Servidores são contaminados com meningite

De três casos registrados, dois já foram confirmados
De três casos registrados, dois já foram confirmados

A população da cidade de Goianésia do Pará, sudeste do Pará, atravessa um dos mais preocupantes surtos de meningite já ocorrido na cidade. De três casos registrados, dois já foram confirmados, mas o número poderá aumentar após a realização de exames especializados nas pessoas que ficaram expostas a doença.

Um dos casos confirmados são do investigador da Polícia Civil conhecido como “Doca”, internado após sentir febre alta, forte dor de cabeça, rigidez no pescoço, náuseas, vômitos, sonolência e fotossensibilidade, além de falta de apetite, sintomas comuns em casos de meningite. O polícial civil chegou a ser internado no Hospital Municipal de Goianésia do Pará, mas seu quadro clínico agravou e ele teve que ser transferido imediatamente para Belém, onde está sendo assistido, e encontra-se isolado já passando pelo tratamento.

Outro caso foi confirmada na tarde do último domingo (11). A funcionária pública Maria Claudiene de Souza Pinho, de 24 anos, que trabalha no setor de limpeza do hospital, começou a apresentar os mesmos sintomas, sendo isolada em um leito improvisado naquela unidade de saúde.

Outra situação que está causando preocupação é a que passam os detentos da Delegacia de Goianésia do Pará, que também conviveram com o policial civil, infectado com meningite, e que estão ameaçados do contágio.

Segundo informações, muitos dos presos que não são de justiça, chegaram a ser liberados para evitar a contaminação dentro das celas da delegacia, inclusive, na tarde desta segunda-feira (12), será realizada a lavagem geral da delegacia com produtos químicos, além da pintura das selas para evitar a contaminação dos detentos.

Descaso

A Prefeitura de Goianésia do Pará estaria tentando amenizar os problemas. A Vigilância Sanitária da cidade, informou que não existe nenhuma contaminação ambiental na delegacia e no Hospital Municipal, mas os casos de suspeitas de meningite estão se proliferando em toda a cidade, haja vista, a grande quantidade de pessoas que procuram e convivem no hospital diariamente, e que ficaram expostas a doença, além dos presos que foram liberados para suas casas, com isso, é necessário que o Governo do Estado, através da Sespa, intensifique imediatamente uma campanha de prevenção e de tratamento dos casos suspeitos de meningite, bem como, a transferência imediata da funcionária municipal Maria Claudiene de Souza Pinho, que se encontra sem nenhum tratamento especializado, em uma sala improvisada dentro do hospital municipal em Goianésia do Pará, estando exposta a uma evolução de piora, em seu quadro clínico.

A equipe de reportagem procurou a sede da Prefeitura de Goianésia do Pará, em busca de um posicionamento do prefeito João Gomes, conhecido como “Russo”, mas o mesmo não foi encontrado. Já na sede da Secretaria de Saúde da cidade, em função ao período de recesso administrativo, ninguém também foi localizado para dar esclarecimentos à situação da suposta epidemia de meningite.

A direção do Hospital Municipal de Goianésia do Pará informou que não existe nenhum caso de meningite confirmado na cidade, e que dentro daquela unidade de saúde, existe apenas uma paciente que inclusive e funcionária municipal, internada com suspeita de meningite, mas que se encontra em tratamento e em observação.

Os familiares da funcionária do hospital municipal Maria Claudiene de Souza Pinho, desmente a diretora, e afirmam que já foi confirmada sua infecção por meningite, com a comprovação após o resultado de exame, e que a diretora está segundo a orientação do gestor municipal “Russo”, tentando a qualquer custo “abafar” o caso, para evitar uma repercussão negativa contra sua administração, em função ao colapso evidente que atravessa o setor da saúde na gestão municipal.

Fonte: DOL, com informações de Wellington Hugles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *