SEMTRAS REALIZA MOVIMENTO CONTRA VIOLÊNCIA A CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Crianças e adolescentes vão às ruas fazer alusão ao dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual
Crianças e adolescentes vão às ruas fazer alusão ao dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual

Com apoio da Prefeitura Municipal de Curuá – PMC, a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMTRAS, realizou no dia 18 de maio de 2015, uma caminhada pelas ruas da cidade. O movimento teve como principal foco a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A mobilização foi em alusão à Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o dia 18 de maio, de cada ano subsequente, como o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra o menor de idade. No referido dia, no ano de 1973, uma menina Capixaba, de Vitória (Espírito Santo) foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada em meio a uma orgia sem precedente.

Em síntese, o objetivo da norma é mobilizar as famílias, o Estado e a sociedade a manifestarem-se coibindo, não somente a exploração sexual, mas também, toda e qualquer prática nociva que venha denegrir e violar a integridade física e psicológica das crianças e dos adolescentes, tais como: discriminação, crueldade, tráfico, negligência e opressão.

Vale frisar que é inaceitável, inadmissível, e inconcebível que no município de Curuá, em salvas exceções, têm milhares de crianças que mesmo amparadas pelos programas do governo federal, as próprias famílias as submetem em vulnerabilidade social com trabalho degradante. Assim sendo, seria preponderante que o Conselho Tutelar se fizesse mais presente no combate a toda e qualquer situação de risco ao infanto-juvenil. Principalmente denunciando proprietários de bares e similares que vendem droga lícita e ilícita aos menores de idade.

Resumindo, a sociedade na sua pluralidade deve abraçar essa causa nobre, denunciando ao DISQUE 100, só assim teremos um futuro promissor aos nossos jovens, contribuindo para uma sociedade justa e igualitária.

ABATE CLANDESTINO: Chegou denúncia anônima à nossa redação de que no município de Curuá estão acontecendo práticas absurdas de abates clandestinos de pequenos animais (suínos e ovinos). Informes dão conta que as matanças estão acontecendo de forma aleatória e totalmente fora dos padrões exigidos pela Legislação vigente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Se efetivamente isto está acontecendo à luz do dia e às barbas das autoridades, é muito grave, já que a falta de higiene e falta de inspeção pela Vigilância Sanitária e ADEPARÁ, poderá desencadear em doenças por consumo de carne não fiscalizada.

LIMPEZA PÚBLICA: Indiscutivelmente Curuá é um dos municípios da Calha Norte onde a coleta de lixo é feita de forma regular. É lamentável publicar que muito dos munícipes curuaenses de forma maldosa, irresponsável e desrespeitosa praticam atos que depõem contra todos os princípios de sanidade. Isto é, tanto no ponto de vista de proteção ao meio ambiente e de saúde pública. É comprovado que tão logo a equipe que efetua a coleta de lixo doméstico diariamente, novamente os contumazes de forma acintosa jogam todos os tipos de lixos que não são inerentes e de responsabilidade do poder público. Partindo desse pressuposto, chamamos a atenção das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura no sentido de tomarem as providências cabíveis e necessárias aplicando o Código de Postura aos reincidentes que desobedecem à lei.

CURUAZANDO: O que a politicagem não faz. Chegou ao conhecimento da nossa redação que um postulante a pré-candidato a Vereador no processo eleitoral de 2016, que sob a égide de ter família grande, tem a pretensão de se eleger apenas com os votos de seus familiares. Em troca está prometendo para: filhos (as), irmãos (as), primos (as), cunhados (as), sogro (a) empregos na Prefeitura e na Câmara de vereadores caso eleito. Mal esse indivíduo está sabendo que na reforma eleitoral, nepotismo caso provocado na Justiça, será objeto de perda de mandato e ficará ficha suja. Quem avisa amigo é!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *