Corpo de Bombeiros intensifica trabalhos nas praias de Santarém

Segurança redobrada nas praias de Santarém
Segurança redobrada nas praias de Santarém

Para garantir tranqüilidade a pessoas que procuram as praias durante as férias escolares, o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) intensificou os trabalhos nos principais balneários de Santarém, entre eles, Alter do Chão, Ponta de Pedras e Maracanã. Segundo o Corpo de Bombeiros, a “Operação Verão” acontece nos balneários de maior fluxo de pessoas, durante as férias escolares.
De acordo com o comandante do 4º GBM, Tenente/coronel Cláudio Rego, devido ao número reduzido de militares, o Corpo de Bombeiros montou equipes nos três balneários citados. Ele destaca que os militares também monitoram as demais praias localizadas no entorno da cidade.
Na última Operação, a principal problemática encontrada nas praias foi à má utilização de coletes salva-vidas por parte do público que utilizava embarcações, caiaques e motos aquáticas.
“As pessoas devem se conscientizar da importância do uso do equipamento de segurança individual para a manutenção da vida dos condutores”, ressalta o Tenente/coronel Cláudio.
Ele reforça que neste período o fluxo de banhistas aumenta nos balneários devido às férias escolares. Vinte militares estão envolvidos na ação que ocorrerá por todo mês de julho.
O comandante destaca que no último fim de semana nenhuma ocorrência foi registrada, mas foram realizadas muitas orientações quanto ao uso de coletes salva-vidas por pessoas que usam caiaque e outras embarcações de esporte e recreio.
O Tenente/coronel Cláudio revela os principais problemas envolvendo banhistas. “Dos adultos é a associação de bebida alcoólica com o nado, pois a bebida gera alto confiança e leva a noção de perda do perigo e desrespeito das normas de segurança. Já com as crianças, é nadar sem a companhia dos pais, isso não deve acontecer”, aconselha.
RECOMENDAÇÕES AOS BANHISTAS: Ao chegar à praia, procure orientação do guarda vida de plantão; Questione quanto aos trechos de riscos e quais são as melhores áreas para banho; Não deixe crianças nadarem desacompanhadas; procure deixá-las com a água na altura do abdômen; Adultos devem nadar paralelo à linha da praia e nunca em direção ao fundo do rio, pois se precisarem de socorro poderão acionar com facilidade um guarda vida.
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *