Equipe do Programa Educação Fiscal da Sefa visita Semed

Equipe da Sefa com secretária Irene Escher
Equipe da Sefa com secretária Irene Escher

Uma equipe do Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFA) realizou uma visita a SEMED sendo recebida pela Secretária Municipal de Educação, Professora Irene Escher. O objetivo da visita da Tutora do Programa de Educação Fiscal – representante da SEFA em Santarém, Tânia Bernardes, e a representante da Secretaria de finanças de Santarém, no grupo de Educação Fiscal, Carla Nascimento, foi comunicar a realização do Seminário do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, que será realizado nos dias 25 e 26 de maio, no auditório das Faculdades Integradas do Tapajós – FIT.
A Tutora do Programa Educação Fiscal, Tânia Bernardes destaca a importância do evento. “Na verdade, nós temos dois motivos a celebrar nesse dia, primeiro, os 15 anos da educação fiscal no estado do Pará, e centralizamos essa comemoração privilegiando o município de Santarém, em razão das diversas atividades que já desenvolvemos aqui com bastante êxito. O segundo objetivo é celebrar o dia nacional de respeito ao contribuinte e pretendemos levar ao conhecimento do cidadão algumas informações que ele desconhece sobre os seus direitos e deveres”. Enfatiza Tânia.
O evento vai contar com palestras abordando as seguintes temáticas: Nota fiscal cidadã fortalecendo a cidadania fiscal, O papel do tribunal de Contas do Estado na Sociedade, Avanços e Retrocessos do Código de Defesa do Consumidor, e a atuação do PROCON/PA na defesa do Consumidor. “Então nós vamos ter no dia 25 a abertura, falando de temáticas relacionadas ao contribuinte, vamos ter o tribunal de contas do estado falando do papel do tribunal. E o segundo momento no dia 26, teremos os dois PROCONS, o Estadual e o Municipal que vão abordar como funcionam desses dois órgãos que são extrema importância para a defesa dos direitos do cidadão”. Enfatiza Tânia Bernardes.
O projeto educação fiscal visa através de vídeos, palestra, etc, despertar na comunidade escolar a conscientização, a responsabilidade em desenvolver a cidadania através de ações cotidianas, realizadas no ambiente escolar e fora dele, envolvendo professores e a comunidade em geral. Faz-se necessário também conscientizá-los sobre a preservação do patrimônio público na escola e na comunidade onde vivem.
Além disso, incentivá-los a cobrar as notas fiscais quando da aquisição dos produtos que são comercializados na cidade, pois este é o fruto dos impostos e revertidos em benefício para a própria comunidade, que através destes impostos terão melhor iluminação pública, segurança, transporte, pavimentação, saúde e educação.

SERVIDORES DA SEMED SERÃO IMUNIZADOS CONTRA A GRIPE
Nesta quarta-feira (20.05), a partir das 8h, será realizada no espaço do DAE da Secretaria Municipal de Educação, a ação de vacinação contra a gripe (Influenza H1N1). A ação está sendo realizada pelo Setor de Recursos Humanos em parceria com o setor Psicossocial e Programa Saúde Na Escola.
Gripe é o nome dado a uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus capaz de sofrer mutações com bastante frequência: o Influenzavírus, ou somente influenza. Seus sintomas são bem parecidos com os do resfriado e da rinite alérgica. No entanto, são mais severos, impossibilitando a pessoa acometida de exercer suas atividades diárias, normalmente.
É importante ressaltar que a vacina contra a gripe é contraindicada em caso de pessoas com alergia severa à clara de ovo e/ou ao antigo Merthiolate, e àquelas que apresentaram reações significativas em vacinações anteriores. Além disso, recomenda-se que indivíduos febris aguardem até saírem desse quadro para, então, se vacinarem.

SEMED PROMOVE APRESENTAÇÃO DO PROJETO EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO SALVA VIDAS: DIRIJA COM RESPONSABILIDADE
A Coordenação de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) estará realizando nesta quarta-feira (20.05), a partir das 14h, no auditório da SEMED, a apresentação do Projeto Educação no Transito Salva vidas: Dirija com responsabilidade.
O projeto tem como objetivo incluir o transito no currículo do ensino fundamental das escolas municipais, conforme o que estabelece a lei 9.503 de setembro de 1997, aprovada em janeiro de 1998. Contribuir significativamente para a redução do alto índice de morte no trânsito. Manter e fazer novos parceiros para de forma lúdica levar conhecimentos acerca das leis de transito aos educandos das escolas municipais.
O projeto será desenvolvido através da parceria com os seguintes órgãos: SEST/SENAT, DETRAN, UFOPA, SEMSA, SESC, PROJETO ARTE NA ESCOLA, SMT, SEMSA, PRF, PTRAN, Associação de Auto Escolas, Corpo de Bombeiros e Comissão de Educação de Câmara de Vereadores.
O Projeto se faz necessário considerando que a educação é um instrumento primordial para minimizar as estatísticas negativas em relação à ocorrência de pessoas lesionadas ou mortas diariamente no transito, assim, faz-se necessário inserir o tema transito no currículo do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Santarém.
Dentre os objetivos do projeto está adesivar todos os carros e motos das Secretarias ligadas a prefeitura, procedimento que será feito em três etapas: Dia 22/06 no aniversário de Santarém; 01 de setembro na abertura da semana da pátria; e no dia 28 de outubro – dia do funcionalismo público.
Serão dez escolas envolvidas nas ações: Escola Ubaldo Correa, Princesa Isabel, Cesar Ramalheiro, Hilda Mota, Padre Manuel Albuquerque, Drª Maria Amália, Tereza Nelma, João XXIII, Santo Antonio e Escola Boa Ventura de Queiroz.

INSCRIÇÕES PARA 3ª EDIÇÃO DOS JOGOS DA EJA ENCERRAM NESTA QUARTA-FEIRA
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos, informa nesta quarta-feira (20.05), encerram as inscrições a 3ª edição dos jogos da EJA. A primeira etapa das competições acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de junho, no Parque da Cidade, envolvendo as seguintes atividades: corrida do saco, corrida com ovo na colher, cabo de guerra, embaixadinha, dama, dominó e futsal na modalidade masculino e feminino.
A segunda fase dos jogos acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro, também no Parque da Cidade, com atividades voltadas para futebol de campo e futsal. Haverá entrega de troféus para campeão e vice e medalhas para 1º, 2º e 3º colocado em cada modalidade esportiva.
As inscrições podem ser realizadas até esta quarta feira (20.05), os interessados devem procurar o Professor de Educação Física da escola em que está matriculado para efetuarem as inscrições. A Coordenação dos jogos informa que só poderão participar das competições os atletas que estivem regularmente matriculados na modalidade EJA.
Atualmente uma média de 3 mil alunos são atendido na rede municipal de ensino na modalidade Educação de Jovens e Adultos.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *