Incêndio destrói barracão do Sairé em Alter do Chão

Polícia Civil abriu inquérito para investigar as causas do incêndio
Polícia Civil abriu inquérito para investigar as causas do incêndio

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as causas do incêndio que consumiu o Barracão do Sairé, na Vila Balneária de Alter do Chão, na noite de sábado, 20. Segundo testemunhas, o fogo destruiu o barracão em poucos minutos e não houve feridos. Às proximidades do local do incêndio, dezenas de torcedores, jogadores e diretores do time do Santo Antônio Futebol Clube festejavam a conquista do Copão de Futebol da Região do Eixo Forte.

O Barracão do Sairé, coberto de palha, é construído todos os anos para a tradicional festa folclórica que atrai pessoas do mundo inteiro, para a Vila de Alter do Chão. Ele foi construído recentemente pela Prefeitura de Santarém e abrigou toda a programação religiosa do Sairé.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Alter do Chão, Carlos Santos, uma faísca de rojão jogado do campo do Santo Antônio pode ter atingido o barracão e causado o incidente.

A Festa do Sairé  atraí milhares de visitante pelas ruas da vila de Alter-do-Chão durante os cinco dias do evento. Procissões, apresentação de grupos de carimbó, coreografia indígena e dramatizações de lendas amazônicas, como a história do boto que seduz a índia, são algumas das atrações da festa.

Existe também a tradicional rivalidade entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa – disputa que ocorre há 17 anos, onde cada agremiação se apresenta com pelo menos 10 carros alegóricos animando a platéia, com danças regionais e coreografias. Ao final do concurso uma delas leva o título de melhor boto.

Todos os anos, o município de Santarém recebe milhares de visitantes e turistas, que ficam encantados com a alegria, natureza, gastronomia, cultura e hospitalidade dos moradores da comunidade.

O Festival do Sairé, festejado no mês de setembro, conta com um ritual religioso, durante o dia, culminando com a cerimônia da noite, quando são feitas ladainhas e rezas. Depois, vem a parte profana da festa, com shows artísticos e apresentações de danças típicas e pelo confronto dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, ponto alto da comemoração.

INCÊNDIO NO LIXÃO DE SANTO ANDRÉ: Um outro incêndio aconteceu por volta das 19:30 horas de segunda-feira, dia 22, no Lixão do Santo André, que fico no bairro do mesmo nome, em Santarém. O Corpo de Bombeiros 4esteve no local para combater o incêndio, que começou com a queima de lixo às proximidades do entulho. Os galhos secos facilitaram com que as chamas se espalhassem e aumentasse a proporção do incêndio. Foram necessárias duas viaturas do Corpo de Bombeiros para apagar o fogo. Segundo moradores, a fumaça causou problemas respiratórios, principalmente às crianças.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *