Ônibus capota e 15 pessoas morrem, em Paraty

Tragédia em Paraty
Tragédia em Paraty

O delegado adjunto da 166ª DP (Angra dos Reis), Márcio Teixeira de Melo, disse que vai apurar a superlotação de passageiros no ônibus da Viação Colitur que sofreu um grave acidente, deixando pelo menos 15 mortos e 66 feridos, no final da manhã de domingo, na Estrada Trindade, em Paraty, na Costa Verde. O veículo tombou por volta das 11h30m, próximo ao local conhecido como Morro do Deus me livre.
– Fui informado que o ônibus estava superlotado. A capacidade máxima, de acordo com o documento de licenciamento do veículo, é de 45 passageiros.
Segundo a prefeitura de Paraty, 66 pessoas deram entrada no hospital da região, após o acidente. Destas, 59 foram transferidas para hospitais de Angra dos Reis, Ubatuba, Caraguatatuba e São Gonçalo e 24 já foram liberadas. Cinco pessoas ainda se encontram em estado grave.
De acordo com o delegado Teixeira de Melo, o chefe de operações do Corpo de Bombeiros teria informado que o coletivo transportava cerca de 60 pessoas, no momento do acidente. Foi aberto um inquérito para investigar o caso e apurar as hipóteses de homicídio culposo (sem intenção de matar) e lesão corporal grave.
Os feridos, em sua maioria, turistas cariocas e paulistas, foram levados de helicóptero para hospitais em regiões próximas, como o Hospital Municipal São Pedro de Alcântara, em Paraty, o Hospital Geral da Japuíba e o Hospital de Praia Brava, em Angra e também para a Santa Casa de Ubatutuba, em São Paulo. Os corpos serão levados para o Instituto Médico-Legal (IML) de Angra dos Reis, cidade vizinha.
Entre os feridos, está o motorista do ônibus, Marcel Magalhães Silva, que está internado na Santa Casa de Ubatuba, em estado estável. Segundo sua namorada, Bernadete Saturnino da Cruz, ele teria tentado frear o coletivo mas não conseguiu.
– Marcel me contou que, quando percebeu que o freio não estava funcionando, gritou para que os passageiros se segurassem e depois jogou o ônibus em um terreno, para não cair numa ribanceira. Ele ficou muito triste quando soube das mortes.
O delegado da 167ª DP (Paraty), João Dias, disse que foi instaurado um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente. A suspeita é de que o veículo tenha tido uma falha mecânica. A polícia aguarda o laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).
O prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda, o Casé, cancelou um show com a dupla João Pedro e Fabiano, marcado para as 21h30m deste domingo. A apresentação seria pela Festa de Nossa Senhora dos Remédios, que homenageia a padroeira da cidade. Segundo a assessoria da prefeitura, não se sabe se os outros dias da festa, que termina na terça-feira, também serão cancelados.
Ainda segundo a prefeitura, a empresa Colitur, com sede em Barra Mansa, é a única a operar no trajeto do Centro até Trindade. O município ressaltou que o veículo faz um trajeto circular, o que permite o transporte de pessoas em pé, mas não soube informar qual a capacidade máxima do ônibus.
Em nota, a Viação Colitur lamentou profundamente o ocorrido e informou que está prestando assistência às famílias das vítimas fatais e aos familiares dos passageiros feridos. A empresa disse que apoiará as autoridades para apurar as causas do acidente que ainda não foram definidas.
Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *