Amucan elege pela primeira vez uma mulher para presidente
Aconteceu na manhã de sexta-feira, 20, nas dependências do Hotel Barrudada em Santarém, a eleição para escolha e posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan). A entidade congrega dez municípios, sendo nove situados à margem esquerda do rio Amazonas e um na Ilha do Marajó, sendo eles: Alenquer, Anajás, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa.
O pleito ocorreu dentro de um clima de tranquilidade e não foi preciso a disputa, uma vez que foi apresentada apenas uma chapa de consenso que ficou com a seguinte composição:
Presidente: Adriana Pereira da Silva, prefeita de Curuá
Vice-Presidente: Marcilio Costa Picanço, prefeito de Terra Santa
Secretária: Patrícia Barge Hage, prefeita de Prainha
Tesoureiro: Vivaldo Mendes da Conceição, prefeito de Anajás
Conselho Fiscal: Luis Flávio Marreiro (Alenquer), Luis Gonzaga Viana (Oriximiná), Marinete Costa Machado (Faro), Marco Aurélio Dolzane do Couto (Juruti), José da Costa Alves (Monte Alegre), Mário Henrique de Souza Guerreiro (Óbidos).
A reunião foi presidida pelo presidente Marco Aurélio Dolzane, que entregou um relatório aos demais prefeitos com uma prestação de contas das ações da Amucan nos dois anos em que comandou a entidade. A nova presidente, Adriana Pereira, garantiu dar continuidade às demandas comuns definidas pela Amucan, entre elas, Asfaltamento e recuperação de rodovias estaduais da Calha Norte, implantação de um Hospital Regional na região e rebaixamento do Linhão de Tucuruí, além de apoio às demandas próprias.
O mandato de presidente da Amucan tem a duração de um ano e pode ser prorrogado por igual período uma única vez.
Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri