Levantamento dos mastros inicia Sairé de Alter do Chão

Ritual da busca dos mastros
Ritual da busca dos mastros

Depois de vários meses de preparação para o Sairé de Alter do Chão, a manifestação cultural mais antiga da Amazônia inicia oficialmente na manhã desta quinta-feira, 17, com o ritual do levantamento dos mastros. Os dois mastros ornamentados com frutas e plantas nativas da região amazônica demonstram a diversidade e abundância de alimentos do oeste do Pará.
O ritual começa com a celebração de uma missa aos visitantes e os personagens que compõe a parte religiosa da manifestação cultural. Em seguida, ao som de ladainhas e da banda local Espanta Cão, os participantes seguem em procissão até à Praia da Guarita, conhecida popularmente como Cajueiro, onde pegam os mastros que permaneceram no local desde sábado, 12, quando foram retirados das matas nos arredores do Lago Verde e levam até a Praça do Sairé.
No local, acontece a tradicional competição entre homens e mulheres, de quem ergue os mastros enfeitados primeiro. Os dois mastros permanecerão até a próxima segunda-feira, 21, quando encerra oficialmente o Sairé deste ano.
A Festa do Sairé é realizada nos meses de setembro no Distrito de Alter do Chão, distante 37 quilômetros de Santarém, onde reúne elementos em rituais religiosos e profanos. Segundo historiadores, a festividade, que foi introduzida na Amazônia durante as missões evangelizadoras de padres jesuítas no fim do século 17, é repleta de simbolismo, com detalhes que mostram a influência do período de colonização, como é o caso do símbolo maior, o arco do Sairé, que lembra um escudo português, e que louva o Divino Espírito Santo.
BUSCA DOS MASTROS – O ritual da busca dos mastros, que envolve cortejo pelas ruas da vila de Alter do Chão, e procissão fluvial até o Lago Verde, aconteceu no sábado, 12.
Durante a procissão, os participantes realizaram cantos religiosos e rezas, sempre conduzindo o símbolo da Santíssima Trindade. Os grupos de mordomos e mordomas se formaram para carregar os mastros até as embarcações artesanais conhecidas na região como catraias, momento de grande competição entre homens e mulheres.
Após terem sido retirados da floresta, os troncos foram levados até a Praia do Cajueiro, onde foram enfeitados com frutas e plantas. Apesar do ritual, a abertura oficial do Sairé acontece somente nesta quinta-feira, 17, quando os mastros serão levados até a Praça do Sairé, na manhã de hoje.
PLANEJAMENTO DE TRÂNSITO – A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) definiu o planejamento de trânsito para o Sairé 2015. Serão disponibilizados, a partir desta quinta-feira (17/09), 36 ônibus que vão reforçar a demanda durante o evento. Além desses, a empresa que explora o serviço vai permanecer com sua frota de quatro ônibus normalmente, perfazendo um total de 40. Independente disso já há um cadastro com mais 16 coletivos de sobreaviso que serão acionados mediante o aumento de demanda de passageiros.
Este ano, as passagens serão pagas na catraca, uma medida que foi sugerida por unanimidade pelas empresas que vão participar do transporte dos passageiros, e acatada pela SMT. O itinerário será o mesmo de anos anteriores, e a passagem permanecerá com o mesmo valor de R$ 2,50. Por ocasião do maior fluxo de passageiros, o órgão estima que o intervalo de saída dos coletivos, deverá se dar a cada 10 ou 15 minutos.
EFETIVO – A SMT disponibilizará 50 servidores, entre agentes de trânsito, fiscais e técnicos administrativos para dar suporte às operações. Eles estarão no terminal de embarque na Praça Tiradentes, em Santarém, no terminal de passageiros em Alter do Chão, no entorno da Praça do Sairé e apoiando o Detran nas barreiras ao longo da Rodovia PA 457 (Everaldo Martins).
Haverá cobertura também de três unidades de apoio volante e mais uma motocicleta.
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *