COMDEC e SMT fazem vistoria na Av. Tapajós nesta quinta-feira

Ponto da Avenida Tapajós onde a água cobre parte do leito da via
Ponto da Avenida Tapajós onde a água cobre parte do leito da via

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC e SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito) fazem vistoria de pontos da Avenida Tapajós onde a água cobre parte do leito da via.

Segundo Darlison Maia, os trechos mais críticos estão compreendidos entre as travessas: Padre João e Augusto Montenegro, Assis de Vasconcelos e Dois de Junho.

Durante a vistoria que inicia às 9h, desta quinta feira (23.04), em frente à Capitania Fluvial de Santarém, as equipes avaliarão se há necessidade de interdição de trechos da Av. Tapajós, ou fechamento de apenas um dos lados da via.

O nível do rio na terça-feira (22) atingiu a marga de 7,42m, que corresponde a 0,32cm acima da cota de alerta que é de 7,10m. No dia 22 de abril de 2014, o nível do rio era de 7,78m, ou seja, 0,36cm acima da medição desta quarta-feira.

AULA INAUGURAL MARCA O INÍCIO DA SEGUNDA ETAPA DE CURSOS DA CASA BRASIL

Na última segunda-feira (20), aproximadamente 220 alunos participaram da aula inaugural da segunda etapa de cursos do Infocentro Casa Brasil, o evento aconteceu na área coberta da escola Ubaldo Corrêa, no bairro Santarenzinho. Na oportunidade, foram repassadas informações aos alunos inscritos nesta etapa e desejado boas-vindas. O evento iniciou às 19h30 com a participação dos presidentes de bairros da grande área do Santarenzinho, Maracanã e Eixo-Forte, os quais fizeram questão de participar e incentivar seus moradores e associados a iniciarem e concluírem o curso. As aulas iniciaram na manhã de quarta-feira (22) e se estenderão até o dia 18 de junho.

Para a diretora de Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (SEMDETUR), Rosemary Fonseca, o governo municipal, através da Casa Brasil, está desenvolvendo um importante trabalho na grande área do Santarezinho, Maracanã e Eixo-Forte, uma vez que o projeto está sendo fundamental para a inclusão social, digital e consequentemente melhoria na qualidade de vida dos moradores daquelas áreas.

O titular da SEMDETUR, Valdir Matias Jr., lembra que a Casa Brasil é de fundamental importância para a capacitação dos moradores daquelas áreas, pois todos devem estar preparados para oportunidades de emprego no Rio Tapajós Shopping e outros empreendimentos a serem instalados naquelas áreas. “Nesta 2ª etapa de cursos, o governo municipal lançou mais uma novidade, o curso de Noções Básicas de Inglês, diferencial para os moradores daquela grande área”, disse o secretário.

O vice-presidente do bairro do Maracanã I, Raimundo Gazel, parabenizou a Prefeitura pelo trabalho sério que vem desenvolvendo, proporcionando capacitação aos moradores daquela grande área, oferecendo assim meios que possibilitem o primeiro emprego a inúmeros jovens.

ADIADA A DATA DA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), informa que a formação para professores e educação que física que estava prevista para ocorrer nesta quinta-feira (23) e na sexta-feira, dia 24 de abril, foi adiada para uma data ainda a ser definida pela coordenação de educação física escolar.

A SEMED agradece a compreensão do professores e ressalta que a assim que haver a definição, informará através dos meios de comunicação.

TECNOLOGIA ASSISTIVA É TEMA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO AEE

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através da Coordenação de Educação Especial promove nesta quinta-feira, 23 de abril, a Formação de Tecnologia Assistiva – 1º Módulo para professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE. O evento será realizado de 8h às 12h, e das 14h às 18h, no campus Boulervard da UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará.

A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

ESCOLAS QUILOMBOLAS PASSAM POR PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO

Algumas escolas quilombolas estão passando pelo processo de autorização de funcionamento, o procedimento é feito pelo Conselho Municipal de Educação através de visitas que são realizados nos estabelecimentos de ensino.

A autorização consiste na comprovação das condições físicas, didático-pedagógicas e de profissionais habilitados para oferta e implementação de determinada etapa de Educação Básica.

O conselho municipal de educação é um órgão que possibilita a participação e o controle social das políticas educacionais, reunindo representantes da comunidade escolar e da sociedade civil. Embora não exista legislação federal que determine sua criação, a existência do conselho como instituição encontra respaldo na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96 e na Lei 10.172 de 09/01/01, sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).

A equipe de inspeção estará realizando visitas nas Escolas: Nossa senhora De Santana – Quilombo Arapemã, Escola São José – quilombo Ituqui, Escola Nossa Senhora do Livramento – Quilombo do Saracura, Escola São Pedro – Quilombo do Bom Jardim.

As visitas serão realizadas nesta quinta-feira, 23 de abril, a equipe da SEMED e do Conselho Municipal de Educação, sairá às 6h30 em direção a Escola São José, a primeira a ser visita e o encerramento será na Escola Nossa Senhora do Livramento.

ENCERRA NESTA QUINTA-FEIRA PRAZO PARA INSCRIÇÕES NO PROJOVEM URBANO

O Programa PROJOVEM Urbano continua com vagas disponíveis nos dois pólos que desenvolvem as atividades do programa em Santarém. Os interessados têm até esta quinta-feira, 23 de abril, para realizarem as matrículas na Escola Princesa Izabel, localizada na Avenida Tancredo Neves, bairro Nova República; e na Escola Aderbal Tapajós na Avenida Uruará, bairro Uruará.

O PROJOVEM Urbano destina-se aos jovens de 18 a 29 anos que apesar de alfabetizados não concluíram o ensino fundamental. Os jovens participam de um curso com duração de 18 meses ininterruptos, com carga horária de duas mil horas.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *