Audiência Pública em Santarém debate o ensino médio no Pará

Deputados que participaram da audiência pública da Alepa em Santarém
Deputados que participaram da audiência pública da Alepa em Santarém

Uma audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira, 23, no auditório do Campus Rondon, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na Avenida Marechal Rondon, no bairro do Caranazal, em Santarém, debateu a reforma e os diversos questionamentos sobre a qualidade do ensino médio, no Estado do Pará.
A audiência foi promovida pela Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), através da Comissão de Estudo para Reforma do Ensino Médio.
A audiência foi ministrada pela presidente da comissão, deputada Cilene Couto (PSDB), contando ainda com a presença dos deputados Soldado Tércio (Pros), Airton Faleiro (PT), Coronel Neil (PSD), Dirceu Ten Caten (PT) e Eduardo Costa (PTB).
A reunião contou com as informações e análises da secretária adjunta da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ana Claudia Hage; da reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro; a coordenadora do campus da Universidade do Estado do Pará (UEPA), além da professora e doutora Edna Ferreira Coelho Galvão.
A deputada Cilene Couto reforçou que expediu convites para os outros 11 prefeitos da região do Baixo Amazonas, assim como para os coordenadores das Unidades Regionais de Ensino: 5ª URE-Santarém, 6ª URE – Monte Alegre e 7ª URE – Óbidos, e ainda aos presidentes de todas as Câmaras Municipais.
A deputada informou que a Comissão fez um relatório minucioso sobre a realidade da educação em cada uma das regiões e debateu o Plano Estadual de Educação. O deputado Dirceu Ten Caten, relator da comissão, declarou que a precariedade da educação necessita ser combatida. “O Poder Legislativo Estadual precisa analisar o real estado do ensino médio, identificando problemas e propondo soluções sem se preocupar em apontar culpados”, considerou o parlamentar.
Ele adiantou que o próximo encontro vai ser na Cidade de Marabá, sudeste do Pará. “Finalizamos a audiência pública em Santarém, com mais de 5 horas de debate construtivo. A comissão de estudos avançou no seu trabalho. Próxima audiência será em Marabá”, reforçou o deputado Dirceu.
A presença da comissão estadual de educação da Alepa repercutiu na Câmara Municipal de Santarém, na manhã desta quarta-feira. A vereadora Ivete Bastos (PT) na tribuna se referiu à comissão de educação da Alepa, que se encontra em Santarém para uma audiência pública que tem como objetivo coletar dados e propostas para melhorias no Ensino Médio no Estado.
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *