Lançado oficialmente em Santarém o Projeto Piloto de Coleta Seletiva

Podalyro neto e Sascha Van Keeken
Podalyro neto e Sascha Van Keeken

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), lançou oficialmente, nesta quarta-feira (18), no auditório do CIAM, o Projeto Piloto de Coleta Seletiva, denominado “Lixo Legal”. A iniciativa é uma parceria sustentável com o distrito alemão de Reno-Sieg, através do Programa Global 50 Parcerias Municipais para o Clima. O Projeto Piloto será desenvolvido, inicialmente, em uma poligonal composta por seis bairros centrais – Centro, Fátima, Laguinho, Santa Clara, Salé e Aldeia – com duração de um ano. A meta do Governo é expandi-lo, gradativamente, a partir dos resultados alcançados, para os demais bairros. A coleta seletiva será realizada de porta em porta as quartas e sextas-feiras, das 07h30 às 15h, em veículo próprio. A Prefeitura reitera que a coleta tradicional está mantida conforme os dias e horários pré-determinados.

O Projeto, que teve a participação do chefe da Divisão de Proteção de Reno-Sieg Rainer Roetterheinrich e do chefe de Operações da Empresa Distrital de Resíduos Sólidos Sascha Van Keeken, conta com o apoio de associações de moradores, igrejas, escolas, instituições de ensino superior, instituições públicas e privadas, Capitania dos Portos e demais instituições ou entidades, localizadas no entorno do polígono. O Projeto tem em sua base a educação ambiental, através de agentes multiplicadores que levam orientações sobre a separação do lixo seco (papel, papelão, plástico, vidro e metal) do lixo orgânico (sobra de alimentos), aos moradores, alunos das escolas da área abrangida e, também, aos donos de embarcações, que chegam todos os dias e ficam ancoradas ao longo da orla.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Podalyro Neto, esta é uma iniciativa que também objetiva cumprir o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), para dar destinação correta aos resíduos secos e úmidos, além da preservação e o fortalecimento da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Santarém (COOPRESAN),  onde 74 famílias vivem, atualmente, da coleta de resíduos sólidos.

“Hoje é um dia histórico e festivo para a cidade. É um projeto tão importante que merece ser estendido para todos os bairros do Município. No Brasil, somente Santarém e Rio de Janeiro foram contemplados com o projeto. A área testada vai receber o projeto até o final do ano e a educação ambiental será um processo contínuo para orientar e conscientizar os moradores sobre a importância. Com o apoio e colaboração de todos acreditamos no sucesso dessa ação”, disse Podalyro.

Para o prefeito Alexandre Von, a iniciativa pioneira em Santarém e na região Oeste do Pará trará benefícios tanto socioambiental, quanto economicamente. O gestor santareno ressaltou a parceria com o Governo Alemão, através do distrito Reno-Sieg, e convidou a população a conhecer e se integrar à coleta seletiva.

“O Governo da Alemanha, através do seu Ministério da Cooperação e Desenvolvimento, propôs um Programa denominado 50 Parcerias Municipais para o Clima, e apenas dois Municípios brasileiros integram o Programa: Santarém e Rio de Janeiro. Fruto da parceria com o distrito Reno-Sieg nós estamos iniciando esse projeto, que considero da maior importância. Essa estratégia vai durar um ano e só tem chance de dar certo com a participação de todos: famílias, escolas, empresas, igrejas, universidades, mercados e feiras, entidades comunitárias e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, que tem importância estratégica no Projeto. Dando certo nós vamos ampliar o projeto, gradativamente, que toda Santarém seja atendida por coleta seletiva. Se nós conseguirmos fazermos o dever de casa bem feito, o Governo Alemão sinaliza com um segundo projeto. Ele está nos liberando agora 50 mil euros [em torno de R$ 150 mil] e em seguida podemos ser beneficiados com um outro projeto de 500 mil euros [superior a R$ 1,5 milhão], onde, entre outros investimentos, nós pretendemos dotar Santarém de uma Usina de Compostagem de Material Orgânico. Nós daremos um salto tanto na coleta, quanto na destinação do lixo em Santarém”, informou o prefeito que reafirmou a estratégia do Município, dentro da estratégia com o governo alemão, de fechamento do lixão do Santo André, nas próximas semanas, para fortalecer o aterro de Perema, através da COOPRESAN.

A coleta de resíduos secos (papel, papelão, plástico, vidro e metal), abrangerá uma área que compreende as vias localizadas no perímetro da Avenida Cuiabá, Avenida Mendonça Furtado e orla da cidade. São elas: Ruas do Imperador, Rua Adriano Pimentel, Travessa Padre João, Rua Floriano Peixoto, Rua Galdino Veloso, Travessa 15 de Agosto, Travessa 15 de Novembro, Travessa Inácio Correa, Rua  24 de Outubro, Avenida São Sebastião, Travessa Moraes Sarmento, Travessa Dom Amando, Avenida Turiano Meira, Avenida Mendonça Furtado, Avenida Tapajós, Avenida Cuiabá e Avenida Rui Barbosa.

Já no próximo mês, em abril, uma parte do resíduo úmido será coletado, para que seja feito um estudo da produção de composto orgânico.

O projeto piloto, que já iniciou em fase experimental, pretende atingir em seu primeiro ano 3.346 domicílios, da área do polígono, o que corresponde a 12.892 habitantes. A meta de resíduos recicláveis por mês a ser coletado é de 6,5 toneladas.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

2 comentários em “Lançado oficialmente em Santarém o Projeto Piloto de Coleta Seletiva

  • 29 de maio de 2015 em 11:12
    Permalink

    Como posso saber mais informações sobre o caminhão do lixo legal, onde ele estará agora na última semana deste mês de Maio?

    Resposta
  • 19 de março de 2015 em 17:16
    Permalink

    Parabéns, mas o que será feito com o lixo coletado?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *