Semma apreende sons automotivos durante operação de combate à poluição sonora

Aparelhos de som automotivo foram removidos para o depósito da SEMMA
Aparelhos de som automotivo foram removidos para o depósito da SEMMA

A Secretaria de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA), realizou na última sexta-feira, 10/04, mais uma operação de combate à poluição sonora. Durante a madrugada por volta de 00h40, numa área próxima ao Parque da Cidade, foram apreendidos dois veículos, um Montana e o outro da Marca Golf, com o som em alto volume. A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil.

De acordo com o chefe de fiscalização da SEMMA, Arlen Lemos, após a constatação da irregularidade os aparelhos de som automotivo foram removidos para o depósito da SEMMA, onde ficarão retidos até a liberação por ordem administrativa.

“Durante a abordagem, os veículos estavam com o som acima do permitido por lei, a aferição constatou 104 decibéis. Também constatamos que o condutor de um veículo da Marca Gol de cor Prata evadiu-se do local colocando em risco a vida de outras pessoas, mas nós conseguimos anotar a placa do carro e posteriormente encaminharemos a lavratura de alto de infração. As penalidades vão de multas que podem chegar até 200 mil reais e apreensão dos equipamentos sonoros”, explicou.

A ação foi fundamentada na Lei 17.894/2004- Código Ambiental Municipal e Lei 9.605/98- de Crimes Ambientais.

ACADEMIA PÚBLICA DA VERA PAZ SERÁ INAUGURADA EM JUNHO

Resultado de convênio entre a Prefeitura de Santarém, através da SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer) e a empresa Cargill Agrícola S.A, a academia pública do Bosque da Vera Paz será inaugurada em junho deste ano, por ocasião da programação alusiva ao aniversário da Pérola do Tapajós.

Na manhã desta segunda-feira (13/04), a titular da SEMJEL, professora Maria José Maia acompanhada do chefe da Divisão de Esporte e Lazer, Ney Bendelack e de membros da Associação de Moradores do bairro do Laguinho, esteve local onde serão instalados os aparelhos da academia, já adquiridos pela Cargill, e recebeu a garantia da empresa de que as obras serão iniciadas ainda esse mês. Além da academia pública, a quadra de esportes da Vera Paz será totalmente revitalizada.

A academia pública do Bosque da Vera Paz será a primeira a de Santarém a contar com aparelhos específicos para portadores de necessidades especiais, inclusive cadeirantes.

SEMJEL REÚNE COM GRUPOS FOLCLÓRICOS PARA APRESENTAR PROJETO TRIBOS JOVENS EM MOVIMENTO

Todos os grupos folclóricos de Santarém que trabalham com o público jovem no estilo carimbó são convidados a participar na manhã desta terça-feira (14), de uma reunião promovida pela SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer), no Teatro Vitória, a partir das 9h, para tratar sobre o projeto “Tribos Jovens em Movimento”. O projeto será desenvolvido no município graças a um convênio firmado entre a Prefeitura de Santarém e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SNPD) – vinculada ao Ministério da Justiça.

O projeto que será executado pela SEMJEL sob a coordenação da Divisão da Juventude, tem como objetivo promover a capacitação, conferências e outras ações que estimulem os jovens para práticas saudáveis como forma de enfrentamento às drogas.

Segundo Weida Almeida, da Divisão da Juventude, o projeto vai atuar inicialmente 15 grupos folclóricos com um alcance de quase 750 brincantes, com idade a partir de 15 anos. O “Tribos Jovens em Movimento” promoverá ações informativas, com palestras, rodas de conversas e o debate sobre temas considerados importantes para a juventude santarena.
“Nós vamos trabalhar, também, a parte cultural. Teremos um cronograma para que esses grupos mostrem a sua cultura para o resto do Município e interajam entre si. Teremos alguns eventos nessa área de formação, com encontros que visam debater as temáticas referentes a cultura local. A culminância desse projeto será durante o Festival Borari, para o fortalecimento da cultura local”, explica Lilian Sousa, da Divisão de Planejamento da SEMJEL.
Segundo a titular da SEMJEL, Maria José Maia, o projeto é mais um importante instrumento para o enfrentamento das drogas no Município de Santarém. O primeiro passo foi à adesão do Município ao Programa “Crack é Possível Vencer”, do Ministério da Justiça.

VIDATIVA FAZ ATENDIMENTO DE ANAMNESE NO MÊS DA SAÚDE

A partir desta segunda-feira (13/04) até o dia 30 de Abril, os profissionais de educação física que atuam no programa VidAtiva, da SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer), estão realizando anamnese dos participantes dos grupos de ginástica, hidroginástica e natação.

Na manhã desta segunda feira (13.04) foram atendidos alunos do núcleo de Aparecida, no São Paroquial da Igreja de Aparecida, além de turmas do núcleo da UEPA. Ainda hoje, das 17h às 18, serão avaliados alunos da UEPA; 17h30 às 18h30, alunos da Interventoria, na sede da Associação de Moradores; e, de 17h45 às 18h45, alunos do MEC, na Trav. E, bairro Elcione Barbalho.

Nesta terça feira (14/04), a programação começa às 07h30, no Centro Comunitário do Aeroporto Velho, localizado na Rua Rosa Vermelha esquina com Alameda 3; no mesmo horário, serão atendidos alunos no bairro da Esperança, no Salão Beneficente. À noite, o atendimento será na Escola Santo André, de 18h às 19h e na Associação de Moradores do Bairro São Francisco, também de 18h às 19h.

De acordo com a professora Eliane Carvalho, coordenadora do programa VidAtiva, na anamnese, os profissionais de educação realizam uma entrevista com cada aluno, que permitir conhecer mais dos hábitos (se é fumante ou faz uso e bebida alcoólica) e do histórico de patologias de cada indivíduo (se faz uso de medicamentos), o que vai auxiliar na prescrição dos exercícios físicos.

COLHEITA DA MACAXEIRA AMARELA NO DISTRITO DE BOA ESPERANÇA

A CPROF – Coordenadoria de Produção Familiar, vinculada à SEMAP em parceria com EMATER, UFOPA, EMBRAPA, SEDAP e SIRSAN, realizará nesta terça feira (14/04) a partir das 8h, o Distrito de Boa Esperança, a colheita da macaxeira amarela. O objetivo é verificar a produtividade de macaxeira amarela em terra firme.

TITULAR DA SEMTRAS REÚNE COM CATADORES QUE ATUAM NO ATERRO DE PEREMA

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Zuíla Wanghon, reuniu na manhã desta segunda-feira (13/04), com a Cooperativa de Reciclagem de Santarém (COOPRESAN), que reúne os catadores que desenvolvem ações no aterro de Perema, localizado às margens da Rodovia Santarém-Curuá-Una (PA 370). A reunião teve como objetivo planejar uma ação que ocorrerá, no próximo dia 28/04, na comunidade, para incluir usuários no Cadastro Único do Governo Federal, além de promover atendimentos na área da saúde.

AÇÃO LITERÁRIA COMEMORA O DIA DO LIVRO INFANTIL

O livro é uma das ferramentas básicas para se ter acesso ao conhecimento humano. Para reforçar e disseminar o gosto pela leitura, a Biblioteca Municipal de Santarém, Paulo Rodrigues dos Santos vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) promove atividades voltada ao público infantil. As ações serão desenvolvidas nos dias 17 e 18/04, na Orla da cidade/Praça do Pescador, das 19h às 21 horas. Ação literária é comemorativa ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato, grande escritor da Literatura infantojuvenil.

 “O público poderá participar das atividades, do Cantinho da Leitura, do Programa Ciranda de Arte, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com leitura livre, pintura e do momento cultural”, explicou o diretor do acervo municipal, Walteci Nogueira.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

2 comentários em “Semma apreende sons automotivos durante operação de combate à poluição sonora

  • 14 de abril de 2015 em 21:17
    Permalink

    ESSES DESLUMBRADOS NÃO RESPEITAM O DIREITO ALHEIO DE DORMIR EM PAZ. PERTUBAM DURANTE TODA MADRUGADA E DEPOIS VÃO DORMIR ATÉ A TARDE,LOGO NÃO TRABALHAM,VIVEM ÀS CUSTAS DO PAPAI.MULTA NELES E APREENSÃO DO CARRO !

    Resposta
  • 13 de abril de 2015 em 19:56
    Permalink

    Parabéns SEMMA pelo trabalho contra poluição sonora, falta só agir contra os crimes de desmatamento, q a cada dia cresce!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *