Polícia indicia vereador acusado de receptação
Por essa o vereador Pedro Lopes não esperava e agora deve encarar a Justiça e seus pares na Câmara Municipal de Óbidos, podendo ter seu mandato cassado. A Polícia Civil concluiu o inquérito que investigava o envolvimento do Vereador com o crime de receptação de veículo roubado.
O delegado Jamil Casseb, que estava à frente das investigações, concluiu o procedimento e já o encaminhou à Justiça. O Delegado de Polícia indiciou o Vereador, que na época foi eleito pelo PPS e hoje está nas fileiras do Pros, no artigo 180 do Código Penal brasileiro.
Vale ressaltar que o vereador Pedro Nogueira Lopes, de 51 anos, foi preso em flagrante no ano passado em Santarém quando dirigia um carro roubado – Siena, da Fiat, com a placa adulterada NOK-9717, de Manaus. Após pagar fiança de três salários mínimos, o Vereador foi liberado pela Polícia e ficou respondendo o inquérito em liberdade.
As investigações da Polícia constataram que o carro apreendido em poder do vereador Pedro Nogueira Lopes tinha sido roubado em Manaus (AM), e que a placa original era NOK 3047. Em depoimento à Polícia, o Vereador afirmou ter comprado o veículo no final de 2013, em Santarém, pelo qual pagou R$ 18 mil. Mas não apresentou nenhum documento que comprovasse a negociação.
ENTENDA O CASO: O vereador Pedro Nogueira Lopes, do município de Óbidos, foi preso no dia 10 de julho de 2014 em Santarém, no Oeste do Pará, dirigindo um carro com placa clonada. Segundo o delegado Jamil Casseb, o furto do veículo estava registrado na Delegacia. O Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) recebeu a denúncia de que o carro Siena, cor prata, com placa de Manaus, teve o chassi adulterado e foi trazido à Santarém. Após ser autuado em flagrante, o Vereador prestou esclarecimentos na Delegacia e explicou que comprou o carro de um amigo e não sabia a procedência. Dr. Jamil Casseb informou que Pedro Nogueira Lopes, que foi o Vereador mais votado nas últimas eleições daquele Município, foi autuado por receptação de roubo, mas como o crime é afiançável foi liberado. Na ocasião, o veículo foi encaminhado para perícia, em seguida ficou à disposição da Justiça. A Polícia Civil de Santarém entrou em contato com a Polícia de Manaus comunicando que o veículo havia sido localizado para que o proprietário fizesse procuração.
O veículo Siena ainda se encontra no pátio da 16ª Seccional Urbana da Polícia Civil de Santarém à disposição da Justiça.
Por: Jefferson Rocha