novos diretores e vices assumem, além da direção dos institutos, seus lugares como membros do Consun, durante a cerimônia de posse dos novos conselheiros, que será realizada na próxima sexta-feira, 19 de dezembro, no auditório do Câmpus Amazônia. Durante o evento, também serão empossados os representantes das categorias acadêmicas – professores, técnicos e alunos –, eleitos para os Conselhos Superiores, Consepe e Consad, na votação do dia 28 de novembro. Toda a comunidade acadêmica está convidada para a cerimônia, que terá início às 15h.

Segundo a reitoria da Ufopa, devem ser empossados todos os representantes das categorias acadêmicas – professores, técnicos e alunos –, eleitos para os Conselhos Superiores na votação do dia 28 de novembro, e também os docentes eleitos como diretores e vices das unidades acadêmicas da Universidade. Toda a comunidade acadêmica deve participar da cerimônia.

Os resultados das eleições para a direção de seis unidades acadêmicas da UFOPA foram homologados nesta terça, 16, durante a última reunião do Conselho Universitário (Consun) no ano de 2014. No IBEF, assumem como diretora e vice as professoras Elaine Cristina Pacheco de Oliveira e Lia de Oliveira Melo; no ISCO, assumem os professores Waldiney Pires Moraes e Wilson Sabino, como diretor e vice; no ICTA, a direção fica a cargo dos professores Keid Nolan Silva de Sousa e Marlisson Augusto Costa Feitosa; no ICS, assumem como diretor e vice os docentes Jarsen Luís Castro Guimarães e Lílian Rebellato; no IEG, os professores Manoel Roberval Pimentel Santos e Júlio Tóta da Silva são os novos diretor e vice; e, no ICED, assumem a direção os docentes Edilan de Sant’ana Quaresma e Maria Raimunda Santos da Costa.

Ainda durante a reunião do Consun, foram aprovadas a Política de Cultura da UFOPA e o documento elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), que estabelece normas para atribuição de carga horária em projetos e pesquisas na Universidade, adequando alguns quesitos da Resolução nº 41, de 20 de novembro de 2013. A PROPPIT deve elaborar ainda uma nova regulamentação, normatizando os critérios de avaliação de projetos e pesquisas por parte das unidades acadêmicas.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *