Coluna Impacto

c1VOTO A TROCO DE MILHO

Denúncia que chegou à coluna, de um postulante a cargo sucessório da Prefeitura de Curuá, que não quis seu nome revelado, informa que o irmão da atual prefeita Adriana Pereira, anda falando nos quatro cantos da cidade que a reeleição de sua irmã está praticamente garantida, pois, segundo ele, basta seu pai jogar milho nas ruas que o eleitor vem correndo. Isso passou dos limites, tratar o eleitor como ave, dizendo que troca seu voto por milho. A Justiça deve entrar em ação e investigar essa denúncia.

MOTORISTA REBARBADO

Por volta de 14h, de terça-feira, 09, dezenas de pessoas passaram por um vexame dentro do ônibus da Viação Borges, de número 100804, que faz a linha Tabocal/Centro. Segundo os usuários, quando chegou no ponto localizado na Avenida Rui Barbosa com Silva Jardim, na área central da cidade, o motorista do ônibus ordenou que todos os passageiros descessem porque ele iria levar o carro para a garagem. Revoltado com a atitude do motorista, um trabalhador questionou o motivo dele não cumprir o itinerário normal até o Mercadão 2000 e de não passar os passageiros para outro ônibus, para que pudessem chegar ao local de trabalho. Em tom alterado, o motorista respondeu que não iria até o Mercadão 2000 e que também não iria passar nenhum passageiro para outro carro e, que era para todos descerem do ônibus. Inconformados com o problema, os usuários pedem providências por parte da SMT.

POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O titular da Secretaria de Planejamento (Semplan), Nélio Aguiar, apresentou na 4ª feira, 10, ao prefeito Alexandre Von, proposta de projeto de Lei que institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos para o município de Santarém. Pelo projeto ficam definidos hábitos de consumo sustentáveis e são criados instrumentos variados para garantir o incentivo à reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos, bem como a destinação adequada de dejetos, assim como a extinção de lixões. “É um avanço para o Município, pois estamos saindo do zero em termos de política municipal de gestão de resíduos sólidos, passando a ter finalmente uma Lei que institui a política municipal e um plano de gestão de resíduos sólidos em Santarém, pois o consumo gera lixo e precisamos dar destinação adequada os resíduos”, disse.

POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS II

O Prefeito deverá encaminhar à Câmara Municipal de Santarém ainda este mês. Anexo ao projeto de Lei será encaminhado o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, com a participação das demais secretarias municipais afins e entidades da sociedade civil, com observância dos dispositivos contidos na Leis Federais nº 11.445/2007 e nº 12.305/2010. “Um dos instrumentos mais importantes da política de resíduos sólidos é o conceito de responsabilidade compartilhada pelo lixo produzido. O ambiente é direito de todos e também responsabilidade comum de todos, fabricantes, comerciantes, município, estado, união e também do cidadão. Será dessa forma conjunto que trataremos a questão da política de resíduos sólidos no nosso município”, enfatizou o Secretário Nélio Aguiar.

POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS II

A Política Municipal de Resíduos Sólidos de Santarém reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotadas pelo Executivo Municipal, isoladamente ou em regime de cooperação com o Estado e a União, ou iniciativa privada e organizações sociais, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. Entre os instrumentos da Política Municipal de Resíduos Sólidos, estão o Conselho e o Fundo Municipal do Meio Ambiente; o Diagnóstico e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; os inventários e o sistema declaratório anual de resíduos sólidos; a coleta seletiva, os sistemas de logística reversa e outras ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e ainda o incentivo à criação, fortalecimento e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis e o incentivo à adoção de consórcios ou de outras formas de cooperação entre os municípios da região, com vistas à elevação das escalas de aproveitamento e à redução dos custos envolvidos, além do Plano Municipal do Meio Ambiente e o Plano Municipal de Saneamento Básico.

c2CONCESSIONÁRIA SCANIA

Cuide bem de seu Scania: a manutenção preventiva é sempre a melhor escolha para garantir uma viagem segura. Para saber mais, entre em contato com a concessionária Scania mais próxima de você, com Arthur Miranda, através dos fones: (93) 99133-1995 e (93) 98112-2938 ou pelo e-mail: arthur.miranda@itaipunorte.com.br.

RETOQUES

c3Quero parabenizar todos os casais enamorados, pelo Dia dos Namorados, em especial minha esposa Mirian Miranda (foto), minha eterna namorada. Te amo! * O ator e humorista Fábio Porchat virá a Santarém no final do mês de outubro deste ano. No domingo passado, em sua coluna no jornal O Estado de São Paulo, o multifacetário ator sugeriu a vila de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará, e a ilha do Marajó, também no Pará, como roteiros turísticos para quem pretende fazer turismo interno. * A Semma, cumprindo determinação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), dou na 4ª feira (10), 37 equipamentos sonoros, objetos de crime ambiental, que foram apreendidos em ocorrências de poluição sonora. * Nos dias 19 e 20 de junho, os filiados à Associação Esportiva Corinthians de Murumurutuba (na rodovia Santarém/Curuá-Una), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, realizam o Festival do Cupuaçu. O público com destino ao Festival será recebido com muitas atividades: culturais, esportivas e religiosas. * O quarteto de instrumentistas da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, apresenta-se neste domingo (14/06), na Praça do Pescador. No repertório, músicas nacionais e internacionais, do gênero erudito. A apresentação começa às 18h30 e finaliza às 19h30. * Prefeitura de Santarém começou a implantar a nova iluminação pública da Avenida Curuá-Una. O serviço iniciou na noite de quarta-feira (10). As novas lâmpadas são do tipo vapor metálico, de 400 w. Esta primeira etapa ocorrerá no trecho entre as Avenidas Moaçara e Mendonça Furtado. Depois de concluído, a nova iluminação será colocada em um segundo trecho, que vai da Moaçara até a ponte do Urumari. Ao todo serão 151 novas luminárias, que serão substituídas ou implantadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *