Traficantes inovam e vendem cocaína líquida
A nova forma de acondicionamento e de transporte de drogas na região oeste do Pará chama atenção da Polícia Federal. Em fiscalização realizada na tarde de domingo, 07, no navio San Marino, no porto da Cidade de Óbidos, agentes da Polícia Federal prenderam em flagrante Osvaldo Barros Pontes, acusado de tráfico de drogas. Com ele foram apreendidos cerca de 6 litros de Cocaína liquida.
Após os procedimentos cabíveis em Óbidos, o homem foi transferido no início desta semana para a sede da Polícia Federal de Santarém, onde prestou depoimento e, em seguida foi conduzido para o Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM). A droga também foi conduzida para a sede da PF de Santarém.
De acordo com agentes da PF, a droga estava acondicionada dentro de 2 garrafas de Yipioca e 4 de Vulcano. Segundo os agentes, o homem estava indo para Portugal. Ele embarcou no porto de Manaus, de onde ia para Belém. Após desembarcar na capital do Pará, o homem iria pegar um vôo para São Paulo até Portugal.
O delegado Olavo Pimentel, em entrevista à nossa reportagem, informou que a prisão faz parte da Operação Sentinela e, que o combate ao tráfico de drogas na região vai continuar. “Implementamos um trabalho de repressão e prevenção às drogas que está sendo feito de forma rotineira pela Polícia Federal. No oeste do Pará temos a Operação Sentinela que trata especificamente da repressão ao tráfico, não somente no Pará, mas em outros estados que fazem fronteira com outros países”, reforça o delegado da PF.
O delegado Olavo Pimentel destaca que devido a fiscalização feita de forma permanente, a Polícia Federal está conseguindo fazer apreensões relevantes. “Domingo conseguimos fazer mais uma apreensão no Porto de Óbidos. Dessa vez foi um pouco diferente das demais, porque a droga estava em estado líquido e foi encontrada dentro de garrafas de energéticos e de bebidas alcoólicas. Os policiais conseguiram detectar o cidadão que estava transportando o entorpecente, o qual acabou sendo preso em flagrante e ele vai responder pelo crime de tráfico de drogas”, ressaltou Olavo Pimentel.
Em relação ao tráfico de drogas em Santarém, o delegado Olavo Pimentel observa que o crescimento populacional também está acarretando no aumento do consumo e venda de entorpecentes. “O que está acontecendo em Santarém é que a cidade está crescendo e com isso a gente observa que o consumo de drogas, infelizmente, acaba aumentando e onde há consumo fatalmente há uma venda maior”, analisa.
Ele acrescenta que o rio Amazonas também é conhecido como grande corredor do tráfico de drogas, devido suas dimensões, o que dificulta as fiscalizações. “Esse material vem principalmente da Colômbia e da Bolívia e parte dele acaba ficando aqui. Outra parte passa para outras cidades, como Belém, pra região Nordeste e até mesmo pro exterior. A droga que é trazida para a região geralmente é fabricada na Colômbia, na Bolívia e no Perú, que são os maiores produtores de entorpecente”, diz Dr. Olavo Pimentel.
FISCALIZAÇÃO: No dia 23 de maio deste ano outra prisão por tráfico de drogas aconteceu no Porto de Óbidos. Adriano Mar de Oliveira foi preso por uma equipe da Polícia Federal. A fiscalização de rotina da PF foi realizada também na embarcação San Marino. A droga vinha de Manaus com destino a Belém. Segundo os agentes, aproximadamente 4 quilos de pasta-base de Cocaína foram encontrados em poder de Adriano, que foi colocado à disposição da Justiça em uma cela do Presídio de Cucurunã, em Santarém. Segundo a PF, a droga estava armazenada em uma caixa envolvida com vários sacos de café para tentar despistar a fiscalização.
Por: Manoel Cardoso