Vigias das escolas estaduais de Santarém suspendem greve

Vigias da rede estadual de ensino de Santarém realizaram uma assembleia e decidiram suspender a greve
Vigias da rede estadual de ensino de Santarém realizaram uma assembleia e decidiram suspender a greve

Após cinco dias de paralisação, os vigias da rede estadual de ensino de Santarém realizaram uma assembleia na tarde de segunda-feira (9) e decidiram suspender a greve. A categoria deve retornar ao serviço nas escolas nesta terça-feira (10).

A greve iniciou na quinta-feira (5) com o objetivo de conseguir uma resposta da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sobre a carga horária que a categoria cumpre. Os vigias alegavam que estavam exercendo uma jornada de trabalho superior ao que consta no edital do concurso C130, sem receber aumento na remuneração.

Na sexta-feira (6), a justiça determinou que o Estado cumpra a carga horária de vigilantes de escolas de Santarém, de acordo com o edital do concurso C-130 de 2007/ em relação a jornada de trabalho.

A assembleia de segunda-feira foi realizada depois que o comando de greve dos vigias se reuniu com a 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE) para decidir como os servidores devem cumprir a carga horária. Levando em consideração o edital do concurso de 2007, que estabelece carga horária de 30 horas semanais, três propostas foram apresentadas.

De acordo com o comando de greve, a primeira proposta era para trabalhar de segunda a sexta, uma noite sim e outra não, sem hora extra; a segunda opção era para trabalhar de segunda a sábado, com 20 horas extras; e a terceira sugestão era para trabalhar de segunda a domingo, com dois dias de folga e sem hora extra. “Trouxemos as três propostas que a URE nos apresentou. Foi aprovada uma e essa aprovação foi feita em assembleia. Vamos trabalhar de segunda a sexta, de 12/36. Não trabalhando no sábado e no domingo”, informou o representante do comando de greve, Jaime Sousa.

A categoria decidiu voltar ao serviço, mas continuar em estado de greve. “A gente está esperando o início do ano letivo com a nova portaria de lotação que vem justamente adequar a nossa jornada de trabalho conforme edital e se ela não for publicada conforme o que nos foi prometido reunimos a categoria de novo para decidir o rumo”, disse Sousa.

Os vigias continuam mobilizados para conseguir outros pontos da pauta de reivindicações. Eles cobram adicional noturno, segurança no trabalho, Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração (PCCR) unificado e formação continuada.

Fonte: RG 15/O Impacto e G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *