V Encontro do Rádio pela Educação vai discutir direitos da criança e do adolescente
Com o tema “A escola que queremos dá voz aos direitos da criança e do adolescente”, ocorre nos dias 30 de junho e 1º de julho, o V Encontro do Projeto do Rádio pela Educação (PRPE). A mobilização é realizada pela Diocese de Santarém, desenvolvida pela Rádio Rural e organizada pelo Projeto Rádio pela Educação. A Programação se dará nas dependências do Colégio Dom Amando (CDA) reunindo cerca de 200 crianças e 50 educadores das Redes Municipais de Educação de Santarém e Belterra. A ação também conta com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Santarém, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Belterra, Itaú/Unicef, além dos apoios de Kindermissionswerk, Instituto Embratel/Claro, Ashoka e Colégio Dom Amando.
O objetivo do Encontro é fomentar a discussão sobre os Direitos da Criança e do Adolescente nos ambientes escolares a partir de uma formação criativa envolvendo alunos e professores das redes municipais de ensino que são cadastradas no PRPE.
O V Encontro do Projeto é uma estratégia para garantir a reunião de crianças, adolescentes e educadores, proporcionando troca de experiências e a construção de novos conhecimentos a partir de oficinas educomunicativas.
Durante a programação serão realizadas oficinas, mobilizações recreativas e plenária para socialização das atividades em grupos. Também haverá a produção da Carta das Crianças e dos Adolescentes da Amazônia, na qual os estudantes vão apresentar suas ideias a partir do tema do Encontro, a fim de garantir que os direitos deles sejam respeitados.
Às crianças e adolescentes serão proporcionadas as seguintes capacitações: Oficina para a Rede de Repórteres Educativos do Rádio pela Educação; Oficina para Comunicadores Juvenis das escolas; Oficina de Internet; Oficina sobre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente; Oficina de Teatro; Oficina de Produção de Vídeo com Celular; Oficina de Artes Plásticas; Oficina de Educação Ambiental; Oficina de Língua Nhengatu e Oficina de Fotografia.
Enquanto que os professores poderão participar da Oficina de Educomunicação e Oficina de Libras.
PROGRAMAÇÃO
30/06 (terça-feira)
13h – Credenciamento dos participantes;
14h – Animação com entrevista dos participantes;
15h – Abertura do Encontro;
16 h – Lanche;
16h20min – Encaminhar as crianças para oficinas e os professores para mesa de debate;
16h30min – Mesa de debate. Tema: “A escola que queremos dá voz aos direitos da criança e do adolescente”. Composição:o Comdeca, Juíza da Infância e Adolescência, Semed e Ministério Público Estadual.
17h30min – Encaminhamentos para a escrita da Carta das Crianças (escrita em casa)
18h – Encerramento
01/07 (quarta-feira)
07h30 – Recepção dos Estudantes e Professores
08h20 – Encaminhamento para oficinas e recebimento das cartas
08h30 – Inicio das Oficinas
10h – Lanche
10h15 – Retorno às oficinas
12 h – Almoço
12h às 13h30 – Programa especial, animação e interação com repórteres educativos
14 h – Retorno às oficinas
16h – Lanche
16h30 – Início da programação de Encerramento com socialização das oficinas e leitura da carta do Encontro
18h – Encerramento
Fonte: RG 15/O Impacto e Rádio Rural
Cuidando das nossas crianças, estamos cuidando do futuro do nosso país, pois os pequenos de hoje serão os políticos, os empresários, os advogados, os contadores e etc. do amanhã! Importantíssimo dá voz as crianças e ouvi-los! Eles vão se tornar homens e mulheres conscientes dos seus direitos e deveres! Parabéns a iniciativa.