Óbidos recebe Expedição portuguesa “Pedro Teixeira”

Locais históricos do município de Óbidos
Locais históricos do município de Óbidos

Refazendo o caminho do descobridor Português Pedro Teixeira, em 1637, saiu da capital Amazonense no último domingo, 17, a Expedição “Pedro Teixeira” a bordo de um navio da Marinha. Em Óbidos, a programação da Expedição está sob a responsabilidade do Governo Municipal, por meio de suas Secretarias.
Segundo o cronograma, a chegada está prevista para às 10h50min do dia 20 de maio, com recepção no Porto da Companhia Docas do Pará, de onde seguirá para visitação de alguns espaços públicos que retratam a história da cidade mais portuguesa da Amazônia conhecida como Cidade Presépio. À tarde, a partir das 15h, na Escola Dom Floriano Loewenau, será realizada uma programação cultural com palestras. À noite, 20h, a programação cultural prossegue na Praça Frei Rogério (Praça do O).
A Expedição Pedro Teixeira saiu de Manaus no dia 17 de maio e percorrerá os municípios de Óbidos, Alenquer, Santarém (Alter do Chão), Monte Alegre, Almeirim, Porto de Moz, Rio Xingu, Breves, Cametá e Belém.
A expedição Pedro Teixeira, segundo os idealizadores, é composta por seis pessoas: Pedro Barcelar Carrelhas (advogado, líder e idealizador do Projeto); Rômulo Alexandre Soares (advogado); Francisco Telles (Embaixador de Portugal no Brasil); Joaquim Rosario (cônsul de Portugal no Pará e Amazonas em Belém-PA), Antônio Salgueiro (coronel e adido militar da embaixada de Portugal em Brasilia), além do fotografo da Expedição senhor João.

CAPS REALIZA PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA DE LUTA ANTIMANICOMIAL
Nesta terça-feira, 19 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realiza no clíper da Comunidade de Cristo é o Senhor, no bairro de Santa Terezinha, uma programação alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial, 18 de maio. A programação iniciará às 9h com a participação de usuários e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que debaterão o atendimento antes e após a reforma psiquiátrica.
Na oportunidade será debatida a melhor compreensão sobre os transtornos metais, além de serem ofertadas atividades físicas para a promoção da qualidade de vida.
Haverá ainda a apresentação da Escola de Música Manoel Rodrigues, que atende como extensão do CAPS, pula-pula para a criançada, oficina de beleza e verificação de pressão arterial e de peso, palestra sobre tabagismo com os agentes comunitários de saúde (ACS), vacinação contra gripe para crianças na faixa etária de 6 meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos e portadores de doenças crônicas.
Fonte: RG 15/O Impacto e Martha Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *