GREVE NA REDE ESTADUAL PARALISA ALENQUER E CURUÁ

Educação em luto é uma forma de protesto de alunos e professores com relação ao descaso do governador Simão Jatene com a categoria
Educação em luto é uma forma de protesto de alunos e professores com relação ao descaso do governador Simão Jatene com a categoria

O Município de Alenquer é umas das mais de 100 cidades que aderiram à greve na Rede Estadual de Ensino. Na quarta-feira, 25 de março de 2015, a categoria deliberou em assembléia, que entrariam em greve a partir do dia 26 de março de 2015. Desde então, os educadores ximangos vêm fazendo manifestações pacíficas pela cidade. A última foi na quinta-feira, 09 de março de 2015, onde os servidores da Rede Estadual, junto com pais de alunos e a sociedade em geral percorreram, à noite, as ruas da cidade com velas acesas, cartazes e faixas de protestos, chamando atenção para o descaso do governo estadual com a educação no Município e em todo o Estado.

O movimento grevista segue firme e na quinta-feira, dia 09 de abril de 2015, aconteceu assembléia geral dos trabalhadores em educação, em Belém, que aprovou a manutenção da GREVE depois de uma tensa reunião com o governador Jatene. Lá foram avaliadas as propostas apresentadas durante essa reunião na SEAD, que só ocorreu depois do ato em frente ao SEDUCÃO. Para participarem desse encontro com o governo, na oportunidade, foi formada uma comissão com 3 membros do comando de greve e 3 coordenadores estaduais e os demais eram das regionais e representantes dos segmentos. Nessa reunião, foram protocoladas todas as pautas reivindicatórias e o SINTEPP apresentou a necessidade da SEDUC reunir com os diferentes setores (pedagogos, Some, Educação Especial, etc.) para discutir as pautas específicas. Foi proposta uma agenda de datas, que o governo ficou de responder.

O representante da Regional Oeste, professor Marcio Pinto, solicitou uma mesa de negociação por região, já que há pautas específicas. Após a assembleia o Comando de Greve parabenizou a coragem e resistência da comunidade escolar nas ações da greve na capital e no interior. O ato contou com participação de representantes de todas as regionais do SINTEPP. Em resumo, até o fechamento desta edição, mais de 108 municípios permanecem paralisados, entre estes, está Curuá, que pela primeira vez adere aomovimento, com isso podemos considerar que a referida greve segue contando com fortes adesões no interior do estado do Pará.

FUTRIMANGANDO: Muitas datas dedicadas às atividades culturais passam batidas em Alenquer. Isso acontece evidentemente porque os secretários de culturas que assumem a pasta são oriundos de indicações de políticas e não por competência. Alguns destes, nos seus esdrúxulos equívocos que lhe são peculiares, haurem que cultura se resume apenas em torneio de futebol, carnaval e festas juninas. Para quem de direito, cultura é também: festivais folclóricos, teatro, pinturas, concursos de danças, concursos de poesias, concursos de calouros, apresentações de orquestras, cinemas nas praças, trabalhos artesanais, artes, resgates de costumes etc. Reflitam sobre isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *