Festa do Mascarado Fobó marca a chegada da Galeria Hafemann Internacional em Óbidos
Muita música e alegria marcaram a chegada dos artistas plásticos da Galeria Hafemann Internacional que realiza em Óbidos, município distante cerca de 1.100 quilômetros da capital, Belém, no período de 14 de agosto a 18 de setembro a Exposição denominada “Correnteza”. A festa iniciou às 11h30min com a chegada da embarcação vinda de Manaus e contou com a presença de representantes da Academia Artística e Literária de Óbidos (AALO), Associação Cultural Obidense (ACOB), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA/Óbidos), bloco “Pai da Pinga”, além de representantes do Governo Municipal.
A Galeria Alemã possui 25 anos de existência e há quatro anos ela sai de sua cidade de origem, nesta quarta edição o artista escolhido foi Francisco Klinger Carvalho, Obidense que atualmente mora e trabalha em São Paulo como explicou o proprietário da galeria o também artista plástico Gottfried Hafemann. “É a quarta vez que é realizado o projeto de ir à cidade de origem de um dos artistas que são associados à Galeria, e agora o homenageado é Francisco Klinger e sua cidade natal. A recepção foi realmente exuberante e em nenhum outro local nós fomos recebidos com tanta alegria. Os artistas sempre levam a energia do local de origem deles para o mundo e com este projeto eles gostariam de trazer a energia do mundo para o local de origem dos artistas”.
Para Klinger, que saiu de Óbidos ainda criança e enfrentou inúmeros desafios para conquistar seus objetivos, retornar a sua cidade natal em meio a tanta festa tem um sabor especial. “Essa recepção não tem nem como explicar, quando eu saí daqui o Mascarado ainda estava na fase de decadência e eu fiquei acompanhando de longe esse resgate do carnaval que hoje é referência. Estou chegando com um projeto novo, uma ideia nova e das outras vezes que eu vim foi uma coisa mais família, e agora estou em um envolvimento com a cidade. Estamos trazendo vários estilos de linguagens, teremos desde vídeo, até fotografia, desenhos, esculturas, vai ser uma grande integração com a cidade”, disse o artista plástico que atravessou o mundo porém nunca esqueceu suas origens.
O secretário de Cultura e Turismo de Óbidos, Sandro Silva, falou da satisfação do município em receber essa exposição internacional. “Essa exposição marca a integração Brasil/Alemanha, além de tantos outros povos que chegaram a Óbidos hoje e certamente foi uma recepção regada de muito carinho mostrando o que é peculiar do povo de Óbidos que é o afeto, a acolhida, esse calor humano com os integrantes do “Pai da Pinga” e parece que os Alemãs gostaram desse momento e vale ressaltar a importância dessa Exposição para todos nós uma vez que Klinger Carvalho é Obidense e agora ele retorna a sua cidade mostrando um pouco da sua arte.
Em Óbidos a programação iniciou com a chegada dos integrantes da galeria Hafemann e prossegue na terça-feira com um simpósio com os artistas visitantes e locais a partir das 18h, com relato das obras e no dia 12, quarta-feira, a programação reinicia às 18h30min na Associação Cultural Obidense (ACOB) e a partir do dia 14 de agosto, sexta-feira, às 19h na Casa de Cultura, a abertura oficial da Exposição “Correnteza” que segue até o dia 18 de setembro. No dia 15 de agosto, na sede da ACOB iniciará a exposição de artistas regionais.
Fonte: RG 15/O Impacto e Martha Costa