Coluna Impacto

c1ESTRANGEIRO MIJÃO

Jornalista Herbert Garcia, em contato com a coluna, informa que um caso revoltante foi registrado no período do carnaval, em Alter do Chão. Segundo ele, após apresentar problemas no sistema de armazenamento dos excrementos de um trailer, pertencente a um estrangeiro que estava de passagem pela vila, várias ruas do Distrito ficaram tomadas por urina e fezes. Revoltadas, algumas pessoas seguiram o rastro deixado pelo mesmo e tomaram satisfações com o proprietário do veículo, que se conteve apenas em dizer que aquilo tratava-se de um problema mecânico e iria limpar as ruas sujadas por ele. Os prejudicados acionaram a Polícia Militar (foto) e foram informados que esses tipos de casos eram resolvidos pela SEMMA, mas o órgão ambiental não tinha nenhuma equipe de plantão em Alter do Chão. A paradisíaca Vila está sendo invadida por estrangeiros e Hippies, que estão afugentando os turistas. Isso tem que acabar.

ADEFIS COBRA PROVIDÊNCIAS

A Associação de Deficientes Físicos de Santarém (ADEFIS) vem reivindicando há 22 anos a doação de um terreno para a construção de sua sede permanente, pois hoje funciona em prédio alugado no bairro do Caranazal, mas como a Associação não tem recursos financeiros, o aluguel já está acima do valor que os membros podem pagar. Há alguns meses, os membros da Associação se apropriaram de um terreno localizado no bairro Jardim Santarém próximo à Praça da Bíblia, onde levantaram um barracão improvisado para tentar impedir que sejam retirados do local, uma vez que lá, não há nada construído. O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Reginaldo Campos e o vereador Emir Aguiar acolheram as demandas da ADEFIS, que consiste no pedido de audiência com o prefeito Alexandre Von, com a finalidade de resolver, de forma legal, a aquisição de um espaço para abrigar os associados da entidade.

MINISTRO DAS CIDADES EM SANTARÉM

Neste sábado, dia 21, acontecerá em Santarém uma audiência pública com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab e prefeitos da região Oeste do Pará, para discutir assuntos ligados aos municípios da região. O encontro foi articulado pelo deputado federal Chapadinha, “que apesar de estar começando a sua atuação na Câmara dos Deputados, já mostra habilidade em articulações como essa, uma vez que o Ministério das Cidades é hoje um dos mais importantes para a nossa região, considerando o interesse de cada Município em viabilizar projetos junto ao Ministério”. Durante a audiência pública, os prefeitos da região vão ter à oportunidade de despachar com o ministro Kassab, em condições de fazer pessoalmente através de projetos suas reivindicações. O encontro será realizado no Barrudada Tropical Hotel.

ÔNIBUS SUCATEADOS

Os usuários de transporte coletivo em Santarém cobram melhorias para o serviço. Eles reclamam das condições dos ônibus que circulam na cidade e também das paralisações que os rodoviários têm realizado para reivindicar o aumento do abono salarial. Segundo os usuários de ônibus, há veículos que circulam sem condições adequadas, com problemas mecânicos e expondo pessoas a risco de acidentes. Os passageiros também reclamam do comportamento de alguns motoristas de coletivos e do tempo que esperam pelo transporte. Alguém tem que olhar por essas pessoas.

PROERD

O comandante do CPR-1, Coronel José Monteiro Junior, informa à coluna, que o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) estará promovendo o 5ª Encontro PROERD para Gestores e Professores de Santarém. O evento ocorrerá na sala de instrução do Projeto Escola da Vida, no quartel do Corpo de Bombeiros, nesta sexta-feira, dia 20, com início às 09 horas, quando será esclarecida aos professores e diretores de escolas, a metodologia do programa, bem como firmar o compromisso entre Escola e Polícia Militar, através da assinatura do Termo de Responsabilidade.

c2CULTURA

Santarém recebe neste final de semana o espetáculo de palhaçaria “Circo do Só Êu”. O palhaço Zabobrim é interpretado pelo artista Esio Magalhães (foto), de Barão Geraldo, município de Campinas, São Paulo. O espetáculo acontece neste sábado, na Praça de São Sebastião a partir das 20h e no domingo em Alter do Chão, na Praça do Sairé. A entrada é gratuita para todas as idades. O espetáculo “Circo do Só Êu” faz parte do projeto “Ribeirando o Rio”, que foi contemplado com o Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo 2013 e tem como objetivo criar uma relação artística e cultural com populações tradicionais que vivem em comunidades com pouco ou nenhum acesso ao Circo e ao Palhaço. Em Santarém conta com o apoio do grupo Associação de Teatro de Santarém (ATAS) e produção da dupla de Palhaças Las Cabaças.

RETOQUES

c3O carnaval de rua em Santarém está morto e enterrado. Em Alter do Chão também foi um desastre. Nota zero para os organizadores do evento. Somente o bloco Fuleragem, do músico Marreta (foto), está salvando o carnaval de Santarém, que já foi um dos melhores do interior do Pará. * O Bloco Fuleragem sai pelas ruas da cidade toda quarta-feira de cinzas e já atrai milhares de foliões. * A CNBB lançou, na Quarta-Feira de Cinzas (18) em todas as igrejas católicas do Brasil, a Campanha da Fraternidade 2015. O versículo do livro de Mateus (10:45): “O filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” inicia o texto base da CF/2015. Em Santarém, a Diocese fará o lançamento da CF/2015 nesta sexta-feira, dia 20, às 20 horas, no centro de formação do bairro Santarenzinho. O evento será presidido pelo bispo Dom Flávio Giovenale. A programação contará com apresentações culturais das regiões pastorais. * Pelo menos 70 mil pessoas devem ser beneficiadas com a ação do programa Balcão de Direitos, da Defensoria Pública do Estado do Pará, que visitará 16 municípios no período de 13 de março a 27 de junho para promover a cidadania à população que necessita de emissão de documentos e atendimento jurídico. Jacareacanga, Itaituba e Altamira receberão o programa de 6 a 22 de abril. Já os municípios de Óbidos, Prainha, Monte Alegre e Almerim serão visitados no período de 1 a 18 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *