Encanto e sedução marcam Sairé de Alter do Chão

Apresentação dos botos no Festival do Sairé 2015
Apresentação dos botos no Festival do Sairé 2015

Encanto, sedução, além da mistura de dança e ritmo de carimbó marcaram a disputa dos botos Cor de Rosa e Tucuxi, que aconteceu na noite de sábado, 19, no Sairódromo, na Vila Balneária de Alter do Chão, conhecida internacionalmente como o “Caribe Brasileiro”. Durante a disputa dos botos no Sairé de Alter do Chão, as apresentações de personagens, como a Cabocla Borari, Curandeiro, Rainha do Artesanato, Rainha do Lago Verde, além dos botos Homem e Animal levaram o público ao delírio.
Com o tema intitulado “Carimbó, a festança do Sairé”, o Boto Cor de Rosa foi o primeiro a se apresentar no Sairódromo. O aquecimento da associação folclórica iniciou por volta de 21h30, enquanto que a apresentação oficial começou as 22h, encerrando as 24h. Enquanto aconteceu as apresentações dos 17 itens do Cor de Rosa, para a pontuação dos jurados, a galera do boto Tucuxi se manteve quieta.
A rainha do artesanato do Boto Rosa, Ingrid Maciel, 21 anos, foi um dos destaques da apresentação. Ela saiu de dentro de um grande tambor afro, desses usados nas apresentações de grupos de carimbó. A Cabocla Borari, Eliane Coelho, chegou ao Lago dos Botos trazida por uma enorme vitória-régia. Toda apresentação foi marcada por muita cor e criatividade.

Sebastião Tapajós foi uma das atrações do Festival este ano
Sebastião Tapajós foi uma das atrações do Festival

Outro destaque foi o momento da Sedução. O ritual do Cor de Rosa teve a participação especial do violonista Sebastião Tapajós, que entrou no Lago dos Botos dentro de uma canoa, tocando violão. “Acho que conseguimos nosso objetivo. Agora é esperar o resultado na segunda-feira”, disse Estevão Gomes. Cada boto tem duas horas para se apresentar, mas o Rosa usou menos que isso, uma hora e 46 minutos.
Após a limpeza do Lago dos Botos, iniciou o aquecimento oficial do boto Tucuxi, por volta de 00h, de domingo. O Tucuxi defendeu o tema “O encanto da Amazônia”. Depois de apresentar os 17 itens aos jurados, o Tucuxi encerrou sua participação no Sairé deste ano, por volta de 02h30, de domingo, 20.
O Tucuxi abusou das cores e levou mais de 700 brincantes para o Sairódromo. De início, mostrou a encenação de um ritual de iniciação indígena. As alegorias eram gigantescas. Uma enorme barca apresentou o símbolo do Divino Espírito Santo. De dentro da alegoria saiu a Rainha do Sairé, Ana Lucila. A cena lembrou o rito religioso da festa, quando a Saraipora carrega o arco da Santíssima Trindade, que é o símbolo máximo da festividade.
De outra alegoria gigante, uma arara azul, surgiu a Rainha do Artesanato, Alana Santos. Ela representou a índia Mani. Diz a lenda que uma índia branca deu a vida para matar a fome do povo da Amazônia. A criatividade dos artistas foi grande. O Boto Animal, Hermes Caldeira, surgiu no lago dos botos em uma lua. A Cabocla Borari Daniela Tapajós apareceu em cima de um boto cinza gigante, acompanhada de dois botos pequenos.
O boto Homem Encantador, Alex Oliveira, chegou em um muiraquitã que estava pendurado no pescoço de uma alegoria diferente: metade homem e metade boto, uma apologia ao momento em que o animal se transforma em humano para seduzir a cabocla mais bonita da Vila de Alter do Chão. Sob muitos aplausos, o Tucuxi encerrou a apresentação usando uma hora e 53 minutos do tempo total.
As apresentação dos botos Cor de Rosa e Tucuxi simbolizaram o lado profano da maior manifestação cultural do Estado do Pará. Três jurados avaliaram 17 itens, atribuindo notas de 7 a 10. Os itens são: Apresentador, Cantador, Rainha do Sairé, Cabocla Borari, Curandeiro, Rainha do Artesanato, Boto Homem Encantador, Boto Animal Evolução, Rainha do Lago Verde, Carimbó, Organização do conjunto folclórico, Alegorias, Letra e Música, Ritual, Torcida. O quesito Sedução entrou pela primeira vez como item de avaliação.
Na tarde desta segunda-feira, 21, os envelopes contendo as notas dos jurados serão abertos e as torcidas vão conhecer o boto vencedor. Atualmente, o Cor de Rosa é detentor de nove títulos, contra sete do boto Tucuxi. Após a apresentação, o público prestigiou o show da Banda Eva.
Para este ano, uma estrutura para cerca de 6 mil pessoas foi montada no Sairódromo. Porém, na noite de sábado, 19, minutos antes do show da Banda Aviões do Forró, após muita confusão por falta de vaga dentro do local do evento, o Sairódromo teve os portões arrombados. Dezenas de pessoas entraram sem pagar ingresso.
Segundo os órgãos de segurança, mesmo a capacidade do Sairódromo tendo sido liberada para 6 mil pessoas, na noite de sábado, 19, mais de 10 mil pessoas estiveram no local, prestigiando as apresentações dos dois botos.
Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Encanto e sedução marcam Sairé de Alter do Chão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *